Análise do educedu
Graduação em Fotografia
O bacharelado em Fotografia das Faculdades Integradas Barros Melo (Aeso) é o primeiro da área no Norte/Nordeste e o segundo no Brasil. Mais do que simplesmente ensinar sobre técnicas e estéticas fotográficas, o estudante terá uma formação mais completa no que diz respeito aos usos dos dispositivos da câmera e às técnicas de estúdio, iluminação, laboratório e controle de luz. Há reflexões sistematizadas sobre imagem, em disciplinas como Teorias da Imagem, Análise da Imagem, Antropologia Visual e Filosofia da Imagem Fotográfica.
Já no começo do curso, o estudante se familiariza com o fazer fotográfico tanto analógico quanto digital. Ao longo do curso, encontra também laboratórios de revelação e disciplinas sobre tratamento de imagem, multimídia e fotografia. A interdisciplinaridade do curso alcança todas as ramificações da fotografia, como de moda, de arquitetura, industrial e documental. O curso é também um espaço para reflexão, então contempla também as áreas de pesquisa em fotografia.
O resultado do trabalho da Barros Melo pode ser conferido nos inúmeros prêmios que a instituição e os alunos ganharam até agora: primeiro lugar no concurso do Catálogo de Fotografias da Fundarpe 2007, segundo lugar no Prêmio Nordeste Vigilância de Fotografia em Cultura Popular. Além de primeiro lugar e menção honrosa na categoria Fotografia Jornalística – Categoria Estudante no Prêmio Cristina Tavares de Jornalismo 2008 e primeiro lugar na Maratona de Fotografia da 2ª Semana de Fotografia do Recife, em 2008. Alguns trabalhos também foram publicados em livros, é o caso dos alunos Renato Spencer, Guga Matos, Cláudia Jacobovitz, Osmário Marques e Vinícius Meirelles, que foram selecionados pela comissão de fotografia da Prefeitura do Recife para expor no livro Linguagens 2008, coletânea de fotógrafos pernambucanos em destaque.