Certificado oficialAo finalizar o curso o aluno receberá o diploma de Bacharel em Engenharia Mecânica.
ConsideraçõesA Universidade Veiga de Almeida é uma instituição tradicional de ensino superior na cidade do Rio de Janeiro e apresenta o curso de Graduação em Engenharia Mecânica, em modalidade presencial. É um curso bastante completo, onde o aluno irá estudar sobre processos industriais e produtivos, gestão da manutenção e processos de fabricação.
Do decorrer do curso, serão abrdados temas como construção, análise, operação e manutenção de sistemas mecânicos.
Dirigido aEste curso está dirigido a pessoas com segundo grau completo.
Área de atuaçãoAo concluir este curso, o aluno poderá atuar como engenheiro mecânico em diversas indústrias.
Graduação em Engenharia Mecânica
ConteúdoEngenharia Mecânica.
Engenharias
Habilitação: Bacharelado Duração: 5 anos Campus e turno: Campus Tijuca: manhã e noite | Campus Barra: manhã
Modalidades dos cursos: Presencial
Descrição:
A Engenharia Mecânica é o ramo da Engenharia que cuida do projeto, da construção, análise, operação e manutenção de sistemas mecânicos. A grade curricular do curso terá uma carga intensa de disciplinas das Ciências Exatas, como Matemática (Cálculo, Álgebra) e Física (Termodinâmica, Resistência dos Materiais). Essa formação conta, ainda, com matérias voltadas aos processos industriais e produtivos, como Gestão da Manutenção e Processos de Fabricação.
O egresso deste curso será capaz de desenvolver, projetar e supervisionar a produção de máquinas, equipamentos, veículos, sistemas de aquecimento e de refrigeração e ferramentas específicas da indústria mecânica. Irá, também, selecionar e dimensionar a matéria-prima, providenciar moldes das peças que serão fabricadas, criar protótipos e testar os produtos obtidos.
Mercado de Trabalho:
Como se trata de uma profissão bastante abrangente, há boas oportunidades para o engenheiro mecânico em diversas indústrias, como montadoras de automóveis, indústria têxtil e eletroeletrônica. Além das oportunidades tradicionais de trabalho, podemos citar também as indústrias emergentes, como: petroquímicas, celulose, açúcar, álcool e gás. Essas indústrias vão demandar uma grande quantidade de mão de obra especializada em Engenharia Mecânica.
Um levantamento do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) prevê que até 2020 o Brasil demanda de algo entre 600 mil e 1,15 milhão de profissionais da engenharia, incluindo engenheiros mecânicos.