Graduação em Tecnologia em Bioprocessos e Biotecnologia
ModalidadeA graduação em Tecnologia em Bioprocessos e Biotecnologia é presencial.
DuraçãoO curso possui uma carga horária total de 3240 horas.
Certificado oficialOs alunos recebem o título de Bacharel em Tecnologia em Bioprocessos e Biotecnologia.
ConsideraçõesA UTP - Universidade Tuiuti do Paraná oferece ao aluno uma formação científico-tecnológica para que desenvolva aptidões para pesquisar, desenvolver e administrar estudos nos campos relativos a células tronco, genômica e bioinformática, por exemplo.
Amplamente, o aluno aprenderá a manipular material biológico como microorganismos, plantas e animais com objetivos industriais.
Esses estudos posteriormente poderão ser de utilidade das áreas agroindustriais, de saúde, farmacêutica, alimentar, entre outras.
Dirigido aEstudantes interessados na graduação.
Área de atuaçãoA área de atuação consiste em desenvolvimento e pesquisa, controle de qualidade, prestação de serviços em biotecnologia em laboratórios, universidades, indústrias.
Graduação em Tecnologia em Bioprocessos e Biotecnologia
ObjectivosO curso de Tecnologia em Bioprocessos e Biotecnologia forma o profissional para atuar nas áreas de desenvolvimento de tecnologias dos processos biotecnológicos, como células tronco, genômica e bioinformática, com aplicação na agroindústria, saúde, indústria farmacêutica e de alimentos, entre outras. A Biotecnologia é um processo tecnológico que permite a utilização de material biológico (microorganismos, plantas e animais) para fins industriais. Em função do crescente surgimento de mercado de trabalho na área de Biotecnologia, é possível a atuação dos profissionais em diferentes setores produtivos. O desenvolvimento e o destaque ganhos pelas atividades e pesquisas na área da biotecnologia não só revigoraram campos de interesse e de trabalho para biotecnólogos, como abriram novas frentes profissionais.
TitulaçãoGraduação em Tecnologia em Bioprocessos e Biotecnologia
ConteúdoCampo de Atuação
O Biotecnólogo reconhece como áreas naturais de incumbência o trabalho com organismos ou partes deles, como tecidos, células, estruturas celulares, biomoléculas, biossegurança e transgênicos. Isso inclui o desenvolvimento de processos condizentes com a elaboração e a obtenção de produtos de interesse para as seguintes áreas: biomédica (vacinas, novos métodos de diagnóstico); indústria farmacêutica (desenvolvimento de biofármacos); agroindústria (melhoramento da produção pecuária, desenvolvimento de bioinseticidas e sementes); indústria alimentícia (processos de produção em que se utilizam bactérias, fungos, enzimas), e meio ambiente (a utilização de agentes biológicos para o controle e saneamento ambiental, tratamento de efluentes). Bioinformática (banco de dados biológicos) e nanobiotecnologia são áreas novas quase inexploradas e com grande potencial biotecnológico. Novos mercados surgem à medida que a tecnologia avança, como apoio a advogados na elaboração e análise de legislação de patentes. Há ainda o setor de novos materiais, como enzimas, biopolímeros, plásticos biodegradáveis, biodiesel e outras matrizes energéticas.
Esse foi um ótimo curso.
Obrigadão a cada profissional.
Naiara Valente
Graduação em Tecnologia em Bioprocessos e Biotecnologia - Enero 2012