Certificado oficialO egresso irá receber título de Bacharel em Fisioterapia.
ConsideraçõesO Centro Universitário de Patos de Minas - Unipam oferece a Graduação em Fisioterapia com a finalidade de formar profissionais capazes de atuar no setor da saúde corporal.
O egresso possuirá uma formação generalista, com capacidades e habilidades para reabilitar lesões, reeducar o movimento, recuperar acidentados, trabalhar com gestantes e idosos, no desenvolvimento de crianças, empregando técnicas como a avaliação Cinesiológica Funcional bem como as condutas eletrofototermoterápicas, manupulação e massoterapia, hidroterapia entre outras funções. O aluno também terá embasamento prático e teórico para desenvolver a gestão administrativa de serviços da área de fisioterapia em geral.
Dirigido aO curso está voltado a estudantes de nível médio que se interessem pela área da saúde.
Área de atuaçãoO mercado de trabalho está em clínicas de reabilitação, hospitais e academias.
ObjectivosA Fisioterapia ocupa hoje lugar de destaque entre as profissões da área de saúde. Poucas tiveram um desenvolvimento tão rápido e significativo nos últimos dez anos. Antes era uma profissão essencialmente voltada para a reabilitação, principalmente nas áreas de ortopedia e neurologia. Hoje é capaz de atuar em todos os níveis de atenção à saúde, desenvolvendo ações de prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde, tanto individual quanto coletiva.
ConteúdoTitulação: Bacharelado
A Fisioterapia ganhou espaço em empresas privadas, associações esportivas, centros de saúde, clínicas particulares, ambulatórios e hospitais.
O Fisioterapeuta tem lugar de destaque entre as profissões da área de saúde, através de uma atuação marcante no aspecto social, atuando em todos os níveis de atenção à saúde: promoção, prevenção, cura e reabilitação. Ainda é considerada uma das profissões mais jovens no Brasil, porém poucas profissões tiveram um desenvolvimento tão rápido e significativo nos últimos dez anos. Por ser frequentemente relacionada à reabilitação, era uma profissão com atuação nos estados mórbidos (doenças) ou suas seqüelas, com vinculação de sua atuação principalmente nas áreas de ortopedia e neurologia. Hoje, o profissional deve estar capacitado para atuar nas mais diferentes áreas de saúde, considerando-se, acima de tudo, profissional da SAÚDE.
O mercado de trabalho
O mercado de trabalho para o fisioterapeuta é, sem dúvida, amplo, tendo em vista alguns fatores relevantes como localidade, especialidade e forma de atuação, entre muitos outros que poderiam ser destacados. Ao observar o aspecto espacial nota-se que determinados locais apresentam maior demanda por esse profissional, no contexto nacional tem-se notado abertura de um grande número de vagas nas cidades circunvizinhas as capitais, um processo natural pelo qual já passaram várias profissões. Outro fenômeno importante a ser considerado é que a formação brasileira permite abrir as portas internacionais, via o processo de globalização e de acordos como o do MERCOSUL tem proporcionado desembarcar em outro país de forma facilitada. Isso não se limita a América do Sul, por exemplo, os Estados Unidos sofrem uma carência de cerca de 50 mil fisioterapeutas.
Muitas pessoas desconhecem as formas de atuação dessa profissão o que torna difícil visualizar a amplitude e diversificação do fisioterapeuta no contexto do mercado de trabalho. Assim, podemos citar algumas formas de atuação:
* Acadêmica - ligado a formação de novos fisioterapeutas, atuando como professor em universidades ou escolas de ensino fundamental e médio;
*Administrativa - ligado a gerência de clínicas, cursos, centros de reabilitação, atuando como diretor, coordenador ou gestor nas instituições;
*Laboratorial ou de Pesquisa - ligado a produção científica da profissão, convalidando recursos, desenvolvendo novos métodos de tratamento, levantando dados da profissão, abordando questões éticas, etc.;
*Consultoria - ligado a prestação de serviços as empresas, como implementação de uma clínica, avaliação ergonômica, implantação de rotinas preventivas;
*Desenvolvimento de equipamentos e produtos de fisioterapia - ligado a indústria onde o fisioterapeuta pode atuar no planejamento e na confecção de artigos usados na área, como órteses, aparelhos de eletroterapia e outros.
Nessa perspectiva pode-se notar que há muito mercado para essa carreira e na maior parte das vezes observa-se esse profissional inserido em mais de uma forma de atuação.
As perspectivas de atuação do fisioterapeuta são bastante amplas, podendo atuar na rede pública ou privada, como em associações esportivas (clubes e academias na prevenção/ tratamento de lesões esportivas), na promoção da Saúde Coletiva (Centros de Saúde, Unidades Básicas de Saúde, Policlínicas Municipais, Vigilância Sanitária, Vigilância Epidemiológica, serviços de atenção especializada como em equipes de cuidados com hansenianos, diabéticos, hipertensos, idosos, grupos de gestantes, creches, asilos, gestão administrativa, programas institucionais, saúde do trabalhador, NASF, etc.), clínicas e consultórios particulares, ambulatórios, centros de reabilitação, hospitais (enfermarias clínicas cirúrgicas, pediátricas, unidades de terapia intensiva adulto e neonatal), na educação (docência, atividades de extensão, pesquisa, supervisão técnica e administrativa, direção e coordenação de cursos), indústrias (produção de equipamentos de uso da fisioterapia, esportes, e na prevenção de doenças ocupacionais), estética, ginecologia e obstetrícia, oncologia, perícia judicial, ergonomia, entre outras áreas e locais.
A Fisioterapia vem, a cada dia, conquistando mais espaços e campos de atuação profissional, recebendo o reconhecimento de outros profissionais da área de saúde e, principalmente, da comunidade em geral, que hoje solicita os seus serviços.
Matriz Curricular:
Linguagem e Comunicação
Anatomia I
Bioquímica
Fundamentos e História da Fisioterapia
Genética
Primeiros Socorros
Projeto Integrador I
Atividades Complementares 1
Cultura e Sociedade
Anatomia II
Biomecânica I
Cinesiologia I
Citologia, Embriologia e Histologia
Movimento e Desenvolvimento Humano
Projeto Integrador II
Atividades Complementares 2
Bases de Métodos e Técnicas de Avaliação
Biomecânica II
Cinesiologia II
Cinesioterapia I
Fisiologia e Biofísica I
Neuroanatomia
Patologia
Projeto Integrador III
Atividades Complementares 3
Bioestatística
Cinesioterapia II
Epidemiologia
Fisiologia e BiofÍsica II
Fisiologia do Exercício
Fisioterapia Geral
Recursos Terapêuticos e Manuais
Projeto Integrador IV
Atividades Complementares 4
Administração, Marketing e Gestão em Fisioterapia
Farmacologia
Fisioterapia Cardiovascular
Fisioterapia Dermatofuncional
Políticas de Saúde
Projeto Integrador V
Tópicos Integradores I
Atividades Complementares 5
Ética e Bioética
Fisioterapia em Pneumologia
Fisioterapia na Saúde da Comunidade
Fisioterapia na Saúde do Trabalhador
Fisioterapia Traumato - Ortopédica e Desportiva
Psicologia
Projeto Integrador VI
Atividades Complementares 6
Fisioterapia na Saúde da Criança e do Adolescente
Fisioterapia na Saúde do Homem e da Mulher
Próteses e Órteses
Estágio Supervisionado I
Projeto Integrador VII
Atividades Complementares 7
Fisioterapia Neurofuncional
Fisioterapia em Reumatologia e na Idoso
Estágio Supervisionado II
Projeto Integrador VIII
Atividades Complementares 8
Tópicos Integradores II
Trabalho de Conclusão de Curso I
Estágio Supervisionado III
Atividades Complementares 9
Trabalho de Conclusão de Curso II
Estágio Supervisionado IV*
Atividades Complementares 10