ConsideraçõesO curso de Graduação em Serviço Social, ofertado pela UniÍtalo, está entre os melhores da região. O projeto pedagógico do curso está direcionado para proporcionar uma formação crítica da realidade social.
Área de atuaçãoA maioria das oportunidades desta área estão no setor público. Mas também há outras alternativas como sindicatos, escolas, creches, ONGs e cooperativas.
ObjectivosO Projeto Pedagógico do Curso de Serviço Social da Uniítalo atende às exigências das Diretrizes Curriculares para a formação do profissional que atuará profissionalmente no Serviço Social, seguem o Parecer nº. 492/2001 do Conselho Federal de Educação e as Diretrizes da Resolução 1363/2001, homologado em 25 de Janeiro de 2002. Esta proposta segue duas metas estabelecidas na resolução CNE/CES 15 de 13 de março de 2002 que são: · A compreensão do significado social da profissional e de seu desenvolvimento sócio-histórico, nos cenários internacional e nacional, desvelando as possibilidades de ação contidas na realidade. · Orientar a população na identificação de recursos para atendimento e defesa de seus direitos. Que em nosso entender seu conteúdo deve articular com a finalidade de assegurar, ao futuro profissional e pesquisador, uma formação que seja academicamente relevante e, por isso, idêntica nos seus delineamentos fundamentais. O que se pretende é a formação de um profissional com capacidade de interpretar a realidade , possuidor de uma bagagem humanística e técnica suficientemente ampla para dialogar com a sociedade, ensinando-os a problematizar, criticar e identificando as demandas presentes, visando formular respostas para as questões sociais. Nesse sentido a articulação teórica segue essa noção encontrada nesta discussão que dará ao profissional uma visão interdisciplinar que lhe permite atuar no interior de organizações populares, industriais, comunitárias e prestadoras de serviço, visando ao aperfeiçoamento e aprimoramento humano na construção de relações sociais que conduzam a uma sociedade mais justa. Está apto a pesquisar, diagnosticar, propor planos e programas de ação pertinentes às ações de assistência social nas organizações e administrar unidades de serviço social. Através das matérias humanas como Sociologia que nos ajudará a fomentar a produção de conhecimentos históricos das políticas, frente aos direitos sociais,Filosofia essa disciplina visa estabelecer suporte teórico para a reflexão sobre os fundamentos históricos e metodológicos, tem por centralidade a articulação entre a área e o conhecimento e Psicologia sua atuação nos ajudará a compreender as questões sociais e sua relação com a qualidade de vida da população, e também outros fundamentos teóricos metodológicos do serviço social.
ConteúdoORGANIZAÇÃO DO CURSO:
O Currículo do Curso de Licenciatura em Serviço Social da UniÍtalo compreende Disciplinas especificas e Disciplinas Auxiliares, da área das Ciências Humanas e da área Profissionais.
As disciplinas da área específica da Formação profissional procuram seguir as orientações da nova LDB, das Diretrizes Curriculares para os Cursos de Bacharelado e das Diretrizes propostas para os Cursos de Graduação em Serviço Social elaboradas pelo Conselho Nacional de Educação. O elenco de disciplinas Humanas compreende as disciplinas de nível introdutório, as de recomendação do Conselho Nacional de Educação e a nosso ver, fundamentais para a formação básica do graduado. A disciplina Metodologia da Pesquisa Científica e Filosófica tem um propósito instrumental que merece destaque. Através dela pretende-se oferecer aos(às) alunos(as) as condições necessárias para o seu bom desempenho na elaboração de trabalhos acadêmicos, na análise e na produção de textos filosóficos.
O elenco de disciplinas auxiliares pretende assegurar ao Curso uma maior flexibilidade, visando atender à necessidade constante de atualização dos temas ministrados, ao aperfeiçoamento metodológico e ao aprofundamento de certas questões da vida humana. Além disso, elas procurarão abordar áreas de extrema relevância na atualidade, tais como: a política, a antropologia, a psicologia, a bioética e a linguagem.
Dentro do espírito da atual LDB e da Resolução CNE/CES 492/2001, deverão ser computadas, para fins de composição de carga horária das denominadas atividades acadêmico-científico-culturais, participação comprovada em encontros e semanas de Cursos dentro e fora do Centro Universitário Ítalo Brasileiro, freqüência a mini-cursos e outras atividades culturais e acadêmicas comprovadas.
DISCIPLINAS da Graduação em Serviço Social
1º Série:
Língua Portuguesa I 88 (h/a)
Introdução à Pesquisa Científica 66 (h/a)
Sociologia I 88 (h/a)
Psicologia Geral 88 (h/a)
Antropologia Social 88 (h/a)
2º Série:
Estatística 88 (h/a)
Sociologia II 88 (h/a)
Psicologia Social 88 (h/a)
Filosofia da Educação 88 (h/a)
Política Pública e Social I 88 (h/a)
3º Série:
Política Social do Brasil 88 (h/a)
Administração Pública 88 (h/a)
Administração e Gestão de Serviços Sociais 88 (h/a)
Ótimo, eu recomendo
Recomendo este curso a todos que querem uma carreira garantida.
Moniky Sampaio
Graduação em Serviço Social - Agosto 2011
O curso de Serviço Social é bom.
Kelly Freitas
Graduação em Serviço Social - Junio 2011