A Fisioterapia ocupa um lugar de destaque entre as profissões da área de saúde. Poucas cresceram tanto nos últimos dez anos, aliando pesquisa e conhecimento científico à evolução tecnológica. Com isso, a Fisioterapia ganhou espaço em empresas, associações esportivas, centros de saúde, clínicas, universidades e ambulatórios. Nos hospitais, o fisioterapeuta é presença obrigatória no atendimento às especialidades clínicas e cirúrgicas. Além disso, também presta serviços de urgência e de terapia intensiva, minimizando complicações decorrentes dos longos períodos de internação.
Referência no mercado:
A fisioterapia está presente em diferentes áreas da saúde, como reumatologia, oncologia, medicina do trabalho, pediatria, neurologia, ortopedia, traumatologia, geriatria, ginecologia e obstetrícia, dentre outras. Por isso, o curso forma profissionais capazes de prevenir e tratar seqüelas causadas por vários tipos de doenças. Para isso, além de um respeitado quadro de professores, a FMU mantém uma completa infra-estrutura. Um bom exemplo é a Clínica de Fisioterapia, com uma piscina adaptada para pacientes com dificuldade de locomoção. Além de promover o tratamento adequado, ela permite que o aluno acompanhe a área interna e externa da piscina, através de visores para observação da área submersa.
Programa inovador:
Para formar fisioterapeutas com uma visão completa de sua profissão, tanto em termos de oportunidades quanto de responsabilidades, o currículo do curso está dividido em três áreas de conhecimento: básica, profissionalizante e prática. O profissional recebe uma formação que vai do conhecimento das funções do organismo até as técnicas de fisioterapia mais específicas. Para isso, o curso oferece conteúdos e metodologias próprias de intervenção, dando ao fisioterapeuta condições para atender, intervir e dar alta aos seus pacientes.
Foco em uma visão abrangente da saúde:
Os fisioterapeutas formados pela FMU desenvolvem habilidades para atuar nas mais diversas áreas da saúde. Para isso, eles aprendem técnicas específicas, utilizando recursos físicos e naturais, de ação isolada ou conjunta, além de recursos manuais. Assim, os futuros profissionais podem escolher os meios terapêuticos mais adequados às três fases de atenção à saúde: prevenção, tratamento e reabilitação.
A profissão na prática:
Além da Clínica de Fisioterapia, a FMU oferece muitos outros recursos para que o futuro fisioterapeuta aplique na prática o conhecimento aprendido em sala de aula: laboratórios de Eletroterapia, avaliação funcional, recursos terapêuticos manuais, laboratório de Eletromiografia de Superfície e Biofeedback, etc.
Áreas de Atuação:
Cardiologia
Desportiva
Enfermaria Hospitalar
Neurologia
Ortopedia e Traumatologia
Pediatria
UTIs Adulto, Pediátrica e Neonatal
Infraestrutura:
Hebraica Associação Brasileira de São Paulo: Fisioterapia Desportiva
Hospital Dom Antônio de Alvarenga
Hospital Infantil Nossa Senhora de Lourdes : Enfermaria – Pediatria
Clínica de Fisioterapia da FMU: Neurologia, Cardiologia, Pediatria, Ortopedia e Traumatologia.
Ato Autorizativo: Portaria nº 775, de 7 de novembro de 2008, publicada no DOU – nº. 218 – Seção I– 10/11/2008 – P. 18.
Valores válidos apenas para os calouros e com o pagamento até o dia 5 de cada mês, e sujeitos a alterações. O(s) valor(es) acima sobrepõem outros valores anteriormente divulgados nos demais meios de comunicação.
Formação: Fisioterapeuta Duração: 8 semestres
Campus e Período
Campus Liberdade - Manhã - Noite
Campus Santo Amaro - Manhã - Noite