Graduação em Engenharia de Produção

Solicitar informações

Análise do educedu

Barbara Borges

Graduação em Engenharia de Produção

  • Modalidade Trata-se de um curso presencial.
  • Duração O curso, em sua totalidade, possui 5 anos de duração.
  • Certificado oficial O egresso tem o título de Bacharel em Engenharia de Produção.
  • Considerações Ditado em modalidade presencial, no Campus Barra o curso de Graduação em Engenharia de Produção, da Universidade Veiga de Almeida, oferece um plano de estudos bastante completo e atual, onde a característica proncipal é a flexibilização. Durante o curso, o aluno irá disfrutar de uma formação básica em estudo, projeto e gerência de sistemas integrados de pessoas, materiais, métodos, bem como gestão financeira e processos da Engenharia de Produção.
  • Dirigido a Este curso está dirigido a pessoas com segundo grau completo.
  • Área de atuação Ao concluir este curso, o aluno poderá atuar em empresas de diversos ramos de negócios e organizações públicas e privadas.

Graduação em Engenharia de Produção

  • Conteúdo
    Graduação em Engenharia de Produção.


    Habilitação: Bacharelado
    Duração: 5 anos

    Situação legal: Campi Tijuca, Barra e Centro: Reconhecido pelo MEC, de acordo com a Portaria nº 1.934, de 19/11/2010.  | Campus Cabo Frio: Autorizado pela Resolução 9/07 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UVA. - Reconhecimento em processamento no MEC.
     
    Campus e turno: Campi Tijuca, Barra, Centro e Cabo Frio - Manhã e noite

    As matrículas de todos os cursos estão sujeitas à disponibilidade de vaga, a ser confirmada presencialmente no momento da entrega da documentação.

    O Curso:

    O engenheiro de produção tem por objetivo fazer um mundo melhor. A Engenharia de Produção surge da necessidade de se conceber, projetar e gerenciar sistemas produtivos no que se relaciona a bens e serviços, integrando matéria prima, máquina, ser humano e meio ambiente, levando em consideração o planejamento, a estratégia, o processo, o método, a qualidade, a área financeira, a instalação, a ergonomia, a logística e o marketing.  Na verdade, a Engenharia de Produção é a menos tecnológica das engenharias, na medida que é mais abrangente e genérica, englobando um conjunto maior de conhecimentos e habilidades.

    O Curso de Graduação em Engenharia de Produção tem o objetivo de formar engenheiros com capacitação para atuar na gestão das organizações de bens e serviços, buscar contínua atualização e aperfeiçoamento, ser empreendedor, trabalhar em equipe multidisciplinar e exercer liderança, utilizando a informática como ferramenta e sendo sensível às questões sociais, humanas e ambientais.

    O currículo pleno do curso possibilitará ao engenheiro ter uma formação básica em estudo, projeto e gerência de sistemas integrados de pessoas, materiais, métodos, gestão financeira e processos da Engenharia de Produção, visando à melhoria da produtividade do trabalho, da qualidade do produto ou do serviço e das pessoas na organização.

    O curso caracteriza-se por diferentes enfoques de estudo, permitindo a sua flexibilização, de modo a preparar o profissional para a sua atuação plena no campo da Engenharia de acordo com seus interesses de profissionalização, e em função da demanda sócio-econômica do mercado. Assim, as disciplinas habilitam o formando para o exercício pleno da profissão, com um currículo equilibrado e reforçado em disciplinas de caráter geral.
     
    Além disso, trata-se de uma graduação que permite a continuidade de estudos em outras áreas fora da Engenharia.

    Características do curso:

    Forma profissionais habilitados a atuarem em projeto, operação, gerenciamento e melhoria dos sistemas de produção e operação em empresas de manufatura e serviços, com perfil pró-ativo, empreendedor e aptos à inovação. Considerando aspectos humanos, tecnológicos, sociais e econômico-financeiros, o curso prepara o aluno para atuar em empresas privadas e públicas, além da possibilidade de abrir seu próprio negócio.

    Diferenciais UVA:

    • Corpo docente formado por professores doutores, mestres e especialistas com experiência acadêmica e profissional, que atuam nas principais empresas públicas e privadas, tais como: Petrobras, Vale, BNDES, Furnas, DELL, Sebrae, Gerdau, Senai-Cetiquet, Fiocruz, além de destacada atuação em consultorias em empresas de médio e grande portes;
    • Grade curricular com ênfase em disciplinas profissionalizantes relevantes para o mercado de trabalho;
    • Realização de eventos que complementam a formação acadêmica, especialmente com as novas tendências de mercado, e participação em projetos de iniciação científica e tecnológica;
    • Visitas técnicas a empresas de referência com objetivo de complementar a formação dos alunos;
    • Confortável biblioteca com livros e revistas atualizadas, além de salas reservadas de estudo em grupo;
    • Convênios de estágio com várias empresas;
    • Laboratórios de Informática funcionando inclusive aos finais de semana;
    • Reconhecimento de mercado com obtenção, por parte dos ex-alunos da UVA, de excelente desempenho e boa colocação no mercado de trabalho.

    Mercado de Trabalho:

    O mercado de Engenharia de Produção é, sem dúvida, o que desfruta da melhor situação, com excelentes possibilidades de colocações, principalmente em função do perfil do profissional que coincide com o perfil demandando no atual momento econômico.
     
    O campo de atuação do engenheiro de produção é amplo, estendendo-se desde empresas de manufatura de produtos, órgãos governamentais, consultorias de negócios e em empresas de prestação de serviços, podendo assumir diversas áreas da empresa, como:
     
    • Área de planejamento: elaboração de planejamento estratégico, planejamento estratégico de produção e financeiro;
    • Área de produção e operações: planejamento e controle da produção, implantação de melhoria de processos produtivos e de serviços com base em Programas Lean Six-Sigma;
    • Área financeira: controle financeiro, controle dos custos e análise de investimentos;
    • Área de logística e gestão da cadeia de suprimentos: planejamento de estoques, planejamento de transporte e localização de armazéns, serviços logísticos, além de gestão da cadeia de suprimentos;
    • Área comercial e marketing: planejamento do produto, previsão de demanda, gerência de canais e de mercados.

Outro curso relacionado com engenharia