Estimular o desenvolvimento de pensamento reflexivo do discente, com aperfeiçoamento de sua capacidade investigativa, inventiva, de análise e solução de problemas.
Estimular o desenvolvimento humano e envolver o discente na instituição, com o fim de fazê-lo compreender, desde o primeiro período, a importância de seu papel no exercício profissional como instrumento de promoção da transformação social, política, econômica, cultural e ambiental.
Exercitar a autonomia no aprender e buscar constantemente o aprimoramento profissional por intermédio da educação continuada.
Desenvolver habilidade de expressão e comunicação.
Aprimorar a capacidade de trabalhar em equipe, e de como desenvolver o relacionamento interpessoal como exercício de mútua cooperação.
Aprimorar valores éticos e humanísticos essenciais para o exercício profissional, como a solidariedade, o respeito à dignidade e à vida humana, a convivência com a pluralidade e a diversidade de pensamento.
Estimular a investigação científico-tecnológica por meio de iniciação científica.
Dotar o discente de visão sistêmica e analítica, a fim de torná-lo profissional capacitado para analisar e maximizar sistemas e processos novos ou existentes com qualidade, segurança e respeito ao ambiente e à sociedade, mediante uso efetivo de recursos financeiros, humanos e tecnológicos e pelo emprego das melhores técnicas, ferramentas e conhecimento tácito para que haja a maximização da rentabilidade dos investimentos e do crescimento sustentável das organizações nos diversos setores da produção.
Despertar o espírito empreendedor e o estímulo a participar da geração de soluções inovadoras no âmbito da Engenharia Civil e levar esse discente a desenvolver visão crítica para a percepção de oportunidades de negócios.
Proporcionar a formação de profissional que possa atuar em atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.
Instigar o aprendizado dos procedimentos e das técnicas e o manuseio apropriado dos recursos tecnológicos aplicados na prática profissional.
Estimular o relacionamento com empresas, mediante estágios e intercâmbios acadêmicos.
Reconhecer os limites e as possibilidades da prática profissional.