Análise do educedu
Graduação em Filosofia
O curso de Filosofia autorizado pela Portaria do MEC nº 419, publicada no Diário Oficial da União de 5 de junho de 2008, está em conformidade com as Diretrizes Curriculares Nacionais. É um curso que contempla as especificidades locais e regionais, no que se refere ao mercado de trabalho.
O curso de Filosofia da Faculdade 2 de Julho, foi concebido a partir da concepção, da preparação de profissionais com competência teórico-práttica para o exercício da docência na área de filosofia, em consonância com o cenário educacional brasileiro, com as diretrizes curriculares educacionais, visando à formação plena do cidadão.
O Projeto Institucional de Formação de Professores da Faculdade 2 de Julho prevê o desenvolvimento de cursos e de programas de formação de docentes para a Educação Básica, de acordo com os princípios previstos na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/96) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica (Resolução CNE/CP nº 01/2002). Encontra respaldo também nos Parâmetros Curriculares Nacionais instituídos para o Ensino Fundamental e Médio.
O Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Filosofia da Faculdade 2 de Julho, observado os preceitos acima referidos, encontra ainda respaldo na Resolução CNE/CES nº 12/2002 que instituiu as Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Filosofia.
A partir dessa visão, o professor deve ser encarado como e ator e autor inserido no processo educacional, e que no exercício da docência não se restrinja à atividade de condução do trabalho pedagógico apenas em sala de aula, mas envolva-se de forma participativa e atuante na dinâmica própria dos espaços escolares.
Ademais, deverá possuir uma postura investigativa em torno dos problemas educacionais e os específicos da área de formação, tendo em vista contribuir de forma segura, competente e criativa com o processo educativo escolar, no âmbito do ensino fundamental e médio. Nesse contexto, os cursos orientam-se à formação para a atividade docente, entre as quais preparando o profissional para:
* o ensino visando à aprendizagem do aluno;
* o acolhimento e o trato da diversidade;
* o exercício de atividades de enriquecimento cultural;
* o aprimoramento em práticas investigativas;
* a elaboração e a execução de projetos de desenvolvimento dos conteúdos curriculares;
* o uso de tecnologias da informação e da comunicação e de metodologias, estratégias e materiais de apoio inovadores; e
* o desenvolvimento de hábitos de colaboração e de trabalho em equipe.
Amplia-se, assim, substancialmente, tanto o papel do profissional da educação como o papel da própria escola, colocando-os como elementos dinâmicos plenamente integrados na vida social mais ampla.