ModalidadeAs aulas do curso são ministradas presencialmente.
DuraçãoO curso tem a duração de 5 anos.
Certificado oficialAo lograr o plano de curso o aluno recebe um diploma de Bacharel em Engenharia de Produção.
ConsideraçõesO curso de Graduação em Engenharia de Produção tem como objetivo formar profissionais capazes de abordar a sustentabilidade de produtos e processos, bem como ser capaz de realizar a gestão integral dos recursos para atender a demanda da indústria, administração pública, negócios de serviços de consultoria e engenharia, principalmente.
Dirigido aO curso poderá ser realizado por egressos do segundo grau.
Área de atuaçãoO profissional poderá trabalhar em empresas como Unilever e johnson & johnson
ObjectivosOs egressos desse curso são beneficiados pelas características do setor produtivo rio-pretense e região que constituem um quadro favorável à absorção do futuro engenheiro de produção.
ConteúdoTitulação: Bacharel em Engenharia de Produção
Autorização: Homologado pelo Conselho Acadêmico Superior em 03/08/2007
Período: Noturno
Duração: 5 anos
Vagas: 160
A demanda social crescente pela Engenharia de Produção decorre fundamentalmente de seu papel estratégico para o aumento da competitividade industrial. Deste modo propicia meios para inovar a produção com modelos de gestão e organizacionais que buscam melhorias contínuas, qualidade, desenvolvimento integrado de produtos, redução permanente de custos, integração de funções, sistemas de informação vinculados ao “chão de fábrica”, organização do trabalho através de implementação de equipes de trabalho, requalificação da mão-de-obra, participação e mobilização da inteligência dos trabalhadores diretos.
A Engenharia de Produção está em sintonia com a dinâmica de transformação, formando profissionais mais generalistas quanto ao seu objeto de reflexão, porém, dotados de um instrumental metodológico e analítico, além de uma base tecnológica e científica, que os capacitem a resolver problemas da produção.
Avaliação
Critérios de Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem
O aproveitamento escolar será avaliado pelo acompanhamento contínuo do aluno e mediante os resultados por ele obtidos nos exercícios escolares, trabalhos, relatórios, provas teóricas e práticas e demais atividades programadas em cada disciplina.
A avaliação de desempenho do aluno no processo de ensino-aprendizagem, nas disciplinas teóricas, fica a cargo do professor, que deve especificar como será realizada essa avaliação na programação (conteúdo programático) de sua disciplina. A coordenação sugere, ao menos, uma avaliação escrita que avalie o conhecimento sobre o tema de sua disciplina de forma não-diretiva no bimestre, mas sempre com uma avaliação complementar, que priorize o desenvolvimento de habilidades (como provas práticas, atividades práticas extra-classe e apresentação de seminários). Itens como interesse e participação em sala de aula e presença também devem ser considerados.
A avaliação do desempenho escolar é feita por disciplina, incidindo sobre a freqüência e o aproveitamento.
A freqüência às aulas e demais atividades escolares é obrigatória e permitida somente aos alunos matriculados. Será, independentemente dos demais resultados obtidos, considerado reprovado na disciplina, o aluno que não obtenha freqüência de, no mínimo, 75%(setenta e cinco por cento) das aulas e demais atividades programadas, cabendo ao professor a responsabilidade pelo controle.
A nota atribuída por avaliação de aproveitamento escolar em cada bimestre será de zero a dez, permitindo-se frações em escala de (0,5) meio ponto.
É considerado aprovado o aluno que obtiver, na disciplina, o mínimo de 75%(setenta e cinco por cento) de freqüência e média aritmética das notas bimestrais, no mínimo igual a 7,0 (sete) , sendo dispensado do exame final.
Após o exame final, é considerado aprovado o aluno cuja média final seja igual ou superior a 5,0 (cinco), obtida entre a média de aproveitamento e a nota do exame final.
O aluno que não atingir a média final 5,0 (cinco) ou tenha deixado de realizar o exame final, pode prestar exame de 2ª época, sendo que nessa situação a média final será obtida entre a média de aproveitamento e a nota do exame de segunda época, devendo atingir o mínimo de 5,0 (cinco) para ser aprovado na disciplina.
É permitida a revisão de provas e exames ao aluno que, em requerimento, anexando fundamentação do pedido, solicitar no prazo de 48 (quarenta e oito) horas após a publicação do resultado. O processo de revisão de provas atende a normas fixadas pelo Conselho Acadêmico Superior.
É permitida a 2ª chamada de provas ao aluno que, por motivo de força maior, devidamente comprovado, solicite no prazo de 03 (três) dias úteis, a partir da data de realização da prova ou exame.
O aluno reprovado no máximo em 02 (duas) disciplinas, pode matricular-se na série seguinte, devendo cursá-las como dependências.
As aulas, atividades e provas de disciplinas em dependência
terão um calendário especial.
Sistema de auto avaliação do curso
Os cursos de graduação desenvolvem um plano de avaliação interna com o objetivo de acompanhar sistematicamente a consolidação de seu projeto pedagógico.
Essa modalidade de avaliação, a qual não exclui a contribuição externa, tem por objetivo proporcionar aos integrantes do curso - dirigentes, corpo docente e discente – informações atualizadas acerca dos recursos acadêmicos, da atuação docente e da infra-estrutura disponível.
A metodologia e os critérios de avaliação sobre o desempenho docente, compreendidas as atividades de ensino, iniciação científica e extensão, foram estabelecidos pelo Núcleo de Avaliação Interna, criado por portaria da Reitoria do Centro Universitário, que tem como objetivo principal a coordenação das Atividades de Avaliação Institucional na UNORP. Esse núcleo é constituído por cinco professores e um funcionário da área administrativa e está hierarquicamente subordinado à Pró-Reitoria Acadêmica da UNORP.
Laboratórios
• Laboratórios de Informática
Grade Curricular:
Cálculo e Geometria Analítica I
Física I
Geometria Descritiva e Desenho Técnico
Introdução à Engenharia de Produção
Introdução a Programação
Sistema Produtivos I
Cálculo e Geometria Analítica II
Física II
Organização de Produção e Serviços
Química Geral
Sistema Produtivos II
Probabilidade e Estatística .
Comunicação e Expressão
Análise Econômica de Investimentos/Custos Industriais
Operação de Fábrica:Produtividade, Manutenção e Movimentações
Ciências dos Materiais e Fenômenos dos Transportes
Mecânica dos Sólidos e Resistências dos Materiais
Planejamento da Produção I - Processos Discretos
Processos Produtivos,Análise de Processos,Tempos,Métodos e Movimentos
Custos Industriais p/Engenharia de Produção/Custos Gerenciais
Engenharia Econômica/Organização do Trabalho
Planejamento da Produção II - Processos Contínuos
Programação da Produção e Serviços
Projeto de Loyout e Localização Industrial/Custos da Produção
Estatística de Fabrica
Cálculo e Geometria Analítica I
Física I
Introdução a Programação
Introdução à Engenharia de Produção
Sistema Produtivos I
Geometria Descritiva e Desenho Técnico