Solicitar informações
Análise do educedu
Pablo Nieves
Engenharia de Produção
-
Modalidade A Graduação em Engenharia de Produção é ministrada na modalidade presencial.
-
Duração O curso possui duração de dez semestres.
-
Certificado oficial No final do curso o aluno será Bacharel em Engenharia de Produção.
-
Considerações O curso de engenharia de produção tem por objetivo formar profissionais aptos definir a melhor forma de integrar mão de obra, equipamentos e matéria-prima a fim de avançar na qualidade e aumentar a produtividade.
No início do curso, são estudadas as disciplinas básicas de engenharia, com bastante cálculo, como matemática, física, química e informática, depois entram as matérias específicas de produção, como gestão de investimentos, organização do trabalho e economia e estratégia de empresas.
A globalização e a consequente fragmentação das etapas produtivas são questões que interessam a este profissional.
-
Dirigido a O curso é destinado a quem se interesse por cálculos, produção e planejamento, além de possuir um perfil prático, lógico e centrado.
-
Área de atuação O Engenheiro de Produção poderá trabalhar a frente de várias linhas de produção como em: empresas privadas ou públicas, indústrias de pequeno, médio ou grande porte, laboratórios químicos, produção de petróleo e gás, entre outros.
Engenharia de Produção
-
Conteúdo
Engenharia de Produção
PERFIL DO PROFISSIONAL:
A engenharia de produção é responsável pela integração de processos produtivos, permitindo a perfeita coordenação de tarefas de responsabilidades técnica e administrativa. O profissional da área é capacitado a trabalhar em diversos ramos, como produção, administração e finanças, entre outros. Ele atua como um canal de integração entre os sistemas técnicos (engenharias) e a área administrativa da empresa, o que facilita a criação e a administração de novos produtos e serviços.
MERCADO DE TRABALHO:
À primeira vista, a indústria é o principal mercado de trabalho do engenheiro de produção. Mas esse profissional também encontra vagas em empresas prestadoras de serviço, varejistas, telecomunicação e saúde. O crescimento da agroindústria contribui para abertura de oportunidades no setor.
SOBRE O CURSO:
Com o curso, o aluno desenvolve competências e domina ferramentas tecnológicas essenciais no exercício da profissão. As aulas preparam o estudante para, por exemplo, elaborar e implantar projetos e garantir a qualidade das técnicas produtivas. Aulas práticas são realizadas no Laboratório de Metrologia e de Controle de Qualidade.
Disciplinas:
1º per.
CCE1006 BASES FÍSICAS PARA ENGENHARIA - 80h
CCE1005 BASES MATEMÁTICAS PARA ENGENHARIA - 73h
CCE0757 CIÊNCIAS DO AMBIENTE - 36h
CCE1027 INTRODUÇÃO À ENGENHARIA - 36h
CEL0014 LÍNGUA PORTUGUESA - 36h
GST0917 PLANEJAMENTO DE CARREIRA E SUCESSO PROFISSIONAL - 36h
2º per.
3º per.
4º per.
5º per.
6º per.
7º per.
8º per.
9º per.
10º per.
TIPO DE FORMAÇÃO
BACHARELADO:
O Bacharelado tem foco na formação do graduado para exercer funções no mercado de trabalho. Todo o curso visa à capacitação do aluno, desenvolvendo habilidades dentro da área de atuação que envolve o curso. O concluinte do curso, caso queira, pode também ministrar aulas no ensino superior, mas para isso é preciso que o profissional seja, pelo menos, pós-graduado.
LICENCIATURA:
A Licenciatura possibilita que o graduado tenha acesso a técnicas que o tornarão apto a transmitir o aprendizado, atuando como professor, em escolas de Educação Infantil e no Ensinos Fundamental e Médio. Quando a opção é ser um professor no nível superior, é preciso ter, no mínimo, pós-graduação na área, há instituições que definem como critérios para contratação um mestrado no currículo.
TECNOLÓGO:
O Tecnológico é uma graduação com duração entre 2 e 3 anos, que oferece uma formação específica em determinada profissão. O currículo tem uma carga considerável de disciplinas práticas e está ligado às necessidades do mercado de trabalho (os cursos são organizados em ?eixos tecnológicos?). O tecnólogo pode, posteriormente, dar continuidade a seus estudos cursando pós-graduação stricto sensu ou lato sensu.
FORMAS DE INGRESSO
› Vestibular tradicional: prova com duração de até três horas.
› Vestibular agendado: redação com duração de até uma hora.
ENEM: Se você fez o Enem de qualquer ano, faça sua inscrição por essa forma de ingresso. Fique isento do vestibular, não precisa pagar a taxa de inscrição e ainda conta com desconto no 1º semestre.*
› Atenção: sua pontuação deve ser acima de trezentos na redação e no mínimo nota 100 em cada uma das provas objetivas.*
TRANSFERÊNCIA: Mude para a Estácio, aproveite as disciplinas que já cursadas. E ainda garanta um desconto exclusivo durante todo o curso.*
SEGUNDA GRADUAÇÃO: Se você possui diploma de nível superior, faça sua inscrição.
Você não precisa fazer um novo vestibular. A duração da sua nova graduação pode ser reduzida, porque você aproveita as disciplinas que já fez. E ainda conta com um desconto exclusivo durante todo o curso.*
MODALIDADES:
PRESENCIAL: Interação entre os alunos e a vida no campus. Todas as aulas são ministradas com professores em sala de aula. As aulas de laboratório são realizadas no próprio campus. As provas são feitas presencialmente.
EAD: Flexibilidade para estudar onde e quando quiser. As aulas são transmitidas via web e podem ser assistidas pela internet ou nos polos credenciados. As provas são realizadas presencialmente em um dos polos de educação a distância da Estácio pelo Brasil.
FLEX: As aulas presenciais são ministradas com professores em sala de aula. Todas as aulas de laboratório são realizadas no campus. Interação entre os alunos. O diploma é o mesmo da Graduação Presencial.
TELEPRESENCIAL: As aulas são teletransmitidas 1 vez por semana e as demais são transmitidas via web, podendo serem assistidas pela internet ou nos polos credenciados. As provas são realizadas presencialmente em um dos polos de educação a distância da Estácio pelo Brasil.
Opiniões (10)
Outro curso relacionado com engenharia
A Universidade Estácio de Sá possui uma ótima infraestrutura, professores com ótimo qualidade de ensino.
Ricardo França de Andrade
Engenharia de Produção - Marzo 2012
Gosto Muito do Curso
O curso de Engenharia de Produção a distância da Estácio é muito bom, os professores explicam bem e tiram as nossas dúvidas.
Rafael Rodrigues
Engenharia de Produção - Diciembre 2011
Recomendável.
Bom curso de Engenharia de Produção oferecido pela Estácio.
Anônimo
Engenharia de Produção - Octubre 2011
Cultura e Preparação para a Carreira!
O que mais me chamou a atenção na Instituição Estácio é a atenção de professores e administrativo com os alunos. A preocupação em preparar não só para ser um bom profissional, mas também ser humano, já que hoje se espera bem mais de um formando, ou seja nos prepara para a vida. Estou no ultimo período e espero voltar para fazer Pós e Mestrado na Instituição, espero que a Estácio invista em Curitiba.
Maria Cristina Martins
Engenharia de Produção - Octubre 2011
Foi um curso de qualidade, com professores gabaritados, ao terminar estava preparada para competir no mercado de trabalho ultrapassando as minhas expectativas em relação ao curso de Fisioterapia.
Maria da Guia Moreira Leitão
Engenharia de Produção - Agosto 2011
O curso de Fisioterapia é para mim uma realização, pois posso cuidar das pessoas que é o que mais gosto de fazer.
Luzia Gonçalves de Souza Souza
Engenharia de Produção - Agosto 2011
Ótimo curso, prepara muito bem o aluno. Gostaria que algumas cadeiras fosse aumentada o número de carga horária e nas matérias opcionais reduzidas. Na saúde: anatomia e fisiologia deve ser sempre o carro chefe. As cadeiras de conclusão do curso como: TCC, Monografia - não basta nos primeiros semestre apresenta-lá e não dar continuidade por todo o curso. Deve ser uma cadeira tão importante quanto a Fisiologia para a saúde. a matemática para a física e estatística.
Waldek Batista
Engenharia de Produção - Junio 2011
Está sendo muito bom fazer a Graduação em Engenharia de Produção.
Milton Maia da Silva
Engenharia de Produção - Junio 2011
O curso estava dentro do programa proposto e os professores sempre foram bem especialidades e com uma interação muito boa com os alunos
Aroldo Souza
Engenharia de Produção - Junio 2011
A faculdade é muito boa, o conteúdo programático é completo e atingiu o objetivo esperado.
Douglas Borba
Engenharia de Produção - Junio 2011