Certificado oficialAo final, o aluno será Fisioterapeuta.
ConsideraçõesA proposta pedagógica, a infra estrutura (edificações, bibliotecas, laboratórios e demais equipamentos), a experiência dos docentes e os convênios de cooperação e intercâmbio com outras instituições congêneres mantidas pelo UNASP, dão ao curso de Fisioterapia as bases que necessita para oferecer um ensino de qualidade.
Dirigido aAlunos que concluíram o secundário.
Área de atuaçãoO fisioterapeuta atua em hospitais, clínicas, centros de reabilitação, clubes esportivos, academias etc.
ObjectivosA proposta pedagógica, a infra estrutura (edificações, bibliotecas, laboratórios e demais equipamentos), a experiência dos docentes e os convênios de cooperação e intercâmbio com outras instituições congêneres mantidas pelo UNASP, dão ao curso de fisioterapia as bases de que necessita para oferecer um ensino de qualidade.
ConteúdoO curso de Fisioterapia do Unasp tem como meta formar fisioterapeutas generalistas, capazes de atuar nas diversas áreas de assistência ao paciente. Um terço da carga horária do curso é designada a estágios supervisionados, que começam no 5º semestre. As práticas assistidas começam a partir do 1º semestre e geralmente dois professores atuam em cada disciplina. O nosso corpo docente é formado por doutores, mestres e especialistas, com experiência em docência e na área de atuação profissional.
O curso também possui uma Policlínica altamente equipada para estágios e pesquisa. É reconhecido pelo MEC e mantém um ótimo padrão de avaliação, sendo qualificado como um dos melhores cursos do Brasil.
Informações Gerais:
O curso de Fisioterapia adota e propugna os mesmos objetivos expressos nas Diretrizes Curriculares para os cursos de Graduação em Fisioterapia, que visam assegurar a formação de profissionais com competência (conhecimentos, habilidades e atitudes) para:
Estar apto a se inserir profissionalmente nos programas de atenção e promoção da saúde, sua manutenção, prevenção, proteção e recuperação, comprometido com o ser humano, respeitando-o e valorizando-o.
Contribuir para a manutenção da saúde, bem estar e qualidade de vida das pessoas, família e comunidade, considerando suas circunstâncias ético-deontológicas, políticas, sociais, econômicas, ambientais e biológicas.
Realizar consultas, avaliações e reavaliações do paciente colhendo dados, solicitando, executando e interpretando exames propedêuticos e complementares que permitam elaborar um diagnóstico cinético-funcional, para eleger e qualificar as técnicas, recursos e condutas fisioterapêutica apropriadas, objetivando tratar as disfunções em toda sua extensão e complexidade, estabelecendo prognóstico, reavaliando condutas e decidindo pela alta fisioterapêutica.
Elaborar criticamente o amplo espectro de questões clínicas, científicas, filosóficas, éticas, políticas, sociais e culturais que implicam na atuação profissional do fisioterapeuta, de modo a ser capaz de intervir nas diversas áreas onde sua atuação profissional seja necessária.
Desenvolver o senso crítico , investigador e conquistador da autonomia pessoal e intelectual necessário para compreender a contínua formação na sua práxis profissional .
Desenvolver e executar projetos de pesquisa e extensão que contribua na produção do conhecimento, socializando o saber científico produzido.
Preparar para o exercício profissional de forma articulada ao contexto social , entendendo-a como uma forma de participação e contribuição social .
Desempenhar atividades de planejamento, organização e gestão de serviços de saúde pública ou privada.
Emitir laudos, pareceres, atestados e relatórios .
Prestar esclarecimento, diminuir dúvidas e orientar o indivíduo e os seus familiares na seqüência do processo terapêutico.
Manter a confidencialidade das informações na interação com outros profissionais de saúde e o público em geral
Encaminhar o paciente a outros profissionais quando necessário, relacionando e estabelecendo um nível de cooperação com os demais membros da equipe de saúde.
Desenvolver atividades de socialização do saber técnico-científico na sua área de atuação, através de aulas, palestras e conferências, além de acompanhar e incorporar inovações tecnológicas pertinentes a sua práxis profissional.
Regime Escolar, Vagas Anuais, Turno de Funcionamento, Dimensões das Turmas, Admissão ao Curso, Período de Integralização Mercado de Trabalho ( atuação)
A fisioterapia tem sido reconhecida nos últimos anos devido a sua importância, principalmente na prevenção de disfunções e melhora da qualidade de vida das pessoas e. Hoje o fisioterapeuta está presente não só em hospitais, clínicas e centros de reabilitação, mas também em outros segmentos que promovem a saúde, tais como clubes esportivos e academias, atuando nos diversos níveis de saúde. Sendo que nos últimos anos com o advento do Programa de Saúde da Família tem se intensificado o trabalho do Fisioterapeuta em saúde pública.
O curso cumpriu com minhas expectativas principalmente com relação ao corpo docente que é maravilhoso, não só em nível de preparo mais também na amizade com os alunos.
O curso cumpriu com minhas expectativas principalmente com relação ao corpo docente que é maravilhoso, não só em nível de preparo mais também na amizade com os alunos.
Adriana Salles Cardoso
Graduação em Fisioterapia - Junio 2011