ModalidadeA graduação é aplicada de forma presencial na Instituição de Ensino.
DuraçãoDuração de 5 anos no total.
Certificado oficialA Faculdade Max Planck outorga o título de Bacharel em Engenharia de Produção.
ConsideraçõesO aluno aprenderá conhecimentos técnicos e práticos para desenvolver, implantar, executar e melhorar os mecanismos de sistemas de produção como interface dos materiais, equipamentos, energia e ambiente de uma fábrica.
É imprescindível que o profissional possua uma formação generalista, por isso serão estudadas ciências naturais e matemáticas, com o intuito de consolidar a área, que é relativamente nova em relação às outras Engenharias.
Dirigido aFormados em Ensino Médio.
Área de atuaçãoO mercado de trabalho para este profissional é amplo no país, podendo atuar em diversos segmentos das indústrias e de empresas em geral.
Graduação em Engenharia de Produção
ConteúdoGraduação de Engenharia de Produção
Autorizado pelo MEC, conforme Portaria Ministerial nº 1.619, publicada no Diário Oficial da União de 16/11/2009.
Duração: 5 anos Turno: Noturno
Apresentação
O profissional de Engenharia deve utilizar conhecimentos das ciências naturais e matemáticas para desenvolver produtos, serviços e métodos de utilização de recursos materiais e encontrar soluções que visem o benefício dos seres humanos e da sociedade.
Para isso, a pesquisa, o desenvolvimento, o projeto e a produção são atividades inerentes à profissão. A responsabilidade sobre as decisões tomadas, em relação à adequada utilização de recursos naturais, também faz parte do trabalho do engenheiro. Assim, a consciência de que sua profissão vai além da mera aplicação apropriada de técnicas deve estar presente, e o engenheiro deve situar-se como um profissional ético, conhecedor de seu papel social e político para a sociedade.
No caso específico da Engenharia de Produção, cuja criação é comparativamente recente em relação às demais áreas de Engenharia, o perfil do profissional adquire características específicas. O Engenheiro de Produção é considerado o mais “eclético e generalista” em termos de sua formação e atividade profissional, e por isso, dele se exige uma formação e um nível de conhecimento com forte conotação sobre o funcionamento de empresas e sistemas produtivos, aliando ênfase especial sobre a formação básica e grande diversidade de conhecimentos distintos.
A ABEPRO (Associação Brasileira de Engenharia de Produção) apresenta a seguinte definição para a Engenharia de Produção:
“...Compete à Engenharia de Produção, o projeto, a implantação, a melhoria e a manutenção de sistemas produtivos integrados de bens e serviços, envolvendo homens, materiais, tecnologia, informação e energia. Compete ainda especificar, prever e avaliar os resultados obtidos destes sistemas para a sociedade e o meio ambiente, recorrendo a conhecimentos especializados da matemática, física, ciências humanas e sociais, juntamente com os principais métodos de análise e projeto da engenharia...”
Objetivo
Formar um profissional capaz de desenvolver atividades de projeto, operação e gestão de sistemas de trabalho, que são as estruturas destinadas a obter produtos de natureza física concreta ou serviços; capaz de analisar e estudar a organização de homens e máquinas;capaz de executar trabalhos de planejamento, organização, acompanhamento e controle de processos produtivos, bem como análises econômicas referentes às decisões a serem tomadas; capaz de interagir com o ambiente de trabalho e consciente da influência de suas atividades em relação à capacidade de produzir mudanças na sociedade.
Como os principais objetivos específicos, oriundos dos objetivos gerais colocados anteriormente, podem ser citados: capacidade de aplicar conhecimentos de ciências naturais e matemáticas para a criação de projetos e solução de problemas relativos à gestão de sistemas produtivos; elaborar projetos de sistemas de trabalho onde aconteçam atividades de transformação, gerenciar sua execução e monitorar seu desempenho; pesquisar e desenvolver métodos de trabalho que garantam o atingimento de padrões de qualidade e produtividade das empresas e organizações, de modo a aumentar sua competitividade; conceber produtos e serviços adequados às necessidades da sociedade, utilizando de forma adequada e consciente os recursos materiais disponíveis; discernimento para atuar profissionalmente de maneira ética, responsável e em consonância com as limitações e possibilidades do meio ambiente; capacidade de adequar-se às necessidades específicas de cada empresa ou setor produtivo, de forma a utilizar com máximo rendimento os recursos produtivos disponíveis; utilizar conhecimentos de informática, automação e ergonomia de modo a avaliar a introdução de melhorias qualitativas e quantitativas sobre os resultados do trabalho e das organizações produtivas e seus impactos sociais.
Mercado de trabalho / Atuação profissional
O Engenheiro de Produção pode atuar em indústrias e empresas de serviços de maneira geral e empresas públicas e privadas de vários segmentos, desenvolvendo suas atividades na criação de projetos, na aplicação de métodos gerenciais, no uso de métodos para melhoria da eficiência das empresas e na utilização de sistemas de controle dos processos das empresas.
Possibilidade de atuação em diversas áreas de Engenharia de Produção tais como:
Engenharia de Operações e Processos da Produção; Logística; Pesquisa Operacional; Engenharia da Qualidade; Engenharia do Produto; Engenharia Organizacional; Engenharia Econômica; Engenharia do Trabalho; Engenharia da Sustentabilidade; Educação em Engenharia de Produção.
Assim, de uma forma geral, tudo o que se refere ao planejamento, programação e controle de compras, produção e distribuição de produtos constituem na atividade da Engenharia de Produção.
Competências e Habilidades
O artigo 2º. do capítulo I, das diretrizes curriculares para os cursos de graduação em Engenharia, apresenta a seguinte redação, que trata das habilidades e competências para os profissionais egressos de tais cursos:
- Aplicar conhecimentos matemáticos, científicos, tecnológicos e instrumentais à engenharia;
- Projetar e conduzir experimentos e interpretar resultados;
- Conceber, projetar e analisar sistemas, produtos e processos;
- Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços de engenharia;
- Identificar, formular e resolver problemas de engenharia;
- Desenvolver e/ou utilizar novas ferramentas e técnicas;
- Supervisionar a operação e a manutenção de sistemas;
- Avaliar criticamente ordens de grandeza e significância de resultados numéricos;
- Comunicar-se eficientemente nas formas escrita, oral e gráfica;
- Compreender e aplicar a ética e responsabilidade profissionais;
- Avaliar o impacto das atividades da engenharia no contexto social e ambiental;
- Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia.
Diferenciais
- Profissionais com grande destaque e procura no ambiente industrial;
- Utilização de Sistemas CAD, CAM, CAE (SolidEdge/Unigraphics NX-Siemens);
- Metodologia inovadora de ensino com uso de ambientes industriais (mini-fábricas) durante as aulas práticas;
- Professores, Mestres e Doutores com experiência acadêmica e reconhecimento profissional;
- Projetos integrados do Curso e entre Cursos da Instituição;
- Estrutura curricular moderna e atualizada;
Atividades práticas desde o início do curso;
- Laboratórios equipados com o que há de mais moderno para o ensino da Engenharia;
- Visitas técnicas e parcerias com as maiores empresas da região;
- Biblioteca especializada, videoteca com amplo acervo, laboratórios de informática bem equipados;
- Programa de Iniciação Científica vinculado a Projetos de Pesquisa;
- Atualização constante por meio de Ciclo de Estudos, Seminários, Palestras e Workshops;
- Um grande número de empresas conveniadas ofertando aos nossos alunos um grande número de vagas para estágio;
- Projetos Interdisciplinares: a cada semestre os alunos executam um projeto prático, integrando todas as disciplinas trabalhadas.
- Programa de Orientação ao Estudante, Curso de Libras, Idiomas, Orientação para elaboração de currículo e muito mais !