ModalidadeO curso de Engenharia Elétrica da UCPel é oferecido na modalidade presencial, período noturno.
DuraçãoA duração do curso é de 5 anos.
Certificado oficialAo aluno aprovado será concedido o título de Engenheiro Eletricista.
ConsideraçõesO curso de Graduação em Engenharia Elétrica da Universidade Católica de Pelotas permite que estudante realize pesquisas de alta tecnologia, com enfoque na construção de ferramentas biomédicas e sistemas voltados à robótica e à indústria.
O curso é reconhecido pelo Conselho Federal de Educação desde 1979.
Dirigido a
Este se dirige a alunos interessados em:
- Instalações elétricas
- fontes de energia alternativa
- geração,transmissão e distribuição de energia
Área de atuaçãoComo engenheiro eletricista, poderá atuar em empresas como:
Brascan Energética, Qualitec Indústria e Comércio e inúmeras outras.
Ou ainda se dedicar à pesquisa e docência.
No curso de Engenharia Elétrica o aluno atua em pesquisas de alta-tecnologia com destaque para o desenvolvimento de equipamentos biomédicos e de sistemas eletro-eletrônicos nas áreas de robótica e indústria.
As atividades ocorrem em parceria com indústrias locais e regionais. Elas se dão com a supervisão de professores e profissionais da área. Desenvolvido no turno da noite, o curso permite aos acadêmicos trabalhar durante o dia, possibilitando desde cedo a inserção no mercado de trabalho.
Origem
Criado em 1974, o Curso de Engenharia Elétrica - Habilitação Eletrotécnica - da UCPel graduou seus primeiros alunos em dezembro de 1978 e foi reconhecido pelo Conselho Federal de Educação em março de 1979.
Passados todos esses anos, desde a primeira formatura, um número expressivo de alunos obtiveram seu título de Engenheiro Eletricista na UCPel. Mais de 30 decidiram dedicar-se integralmente ao magistério, trabalhando na UFPel, UFRGS, UFSC e na própria Católica.
Dezenas de microempresas foram criadas no sul do país pelos egressos da graduação que, vindos de diversos pontos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, estabeleceram-se nas cidades de origem após a colação de grau. Empresas públicas e privadas, entretanto, absorveram a maioria dos egressos.
A intensificação do processo de privatização, a implantação de multinacionais na América Latina e o Mercosul abriram uma grande fatia do mercado, ainda pouco explorado, para os Engenheiros Eletricistas, acenando com excelentes perspectivas para o profissional desta área.
Perfil do Profissional
O Curso de Engenharia Elétrica preocupa-se em formar profissionais capazes de:
- Ter um perfil que compreenda uma sólida formação técnico-científica geral.
- Absorver e desenvolver novas tecnologias.
- Atuar crítica e criativamente na identificação e resolução de problemas, considerando seus aspectos políticos, econômicos, sociais, ambientais e culturais, com visão ética e humanística em atendimento às demandas da sociedade.
Sobre o curso
Reconhecimento: Parecer nº 129/96 do Conselho Nacional de Educação
Decreto 83763, publicado no D.O.U em 29/07/1979. Portaria nº 1.216 de 05/12/96 - MEC, publicado no D.O.U. de 06/12/96
Titulação: Engenheiro Eletricista
Duração do Curso: Dez semestres letivos
Carga Horária: 3.600 horas
Turno de funcionamento: noturno