Graduação em Pedagogia - Licenciatura - Polo Salvador ASAF
ModalidadeEsta Graduação é presencial.
DuraçãoO curso pode ser realizado em 07 semestres.
Certificado oficialOs alunos receberão o t´titulo de Licenciatura em Pedagogia.
ConsideraçõesO curso de Licenciatura em Pedagogia tem como objetivo formar profissionais para atuarem como mediadores no processo de ensino-aprendizagem. Também fornece conhecimentos na área de serviços e apoio escolar bem como outras áreas em que estejam previstos conhecimentos pedagógicos.
Dirigido aEstudantes que desejem ingressar no mercado profissional de Pedagogia.
Área de atuaçãoEscolas, creches e demais instituições relacionadas a área de educação.
Graduação em Pedagogia - Licenciatura - Polo Salvador ASAF
ObjectivosOBJETIVOS GERAIS
- Os objetivos gerais do Curso de Licenciatura de Pedagogia encaminhará os alunos a trilhar sobre três focos básicos: a formação do docente por meio das tecnologias da comunicação, da sólida formação geral e formação específica das habilitações oferecidas pelo Curso de Licenciatura de Pedagogia.
- Formar o professor para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, por meio dos conhecimentos científicos elaborados para tal fim, possibilitando a construção autônoma do conhecimento e/ou aprendizagem, por meio das tecnologias da informação e da comunicação e, ainda, aprender a criar projetos pedagógicos utilizando essas tecnologias.
- Propiciar a reflexão dos fundamentos científicos e tecnológicos da educação geral, dos fundamentos humanos e sociais de forma a desvendar a intencionalidade política e econômica que demandou a produção desses conhecimentos.
- Conduzir os alunos aos necessários estudos específicos de formação, a fim de habilitar os acadêmicos do Curso de Licenciatura de Pedagogia a trabalhar com a Educação Infantil, anos inicias do Ensino Fundamental e docência em matérias do curso médio/Normal, propiciando a compreensão das teorias e metodologias concernentes, diante das exigências do mercado de trabalho, suas demandas, limites e possibilidades, bem como as competências profissionais que, no nível superior, devem ser desenvolvidas de forma articulada com a formação da cidadania.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Reconhecer o estudo dos clássicos como possibilidade de recuperar a história humana na sua luta para responder suas necessidades materiais e espirituais, assim como de toda a produção cultural como elementos contributivos à compreensão das raízes de um povo e, portanto, da afirmação de seus valores genuínos e fundamentais.
- Propiciar aos acadêmicos o domínio do conjunto de conhecimentos, métodos e técnicas científicos, assegurando o domínio científico e profissional do campo específico do magistério na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, criticamente trabalhados.
- Ampliar os níveis de consciência cultural por meio de uma formação que não só privilegie o acesso e decodificação aos elementos da cultura – as linguagens literárias, visuais, musicais, cênicas, fílmicas, mas as ciências e suas tecnologias, o pensamento filosófico, os sistemas de mídia, o folclore; enfim, o que os homens produziram no decurso das civilizações, compreendendo as raízes dos povos, portanto, à afirmação de seus valores fundamentais.
- Discutir os significados, a história, os dilemas e as implicações político-jurídicas da identidade e da diversidade cultural, assim como sua relevância e suas aplicações ao contexto brasileiro.
- Compreender as implicações da diversidade na educação por meio do estudo das diferenças de natureza ambiental-ecológica, gênero, família, sexual, étnico-raciais, faixas geracionais, econômicas e culturais.
- Analisar as políticas públicas destinadas à Educação Infantil e ao Ensino Fundamental: Parâmetros Curriculares e normatizações gerais referentes ao funcionamento dessas etapas educacionais, assim como os determinantes históricos que impulsionam o financiamento da educação básica.
- Compreender os modos de ensinar diferentes linguagens, Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia, Artes, Educação Física de forma adequada às crianças da Educação Infantil e às dos anos iniciais do Ensino Fundamental.
- Compreender a produção da escola pública contemporânea sob os aspectos políticos, curriculares, didáticos, metodológicos, avaliativos e fundamentos teóricos que respaldaram seu funcionamento dos primórdios aos dias atuais.
- Apreender a necessidade de superação da atual organização escolar em busca de uma escola que acerte o passo com a tecnologia atual, de modo a compreender o currículo que privilegie os conhecimentos sistematizados e historicizados a serem desenvolvidos em contextos escolares e não-escolares.
- Compreender as raízes da gestão educacional básica brasileira por meio de seus fundamentos clássicos e contemporâneos.
- Refletir sobre a “reordenação” da gestão educacional como problema central da política de educação brasileira dos anos de 1990.
- Vivenciar a correspondência entre teoria e prática nas atividades de estágio na Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, nas mais diferentes áreas desses campos de formação.
ConteúdoCARACTERIZAÇÃO
O Parecer CNE/CP nº 03/2006 e a Resolução CNE/CP Nº 1/ 2006 orientam que o curso de Licenciatura em Pedagogia destina-se à formação de professores para exercer funções de magistério na Educação Infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental, nos cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal, de Educação Profissional na área de serviços e apoio escolar e em outras áreas em que estejam previstos conhecimentos pedagógicos.
Essas novas orientações alteraram o perfil do curso de Pedagogia, imprimindo-lhe uma identidade única nacionalmente, criando novos referenciais para o Pedagogo que se vê diante da necessidade de conhecer novos instrumentos conceituais para pensar a realidade das práticas humanas.
O Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-UNIDERP, em resposta à necessidade de formar profissionais à altura das necessidades sociais deste momento, se propõe a compreender os determinantes históricos que impulsionam as diferentes organizações do mundo do trabalho e os fatores que determinam a educação. Para tanto, a preocupação foi refletir sobre a divisão do trabalho, característica da sociedade moderna, contexto em que o excessivo grau de especialização exigido pelos setores produtivos determina a ruptura da visão de mundo processual e de totalidade, que marcou o pensamento dos primeiros cientistas modernos como Adam Smith, John Locke e Descartes. A teoria desses pensadores contribuiu decisivamente para a construção da modernidade, no âmbito da organização econômica da sociedade, da organização política e do pensamento racional.
A compreensão do sentido histórico da vida só é possível quando o conhecimento é discutido em uma perspectiva metodológica que privilegia a sua gênese e o desenvolvimento dentro de um tecido social, no interior do qual a dimensão humana tenha mais relevância que a dimensão dos produtos humanos, de forma que o homem se reconheça naquilo que produziu.
Assim, a opção desta Instituição é priorizar no currículo do curso de Pedagogia os aspectos científicos, históricos, filosóficos e valorativos, objetivando desvelar as leis e regras de funcionamento da sociedade para o acadêmico de forma científica, para que ele possa adentrar o mundo do trabalho com uma visão mais precisa e profunda da complexidade e das contradições desse universo e, especialmente, de suas possibilidades reais.
CONCEPÇÃO GERAL:
As Diretrizes Curriculares para o desenvolvimento deste curso são instituídas pela Resolução CNE/CP nº 1/2006, e em seu art. 2º parágrafo 1º, conceitua a docência como ação educativa e processo pedagógico metódico e intencional, construído em relações sociais, étnico-raciais e produtivas, as quais influenciam conceitos, princípios, objetivos da Pedagogia, desenvolvendo-se na articulação entre conhecimentos científicos e culturais, valores étnicos e estéticos inerentes a processos de aprendizagem, de socialização e de construção do conhecimento, no âmbito do diálogo entre diferentes visões de mundo.
Dessa forma, os conteúdos trabalhados serão vistos dentro do movimento da sociedade capitalista, de forma a apreender os determinantes sociais, políticos e econômicos que o engendraram. Entende-se que qualquer singularidade a ser estudada contém em si a universalidade e a compreensão desta universalidade deve ser alcançada pelo professor que pretende contextualizar o conhecimento. Em última instância, a universalidade é dada pela teia de relações sociais – no caso da modernidade, relações capitalistas de produção – em cujo interior o conhecimento foi produzido. Qualquer singularidade a ser estudada, quer seja um fato social, como a depredação do meio ambiente, quer seja uma obra literária, requer a compreensão de que essa singularidade traz em si as contradições do seu tempo histórico, isto é, da totalidade do capitalismo.
PERFIL DO PEDAGOGO
- A formação teórico-prática no Curso de Pedagogia possibilitará ao docente:
- dominar, além dos conhecimentos da sua área, as epistemologias que deverão fundamentar o seu fazer pedagógico;
- planejar, executar, coordenar, acompanhar e avaliar as atividades educacionais escolares, inclusive participando da gestão das instituições por meio dessas atividades;
- planejar, executar, coordenar, acompanhar e avaliar as atividades educacionais não-escolares, participando da gestão de instituições por meio dessas atividades;
- compreender, cuidar e educar crianças de zero a cinco anos, de forma a contribuir para o seu desenvolvimento nas dimensões, entre outras, física, psicológica, intelectual e social;
- contribuir para o desenvolvimento e para a aprendizagem de crianças do Ensino Fundamental, assim como daquelas pessoas que não tiveram oportunidade de escolarização na idade própria;
- trabalhar em espaços escolares e não-escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo;
- reconhecer e respeitar as manifestações e necessidades físicas, cognitivas, emocionais, afetivas dos educandos nas suas relações individuais e coletivas;
- privilegiar a prática pedagógica que priorizará a recuperação das raízes do conhecimento especializado, não o percebendo cristalizado, descolado das condições e das práticas de trabalho que o gerou de forma a mostrar seu caráter provisório e passível de novas incorporações ou mesmo de superação;
- relacionar as linguagens dos meios de comunicação à educação, nos processos didático-pedagógicos, demonstrando domínio das tecnologias de informação e comunicação adequadas ao desenvolvimento de aprendizagens significativas;
- promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade;
- identificar problemas socioculturais e educacionais com postura investigativa, integrativa, propositiva em face de realidades complexas, com vistas a contribuir para a superação de exclusões sociais, étnico-raciais, econômicas, culturais, religiosas, políticas e outras;
- trabalhar de forma cooperativa, estabelecendo diálogo entre a área educacional e demais áreas do conhecimento;
- desenvolver atividades que envolvem pesquisas teórico-metodológicas e que explicam a realidade sociocultural dos alunos, assim como as teorias que orientam os processos de ensinar e aprender nos diferentes meios ambiental-ecológicos, sobre currículo e diferentes formas de organização do trabalho escolar;
- desenvolver nos alunos uma postura investigativa, indagadora, diante das situações práticas da vida e iniciá-los em uma abordagem mais sistemática do conhecimento;
- vivenciar o rigor teórico e mostrar disciplina ao desenvolver o planejamento de suas aulas, proporcionando ao aluno vontade e determinação para caminhar nas sendas do conhecimento;
- planejar e ministrar aulas dinâmicas porque o aluno, sob sua direção, estará sempre se apropriando de um conjunto de dados, informações que, por meio de um método, de procedimentos e de recursos, adquirirá conhecimentos e competências.
Áreas de atuação profissional:
- Docência na Educação Infantil.
- Docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental.
- Docência cursos de Ensino Médio, na modalidade Normal.
- Participação e apoio na organização e gestão de sistemas e unidades de ensino, em ambientes escolares e não-escolares; elaboração de projetos pedagógicos, planejamento, execução e avaliação de programas e na produção e difusão do conhecimento, em diversas áreas da educação, tendo a docência como base obrigatória de sua formação e identidade profissional.
O CURRÍCULO
O currículo do Curso de Licenciatura em Pedagogia do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-UNIDERP está proposto para a formação do magistério da Educação Infantil e anos iniciais do Ensino Fundamental, oferecido na modalidade de curso a distância e didaticamente organizado por módulos independentes e integrados. Tem como principal finalidade formar um educador comprometido em mediar a cultura significativa, propiciando às crianças um desenvolvimento humano, cultural, científico e tecnológico, compassado com a vida contemporânea.
Para tanto, o currículo está estruturado sob a orientação de quatro eixos que conduzem seus respectivos módulos e sob a orientação desses módulos foram pensadas as grandes unidades temáticas que abarcam as antigas disciplinas, porém, possibilitando que os conteúdos afins sejam trabalhados dentro de uma formulação teórico-prática, tendo como referência as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia, para a formação do educador da Educação Infantil e dos anos iniciais e formação para ministrar aulas no Curso Normal/Médio.
CONTEÚDO CURRICULAR PARA INGRESSANTE A PARTIR DE 2010 / 1° semestre (EAD):
- Educação e Diversidade
- Estrutura e Organização da Educação Brasileira
- Leitura e Produção de Textos
- Tecnologias Aplicadas à Educação
- Desenvolvimento Pessoal e Profissional
- Psicologia da Educação
- Fundamentos Filosóficos da Educação
- Didática
- Língua Brasileira de Sinais
- Responsabilidade Social e Meio Ambiente
- História da Educação e da Pedagogia
- Didática e Práticas de Ensino
- Psicologia da Aprendizagem
- Práticas Pedagógicas I
- Direito e Legislação
- Práticas Pedagógicas II
- Organização e Metodologia da Educação Infantil
- Letramento e Alfabetização
- Fundamentos Sociológicos da Educação
- Educação Lúdica
- Estágio Supervisionado - Educação Infantil
- Organização e Metodologia do Ensino Fundamental
- Fundamentos e Metodologia de Língua Portuguesa
- Fundamentos e Metodologia de História e Geografia
- Práticas Pedagógicas III
- Literatura Infantil
- Estágio Supervisionado - Ensino Fundamental I
- Arte, Criatividade e Recreação
- Educação de Jovens e Adultos
- Fundamentos e Metodologia de Matemática
- Competências Profissionais
- Projeto de Extensão a Comunidade
- Trabalho de Conclusão de Curso I
- Estágio Supervisionado - Ensino Fundamental II
- Educação Profissional e Educação em Ambientes Não Escolares
- Fundamentos e Metodologia de Ciências
- Fundamentos da Gestão em Educação
- Educação Especial
- Políticas Educacionais
- Trabalho de Conclusão de Curso II
- Estágio Supervisionado - Gestão e Espaços Não Escolares
Coordenador do Curso: Profa. Ma Geise Cristina L. Ricardi
Duração do Curso: 7 semestres
Turnos: Noturno e Noturno/Vespertino
Este curso está disponível nas cidades: Feira de Santana, Lauro de Freitas, Salvador- Polo ASAF e Salvador- Polo UNESI.