ModalidadeO curso pertence à modalidade presencial.
DuraçãoConta com uma carga horária de 3.000 horas.
Certificado oficialA instituição emite diploma oficial.
ConsideraçõesO Curso de Serviço Social da UNIFIA oferece ao profissional formado conhecimentos específcos para exercer as atribuições profissionais de acordo com a LOAS – Lei Orgânica da Assistência Social.
Além disso, a UNIFIA prepara o profissional para entender o SUAS – Sistema Único da Assistência Social. O curso tem como objetivo formar um assistente social com uma visão crítica da realidade – condição fundamental para o sucesso no exercício profissional.
O profissional será preparado ainda para uma intervenção profissional comprometida com a defesa e proteção dos direitos para, assim, contribuir com a transformação da realidade social dos usuários.
São oferecidas habilidades na área de teoria e a prática para desenvolver a competência para enfrentar as demandas atuais do mercado de trabalho.
Dirigido aInteressados em trabalhar na área de Assistência Social.
Área de atuaçãoPoder Público, Terceiro Setor – contemplando organizações não-governamentais, entidades filantrópicas e também as empresas privadas.
Pode atuar ainda nas áreas da assistência, da educação, da saúde, do judiciário, etc.
Há ainda, um mercado crescente de consultoria e assessoria que convoca cada vez mais os profissionais da área.
Por último pode seguir a carreira acadêmica, que com certeza convida-o a engajar-se no ramo de ensino e pesquisa.
ObjectivosO Assistente Social trabalha com as diferenciadas expressões da chamada Questão Social, tais como o desemprego, a violência de modo geral, e quaisquer outras mazelas sociais que impactem o cotidiano da população em seus direitos. É o único profissional que trabalha para efetivar e articular a proteção e defesa do conjunto dos direitos do homem. Em seu cotidiano, pode e deve participar da construção das políticas públicas na participação dos Conselhos Municipais. Nesse espaço, elabora e monitora a execução das mesmas (políticas públicas) nos municípios. Sua ação profissional ocorre tanto no Poder Público quanto no Terceiro Setor - em organizações não-governamentais ou filantrópicas - e, em empresas privadas. Em qualquer desses espaços, pode criar, acompanhar, analisar e/ou fortalecer ações que favoreçam a cidadania dos usuários. Trabalha em projetos diretos (ou não) de atendimento construindo ciência acerca das informações e direitos das populações. Realiza referenciamento e contra-referenciamento, encaminhando e acompanhando seus usuários aos serviços que se façam necessários de acordo com cada situação, onde se aplique a defesa dos direitos. É um profissional fundamental na rede serviços socioassistenciais por construir em sua formação acadêmica a instrumentalização acerca da defesa dos direitos do cidadão. Desse modo, contribui para qualificar as condições de vida da população, tendo como objetivo, através da assistência a proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e a velhice, ou seja, de toda a população usuária.
ConteúdoMercado de Trabalho: A profissão do assistente social ganha forte projeção na contemporaneidade. Nota-se que a demanda por esse profissional torna-se obrigatória em alguns contextos, de acordo com a própria legislação da assistência. Além desse fato, a própria formação realizada legitima este profissional a atuar em diversas áreas: o Poder Público, o Terceiro Setor – contemplando assim, as organizações não-governamentais, entidades filantrópicas e também as empresas privadas. Desse modo, possui um amplo leque de atuação, pode-se citar como exemplos as áreas da assistência, da educação, da saúde, do judiciário, etc. Há ainda, um mercado crescente de consultoria e assessoria que convoca cada vez mais os profissionais da área. Existe também outra possibilidade de exercício profissional para o assistente social: a carreira acadêmica, que com certeza convida-o a engajar-se no ramo de ensino e pesquisa.
São diferenciais do Curso de Serviço Social do UNIFIA:
* O profissional formado estará apto a exercer as atribuições profissionais especificadas na LOAS – Lei Orgânica da Assistência Social - e terá clareza do SUAS – Sistema Único da Assistência Social. Estará devidamente instrumentalizado para construir uma visão crítica da realidade – condição fundamental para o sucesso no exercício profissional. Será preparado para efetivar intervenção profissional comprometida com a defesa e proteção dos direitos para assim, contribuir com a transformação da realidade social dos usuários. Será formado para consolidar a com habilidade de associar a teoria e a prática para ser competente ao enfrentar as demandas atuais do mercado de trabalho.
Matriz Curricular
(disciplina e carga horária)
Língua Portuguesa 40
Formação Sócio-Histórica do Brasil 40
Introdução ao Serviço Social 80
Sociologia 40
Psicologia 40
Fundamentos Filosóficos do Serviço Social 80
Metodologia da Pesquisa Científica 40
Polítcas Sociais I 80
Sociologia II 40
Estatística 40
Direitos Humanos e Proteção Social 40
Fundamentos Filosóficos do Serviço Social II 40
Antropologia 40
Fundamentos Históricos, Teoria e Metodologia do Serviço Social 40
Empreendedorismo e Responsabilidade Social 40
Polítcas Sociais II 40
Antropologia II 40
Fundamentos Históricos, Teoria e Metodologia do Serviço Social II 80
Psicologia aplicada 40
Cidadania e Movimentos Sociais 40
Gestão social I 40
Teoria Política 80
Ética e Serviço Social 40
Pesquisa em Serviço Social 40
Fundamentos Históricos, Teoria e Metodologia do Serviço Social III 80
Política Social III 40
Direito e Legislação Social 80
Gestão Social II 40
Relações de Gêneros, Etnias e Serviço Social 40
Instrumentos, Técnicas e Estratégica em Serviço Social 40
Instrumentos, Técnicas e Estratégica em Serviço Social II 80
Direito e Legislação Social II 80
Pesquisa em Serviço Social II 40
Economia Política 40
Política e Seguridade Social 40
Política Social IV 40
Gestão Social III 40
Diagnóstico Social Especial 40
Gestão Social IV 80
Política Social V 80
Política e Seguridade Social II 80
Reprodução Social e trabalho 40
Serviço Social na Contemporaneidade 40
Tecnologia e Sociedade 80
Serviço Social e Realidade Regional 40
Política e Seguridade Social III 40
Política Social VI 40