Certificado oficialBacharel em Engenharia Mecânica é o título dado ao egresso.
ConsideraçõesO curso de Graduação em Engenharia Mecânica da Universidade Veiga de Almeida - Unidade Centro é ditado de em modalidade a presencial e compreende um excelente plano de estudos, cujo objetivo é lograr a formação completa do aluno, fornecendo ao mercado de trabalho profissionais capazes de alcançar grandes resultados dentro da área de Engenharia Mecânica.
O curso é ditado no turno da manhã e aborda temas como projeto, construção, análise, operação e manutenção de sistemas mecânicos.
Dirigido aO curso está dirigido a pessoas que já concluíram o segundo grau e desejam trabalhar como engenheiros mecânicos.
Área de atuaçãoIndústrias automobilística, indústria têxtil bem como eletroeletrônica.
Graduação em Engenharia Mecânica
ConteúdoGraduação em Engenharia Mecânica.
O Curso:
A Engenharia Mecânica é o ramo da engenharia que cuida do projeto, construção, análise, operação e manutenção de sistemas mecânicos. A grade curricular do curso terá uma carga intensa de disciplinas das Ciências Exatas, como Matemática (Cálculo, Álgebra) e Física (Termodinâmica, Resistência dos Materiais). Essa formação conta ainda com matérias voltadas aos processos industriais e produtivos, como Gestão da Manutenção e Processos de Fabricação.
O egresso deste curso será capaz de desenvolver, projetar e supervisionar a produção de máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica, e também irá selecionar e dimensionar a matéria-prima, providenciar moldes das peças que serão fabricadas, criar protótipos e testar os produtos obtidos.
Mercado de Trabalho:
Como se trata de uma profissão bastante abrangente, há boas oportunidades para o engenheiro mecânico em diversas indústrias, como montadoras de automóveis, indústria têxtil e eletroeletrônica. Além das oportunidades tradicionais de trabalho, podemos citar também as indústrias emergentes, tais como: petroquímicas, celulose, açúcar, álcool e gás. Essas indústrias vão demandar uma grande quantidade de mão de obra especializada em Engenharia Mecânica.
Um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) prevê que até 2020 o Brasil demanda de algo entre 600 mil e 1,15 milhão de profissionais da engenharia, incluindo engenheiros mecânicos.