Graduação em Engenharia Elétrica

Solicitar informações

Análise do educedu

Aline Lima

Graduação em Engenharia Elétrica

  • Modalidade O curso de Engenharia Elétrica da UCPel é oferecido na modalidade presencial, período noturno.
  • Duração A duração do curso é de 5 anos.
  • Certificado oficial Ao aluno aprovado será concedido o título de Engenheiro Eletricista.
  • Considerações O curso de Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Católica de Pelotas permite que estudante realize pesquisas de alta tecnologia, com enfoque na construção de ferramentas biomédicas e sistemas voltados à robótica e à indústria. O curso é reconhecido pelo Conselho Federal de Educação desde 1979.
  • Dirigido a Este se dirige a alunos interessados em: - Instalações elétricas - fontes de energia alternativa - geração,transmissão e distribuição de energia
  • Área de atuação Como engenheiro eletricista, poderá atuar em empresas como: Brascan Energética, Qualitec Indústria e Comércio e inúmeras outras. Ou ainda se dedicar à pesquisa e docência.
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Graduação em Engenharia Elétrica

  • Conteúdo Engenharia Elétrica


    No curso de Engenharia Elétrica o aluno atua em pesquisas de alta-tecnologia com destaque para o desenvolvimento de equipamentos biomédicos e de sistemas eletro-eletrônicos nas áreas de robótica e indústria.

    As atividades ocorrem em parceria com indústrias locais e regionais. Elas se dão com a supervisão de professores e profissionais da área. Desenvolvido no turno da noite, o curso permite aos acadêmicos trabalhar durante o dia, possibilitando desde cedo a inserção no mercado de trabalho.

    Origem
    Criado em 1974, o Curso de Engenharia Elétrica - Habilitação Eletrotécnica - da UCPel graduou seus primeiros alunos em dezembro de 1978 e foi reconhecido pelo Conselho Federal de Educação em março de 1979.

    Passados todos esses anos, desde a primeira formatura, um número expressivo de alunos obtiveram seu título de Engenheiro Eletricista na UCPel. Mais de 30 decidiram dedicar-se integralmente ao magistério, trabalhando na UFPel, UFRGS, UFSC e na própria Católica.

    Dezenas de microempresas foram criadas no sul do país pelos egressos da graduação que, vindos de diversos pontos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, estabeleceram-se nas cidades de origem após a colação de grau. Empresas públicas e privadas, entretanto, absorveram a maioria dos egressos.

    A intensificação do processo de privatização, a implantação de multinacionais na América Latina e o Mercosul abriram uma grande fatia do mercado, ainda pouco explorado, para os Engenheiros Eletricistas, acenando com excelentes perspectivas para o profissional desta área.
        
      Perfil do Profissional


    O Curso de Engenharia Elétrica preocupa-se em formar profissionais capazes de:
    - Ter um perfil que compreenda uma sólida formação técnico-científica geral.
    - Absorver e desenvolver novas tecnologias.
    - Atuar crítica e criativamente na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística em atendimento às demandas da sociedade.

      Sobre o curso

    Reconhecimento: Parecer nº 129/96 do Conselho Nacional de Educação
    Decreto 83763, publicado no D.O.U em 29/07/1979. Portaria nº 1.216 de 05/12/96 - MEC, publicado no D.O.U. de 06/12/96
    Titulação: Engenheiro Eletricista
    Duração do Curso: Dez semestres letivos
    Carga Horária: 3.600 horas
    Turno de funcionamento: noturno
Solicitar informações

Outro curso relacionado com engenharia civil