Certificado oficialAo concluir o curso será outorgado o título de Fonoaudiólogo.
ConsideraçõesO curso de Fonoaudiologia promovido pela Universidade Potiguar forma bacharéis em Fonoaudiologia comprometido com a ética e habilitados para prevenir e tratar os distúrbios da comunicação nos setores de voz, linguagem escrita e oral, audição, motricidade oral e da fala.
Os profissionais estão capacitados também a realizarem pesquisas científicas com compromisso ético e social. O curso conta com um centro Integrado de Saúde, Laboratórios e Hospital Simulado, visando oferecer uma formação mais sólida e completa.
Dirigido aPoderão realizar o curso alunos que concluíram o ensino médio.
Área de atuaçãoO campo de atuação do fonoaudiólogo é bastante amplo, englobando as áreas de diagnóstico, prevenção, avaliação e tratamento fonoaudiológico e m clínicas e hospítas da rede pública ou privada.
ObjectivosFormar o cidadão bacharel em Fonoaudiologia comprometido com a ética, capaz de prevenir e tratar os distúrbios da comunicação nas áreas de voz, linguagem, audição, motricidade oral e fala.
Dirigido a· Pessoas portadoras de diploma do ensino médio ou equivalente que apresentem interesse em desenvolver as competências requeridas na área de fonoaudiologia; · Profissionais que realizem serviços na área da saúde, em pacientes portadores de distúrbios da comunicação, interessados em valorizar suas carreiras, desde que comprovem a conclusão do ensino médio; · Pessoas portadoras de diploma de nível superior que queiram agregar conhecimentos da área de fonoaudiologia.
TitulaçãoGraduação em Fonoaudiologia
ConteúdoDiferencial do curso
· Clínica-Escola de Fonoaudiologia, com laboratórios em todas as áreas básicas da fonoaudiologia;
· Prática-Clínica a partir do 2º ano do curso;
· Consultório otorrinolaringológico para atender pacientes da Clínica-Escola de Fonoaudiologia;
· Metodologias integradoras dos conhecimentos científico e prático, facilitadoras da aprendizagem do aluno, como discussão de casos com profissionais das áreas odontológica, médica e educacional.
Funcionamento e estrutura
O curso funciona na Unidade Salgado Filho (integrante do Campus Sede da UnP, em Natal), situada na Av. Salgado Filho, 1610, bairro Lagoa Nova. Sua estrutura comporta salas de aulas climatizadas, Clínica-Escola de Fonoaudiologia contendo salas de atendimento individual para terapia fonoaudiológica, equipamentos de última geração para exames audiológicos, Clínica de Audiologia com cabines acústicas e laboratórios de informática. Conta, também, com sala de professores, salas de direção do curso e de coordenação de Trabalho de Conclusão de Curso, além da Central de Atendimento ao Aluno. Dispõe de recursos audiovisuais, de multimídia e de serviço de apoio psicopedagógico ao aluno. A biblioteca é constituída por um acervo atualizado e base de dados da área da saúde, e oferece serviços de consulta, reserva e renovação de empréstimos via internet. O espaço físico está adaptado para pessoas portadoras de necessidades especiais.
Atividades de pesquisa
Contam com bolsa do Programa de Bolsas de Iniciação Científica – ProBIC/UnP e são concentradas nas áreas de Prevenção dos Distúrbios de Comunicação e Diagnósticos e Estudos Clínicos dos Distúrbios da Comunicação. Professores e discentes publicam os resultados desses trabalhos científicos em periódicos nacionais.
Atividades de extensão
Possibilitam ao aluno atuar como agente de mudança na sociedade. Entre as atividades destacam-se o Projeto Fonoaudiologia na 3ª Idade, dedicando estudos à área do envelhecimento, e o Projeto Fonoaudiologia na Escola.
Mercado de trabalho
Dentre outras áreas, o fonoaudiólogo egresso do curso poderá atuar em:
· Clínicas de reabilitação da comunicação e hospitais, desenvolvendo avaliação, diagnóstico, habilitação e reabilitação dos distúrbios da comunicação humana;
· Consultórios, orientando a prevenção dos distúrbios da comunicação humana;
· Estabelecimentos educacionais do ensino infantil e básico, como escolas e creches, aplicando estudos da linguagem oral e escrita, dos sistemas sensório-motor oral da voz, da audição e dos respectivos métodos clínicos;
· Instituições de saúde pública, realizando políticas e projetos técnico-científicos preventivos na solução de problemas causados pelas deficiências da linguagem oral e escrita, da voz e da audição;
· Indústrias, na emissão de laudos de testes de equipamentos destinados ao auxílio e/ou correção de deficiências da voz, da fala e da audição;
· Instituições de ensino superior, atuando na docência e na pesquisa da influência da linguagem oral e escrita, e dos sistemas sensório-motor oral da voz, da audição e dos respectivos métodos clínicos;
· Organizações de mídia, como emissoras de rádio e televisão, orientando profissionais quanto ao uso correto da fala e à aplicação de técnicas apropriadas ao uso profissional da voz.
A universidade do momento
Na minha opinião é uma universidade diferenciada das outras que conheço.
Valderir Cazuza Peixôto
Graduação em Fonoaudiologia - Agosto 2011