ModalidadeAs aulas da formação em Engenharia Elétrica serão aplicadas na instituição.
DuraçãoO aluno tem 5 anos para concluir o curso.
Certificado oficialSerá outorgado o título de Bacharel em Engenharia Elétrica.
ConsideraçõesO diferencial deste curso é o convênio que a instituição tem com grandes empresas.
O profissional será responsável por gerar, transmitir e distribuir energia para os diversos setores de uma indústria ou empresa, além de coordenar e supervisionar as aplicações no campo da eletrônica e da eletrotécnica de uma organização.
Dirigido aFormados com diploma do ensino médio.
Área de atuaçãoO profissional de engenharia elétrica encontra as melhores oportunidades em diversos setores como, por exemplo, a TI e Telecom.
Em pesquisa feita pela Educaedu, foi verificado que alguns ex-alunos da Cesumar após o curso, estão trabalhando em empresas como: Coamo, Usina de Açúcar e Álcool Alto Alegre e JBS (Friboi).
Graduação em Engenharia Elétrica
ObjectivosO curso de Engenharia Elétrica do Cesumar exige alto grau de dedicação. É preciso ter criatividade, capacidade de trabalhar com muitas informações simultaneamente, visão de futuro, dinamismo, gosto por tecnologias e por desafios. O curso associa à sólida formação básica aos conteúdos profissionalizantes e específicos da área. Desde a primeira série do Curso, paralelamente às disciplinas de formação básica, há contato com as disciplinas de conteúdo profissionalizante, de forma a estimular e motivar o aluno.
TitulaçãoGraduação em Engenharia Elétrica
ConteúdoPERFIL DO ENGENHEIRO ELETRICISTA
O Engenheiro Eletricista é o profissional que concebe, analisa, projeta e constrói sistemas elétricos de potência.
Ele supervisiona e gerencia processos e equipes de trabalho nas áreas de automação industrial, agroindustrial, comercial, residencial e predial. Além dessas qualificações, o engenheiro eletricista especifica, projeta e implementa sistemas de energia nas áreas de telecomunicações, metal mecânica, confecção, sucroalcooleiro, cooperativas agroindústrias, computação, áudio e vídeo, entre outros. Baseado nessas informações estabeleceu-se uma relação das qualidades que devem compor o perfil do engenheiro eletricista formado no Cesumar.
Segundo este perfil, os engenheiros eletricistas graduados devem:
ser capazes de aplicar conhecimentos de matemática e ciências em engenharia;
saber projetar e conduzir experimentos, analisar e interpretar dados;
saber projetar componentes, sistemas ou processos que satisfaçam a um conjunto de especificações;
ser capazes de atuar em equipes multi-disciplinares;
ter competência para identificar, formular e resolver problemas de engenharia elétrica;
ser conhecedores de suas responsabilidades éticas e profissionais;
comunicar-se de forma eficaz;
entender a interação da engenharia com a sociedade;
ter condições de manterem-se atualizados ao longo de suas carreiras.
O MERCADO DE TRABALHO
Os setores de eletrônica e eletrotécnica, além de suas ramificações apresentam excelentes oportunidades de trabalho e de empreendimentos.
A região metropolitana de Maringá, em constante expansão, representa um grande campo de atuação para Engenheiros Eletricistas. A indústria local requer esses profissionais para desenvolvimento, produção e manutenção dos diversos sistemas eletrônicos e de energia. Uma outra fonte de oportunidades são as empresas de serviços, como as concessionárias de energia elétrica e saneamento.
Em um mercado tão dinâmico, há também muitas oportunidades para aqueles que desejam montar o seu próprio negócio. O curso, por meio de disciplinas de gestão, encoraja e apóia essas iniciativas
Outro curso relacionado com eletricidade, eletrônica, informática