O musicoterapeuta usa instrumentos musicais, cantos e ruídos para tratar de vários tipos de pacientes: portadores de distúrbios da fala e da audição, deficientes físicos e mentais, estudantes com problemas de aprendizagem e dependentes de drogas. Além disso, a musicoterapia também promove a reintegração social de menores infratores e desenvolve potenciais criativos na área preventiva. Assim, o musicoterapeuta tem várias opções de trabalho: clínicas e hospitais, escolas especiais, consultório próprio, empresas, asilos e creches, assistência a idosos e gestantes, entre outras.
Referência no mercado:
O curso de Musicoterapia da FMU oferece completa infra-estrutura e experientes professores, sendo reconhecido pelo MEC com avaliação excelente.
Programa inovador:
O programa do curso é dividido em três campos: o científico, com disciplinas das áreas Social e Biomédica (como Antropologia e Psicologia); o artístico, com disciplinas como Percepção Musical e Expressão Vocal) e o científico-artístico, com disciplinas como Expressão Artística em Musicoterapia. Dessa maneira, o estudante é estimulado a associar o conhecimento científico com o uso dos sons e com práticas sociais.
Foco no equilícrio por meio dos sons:
O curso forma bacharéis que pesquisam a relação do ser humano com os sons. Assim, eles podem aplicar métodos terapêuticos para que os pacientes reencontrem seu equilíbrio físico, psicológico e social.
A profissão na prática:
Os estudantes de Musicoterapia têm a oportunidade de aplicar na prática o que aprenderam em sala de aula fazendo estágios supervisionados pelos professores da FMU. Para isso, a Faculdade mantém uma clínica e um laboratório de Musicoterapia, onde são realizados tratamentos grupais e individuais de pacientes, prestando um importante serviço à comunidade.
Ato Autorizativo: Portaria nº 3.133, de 13 de setembro de 2005, publicada no DOU – N° 177 – Seção I – 14/09/2005 – P. 38.
Valores válidos apenas para os calouros e com o pagamento até o dia 5 de cada mês, e sujeitos a alterações. O(s) valor(es) acima sobrepõem outros valores anteriormente divulgados nos demais meios de comunicação.