Nessa área os profissionais são ocupados e atuantes no diagnóstico, no manejo, no controle e na recuperação de ambientes urbanos e rurais, com ênfase no equilíbrio e na sustentabilidade ambiental.
Referência no mercado: O curso de Engenharia Ambiental da FMU oferece uma completa infraestrutura e experientes professores.
Programa inovador:
A matriz curricular, adequada às demandas do mercado de formação profissional em Engenharia Ambiental, possibilita um crescimento fundamentado e sólido. Durante dez semestres, os alunos se envolvem com conteúdos de formações básica e complementar – além de disciplinas profissionalizantes específicas –, em ambientes integrados às áreas da Engenharia do Complexo Educacional FMU, compartilhando experiências e laboratórios com os demais cursos das áreas de Exatas.
Foco no resultado final:
O curso é diferenciado por possuir metodologias inovadoras na oferta da aprendizagem, dentre elas a exposição dos alunos a estudos de caso, simulações, desenvolvimento de projetos ambientais, estudos laboratoriais e aulas interativas, nas quais constroem o conhecimento das disciplinas de maneira integrada e envolvente. Visitas técnicas, projetos integrados e aprendizagem baseada em problemas complementam algumas das estratégias de formação do curso.
A profissão na prática:
Com uma formação multidisciplinar que abrange conhecimentos das áreas de Exatas e de Biológicas, são profissionais capacitados a identificar e a propor soluções que minimizem os impactos da produção e da ação humanas ao meio ambiente, em diversos níveis de complexidade.
O mercado de trabalho para os engenheiros ambientais é promissor, uma vez que a demanda para que empresas se enquadrem às normas internacionais de qualidade e a crescente conscientização da população em relação à necessidade de preservação do meio ambiente abrirão muitas oportunidades no segmento. O setor público deverá oferecer cada vez mais vagas nas secretarias de meio ambiente e órgãos ligados à terra e ao planejamento urbano nos níveis municipal, estadual e federal. Além de atuarem em consultoria ou em projetos específicos, os engenheiros ambientais também podem se dedicar à pesquisa.
Ato Autorizativo: Resolução de 5 de agosto de 2010, do Conselho Diretor e de Ensino, Pesquisa e Extensão - CDEPE.
Valores válidos apenas para os calouros e com o pagamento até o dia 5 de cada mês, e sujeitos a alterações. O(s) valor(es) acima sobrepõem outros valores anteriormente divulgados nos demais meios de comunicação.