ModalidadeAs aulas do curso de graduação em Fisioterapia são presenciais.
DuraçãoA informação não está disponível.
Certificado oficialA FIC oferece diploma de fisioterapeuta ao término do curso.
ConsideraçõesA Faculdade Integrada do Ceará é referência em qualidade de ensino no estado.
Através de uma metodologia moderna de ensino, a instituição de ensino prepara os aluno através de excelência do seu processo educacional, através de atividades que envolvam estudo em biblioteca, pesquisa na Internet, aulas práticas, visitas técnicas, palestras e seminários.
O curso de graduação em Fisioterapia visa formar um profissionais comprometidos com a ciência e tecnologia, aptos a enfrentar a complexidade das demandas sociais.
Dirigido aO curso é dirigido à todos os aluno que tenham concluído o Ensino Médio e tenham interesse em atuar na área da saúde.
Área de atuaçãoO profissional poderá atuar nas áreas de Ortopedia e Traumatologia, Fisioterapia Esportiva, Geriatria, Fisioterapia do Trabalho.
ObjectivosO objetivo do Curso de Fisioterapia da Faculdade Integrada do Ceará – FIC é prover a sociedade de profissionais da Área de Saúde responsáveis pelas ações de Fisioterapia, com formação generalista e conhecimento do ser humano, de sua motricidade e de seus aspectos biopsico-sociais.
TitulaçãoGraduação em Fisioterapia
ConteúdoPerfil Profissiográfico
O egresso do Curso de Fisioterapia deverá ser capaz de atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com visão abrangente e integrada, em consonância com a complexidade das demandas sociais, também comprometido com a ciência e a tecnologia.
O fisioterapeuta, a partir da científicidade, responsabilidade, senso crítico, liderança, criatividade, idoneidade moral, consciência política e social, consciência da cidadania, comunicação clara e precisa, espírito inovador, desempenho qualitativo e quantitativo, controle metodológico e técnico-científico e da discussão da ciência e tecnologia como instrumentos de avanço, deverá ser capaz de:
* Colher, observar e interpretar dados para a construção de um diagnóstico dos distúrbios da cinesia funcional.
* Identificar os distúrbios cinético-funcionais prevalentes.
* Solicitar, executar, analisar e interpretar metodologicamente os devidos exames complementares no diagnóstico e controle evolutivo clínico da demanda cinético-funcional, em pacientes individuais, não esquecendo os aspectos psicossociais e econômicos envolvidos.
* Estabelecer níveis de disfunções e prognósticos fisioterapêuticos.
* Eleger e aplicar os recursos e técnicas mais adequados, com base no conhecimento das reações colaterais adversas previsíveis, inerentes à plena intervenção fisioterapêutica.
* Decidir pela alta fisioterapêutica provisória ou definitiva.
* Planejar, supervisionar e orientar intervenções fisioterapêuticas preventivas, mantenedoras e de reabilitação, ou de atenção primeira, segunda e terceira de saúde.
* Encaminhar com bases clínicas científicas, os pacientes/clientes para intervenções profissionais de competência específica.
* Prestar consultorias.
* Emitir laudos, pareceres e atestados.
* Administrar serviços públicos ou privados na área de saúde.
* Participar de projetos e programas oficiais de saúde voltados à educação e à prevenção de demandas de saúde funcional na comunidade.
* Ministrar aulas, conferências e palestras no campo da Fisioterapia e da saúde em geral.
* Desenvolver e executar projetos de pesquisas científicas em saúde.
* Identificar, quantificar e qualificar as interocorrências decorrentes de princípios químicos, físicos e mecânicos que possam interferir positiva ou negativamente na saúde.
* Identificar e sanear interocorrências na qualidade e segurança da saúde.
* Atuar multiprofissionalmente ou interprofissionalmente, com extrema produtividade na produção de saúde, baseado na convicção cientifica, na cidadania e na ética.
* Acompanhar e incorporar inovações tecnológicas (informática, biotecnologia e novas metodologias) no exercício da profissão.
Mercado de Trabalho:
Na área empresarial
Hospitais, Clínicas, Postos de Saúde, Ambulatórios, Centros Comunitários, Centros de Reabilitação, Academias, Clubes, Centros Esportivos, Creches, Clínicas para Idosos e Clínicas Especializadas.
Na área administrativa
Empresas ou instituições ligadas ao tratamento fisioterapêutico.
Entidades não governamentais, movimentos sociais, culturais e educacionais para a prestação de serviços de Fisioterapia junto à comunidade.
Na área docente
Instituições de ensino superior e cursos técnicos
A Fisioterapia é uma área muito interessante que por sinal me identifico bastante. Quando escolhi a Fic para estudar já conhecia a grade curricular do curso e sabia que ia atender meus objetivos. Por isso, recomendo!!!!
A Fisioterapia é uma área muito interessante que por sinal me identifico bastante. Quando escolhi a Fic para estudar já conhecia a grade curricular do curso e sabia que ia atender meus objetivos. Por isso, recomendo!!!!
Maria Angélica Araújo Dutra
Graduação em Fisioterapia - Octubre 2011
Adorei ser aluna desta faculdade e tudo que foi dado no curso de Fisioterapia.
Vanessa Lacerda Girão
Graduação em Fisioterapia - Octubre 2011
Foi bom!
Erenir Araújo
Graduação em Fisioterapia - Julio 2011
Ótimo! Recomendo à todos!!!!
Rebeca Brasil
Graduação em Fisioterapia - Junio 2011