Graduação em Engenharia Elétrica, com Ênfase em Eletrônica
ModalidadeO aluno presencia aulas na instituição.
DuraçãoA duração do curso de Graduação em Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica é de 5 anos.
Certificado oficialO aluno recebe o título Engenheiro Elétrico.
ConsideraçõesO engenheiro eletricista está capacitado a desempenhar funções nos diferentes campos que compõem a área da engenharia elétrica tais como processamento de energia, geração e distribuição de energia elétrica, materiais e máquinas elétricas, entre outros. Para a complementação de estudos, a UPF, além do estágio curricular, oferece aos alunos o desenvolvimento de atividades na empresa júnior, iniciação científica, monitorias, grupos de estudo e estágios laboratoriais. Outro diferencial do curso é a qualificação do corpo docente, formado em sua maioria por doutores.
Dirigido aO engenheiro elétrico atua em empresas como por exemplo de produção, serviços, indústria elétrica, eletrônica e eletromecânica, bom como na área de consultorias, assessorias e pesquisas científicas.
Área de atuaçãoPodem realizar o curso alunos com título secundário que tenham interesse por esta área.
Graduação em Engenharia Elétrica, com Ênfase em Eletrônica
ConteúdoEngenharia Elétrica, com Ênfase em EletrônicaPerfil ProfissionalO curso forma profissionais com forte experimentação em laboratórios e com domínio dos conceitos e teorias fundamentais da Engenharia Elétrica. O engenheiro eletricista egresso da UPF estará apto a trabalhar com flexibilidade em sua área técnica ou administrativa. Terá condições de ponderar sobre os aspectos econômicos, sociais e ambientais nas questões que enfrentar. Na área técnica, poderá realizar estudos e pesquisas com rigor metodológico e desenvolver projetos, seja em aplicações específicas, seja em conjunto com profissionais de outras áreas do conhecimento.Mercado de Trabalho O curso de Engenharia Elétrica tem ênfase em Eletrônica e oferece linhas de especificidade em “Eletrônica e Telecomunicações” e em “Mecatrônica”. Pesquisas recentes mostram a escassez de engenheiros no Brasil e em todo o mundo. No Brasil, o crescimento econômico recente tem aquecido o mercado de trabalho das engenharias e a previsão é de que este quadro se acentue nos próximos anos, especialmente nas áreas de telecomunicações, automação e geração de energia, campos de atuação do engenheiro eletricista.O curso na UPF O vestibular de verão é o processo seletivo para o curso em período matutino, de segunda a sábado, enquanto que o vestibular de inverno proporciona o ingresso para o curso noturno, de segunda a sexta e sábado pela manhã. A abordagem de ensino adotada estimula o aluno do curso de Engenharia Elétrica a participar de atividades práticas desde o primeiro semestre. A prestação de serviços com a participação de alunos envolve o Laboratório de Placas de Circuitos Impressos e o Núcleo de Manutenção Eletro-Eletrônica. Para a complementação de estudos, além do estágio curricular, os alunos podem desenvolver atividades na Empresa Júnior, monitorias, projetos de iniciação científica, grupos de estudo, visitas técnicas e estágios nos laboratórios. A infraestrutura dos laboratórios onde ocorrem as atividades experimentais de ensino e pesquisa é um dos diferenciais do curso. Outro diferencial é a qualificação do corpo docente específico do curso, formado em sua quase totalidade por doutores.Titulação: Engenheiro EletricistaDuração: 5 anos – 10 semestresHorário de funcionamento: manhãs ou noites, com aulas aos sábados de manhãOnde o curso é oferecido: Campus I, em Passo FundoCoordenação: Paulo Sérgio Corrêa Molina