Solicitar informações
Análise do educedu
Klivia Silva
Graduação em Enfermagem
-
Modalidade O curso de graduação em Enfermagem é assistido presencialmente nas instalações da Instituição.
-
Duração Possui 9 períodos em sua grade curricular que podem ser concluídos em 5 anos.
-
Certificado oficial Ao final o egresso recebe um diploma de Graduação em Enfermagem.
-
Considerações No curso de Graduação em Enfermagem o aluno estudará assuntos relacionado a promoção, prevenção, educação e recuperação da saúde na coletividade ou individualmente de maneira efetiva e seguindo os princípios éticos da profissão.
-
Dirigido a Para ingressar no curso de graduação em Enfermagem da UniEvangélica é necessário ter certificado de conclusão de segundo grau e ser aprovado no vestibular.
-
Área de atuação Poderá trabalhar em clínicas, Home Care, hospitais públicos e privados como o Hospital Albert Einstein.
Graduação em Enfermagem
-
Conteúdo
Apresentação
O Curso de Enfermagem foi aprovado pelo MEC, em 1999, reconhecido pela Portaria Ministerial nº 3121, de 4 de outubro de 2004, sendo que em 2008 teve seu reconhecimento renovado. Os concluintes de enfermagem da UniEVANGÉLICA apresentaram alto desempenho no ENADE/2007, alcançando média superior ao Brasil de 43.4.
O enfermeiro é o profissional do cuidado, competente a atuar em diferentes cenários: assistência à saúde de pessoas, gerenciamento e gestão de serviços de saúde públicos e privados, ensino de enfermagem e de outras ciências da saúde, bem como pesquisa em diversas linhas. O Sistema Único de Saúde (SUS) tem apresentado alta demanda de enfermeiros, principalmente, no âmbito da Política de Atenção Básica, onde atua em todos os programas de saúde.
O curso atende, integralmente, as Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs), trazendo vantagens significativas ao futuro profissional:
- além de 800h de Estágios Curriculares Supervisionados desenvolvidas no último ano, a partir do 3º período, os acadêmicos contam com sistema arrojado de prática em campo clínico (hospitalar e atenção básica), com acompanhamento efetivo de professores altamente qualificados, que respeita a proporção professor-aluno exigida pelo Conselho Federal de Enfermagem;
- Suporte de infra-estrutura institucional: biblioteca com amplo acervo, Comitê de Ética em Pesquisa, laboratórios tecnologicamente equipados, sistema de apoio pedagógico e nivelamento.
Perfil do Egresso
O curso forma enfermeiro:
- Generalista, com formação humanista, crítica e reflexiva, fundamentada no princípio de integralidade do cuidar, mediante proposta interdisciplinar (assistir, educar e pesquisar);
- Conhecedor do processo saúde/doença do indivíduo, família e comunidade;
- Capaz à tomada de decisão e ao exercício da Enfermagem em todos os níveis de atenção à saúde, durante qualquer fase do ciclo de vida.
- Competente a atuar em equipe multidisciplinar em consonância com as diretrizes das políticas públicas do setor saúde, no atendimento às demandas do Sistema Único de Saúde (SUS), conforme a realidade epidemiológica da macro e da micro região.
- Profissional fundamentado em princípios éticos e morais, voltado para responsabilidade social e compromisso com a cidadania.
Habilidades e competências gerais
* Atuar no âmbito dos programas de saúde de acordo com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).
* Atuar no âmbito da Política de Atenção Básica à Saúde - cuidar do indivíduo, família e comunidade em diferentes cenários de vida e níveis de complexidade do sistema de saúde – atenção básica, média e alta complexidade.
* Tomar decisões profissionais, a partir do pensamento crítico e julgamento clínico de situações de saúde e doença individuais e/ou coletivas para implementação de assistência sistematizada com otimização de recursos humanos e tecnológicos.
* Utilizar a comunicação como instrumento de acesso à informação, interação com equipe multiprofissional e clientes, bem como de educação em saúde e educação continuada.
* Administrar e gerenciar casos individuais e coletivos.
* Exercer a gestão de serviços públicos e privados, segundo a política pública de saúde vigente no país.
* Ministrar e/ou gerenciar programas de educação permanente, tendo em vista a atualização e aprendizagem contínua da equipe de saúde em diferentes situações.
* Desenvolver projetos de pesquisa na área de saúde.
* Integrar a equipe multidisciplinar de saúde, no desenvolvimento de ações voltadas para transformação social e do perfil epidemiológico da população da micro e macroregião.
* Atuar na área de ensino na formação de profissionais da saúde.
* Assumir o compromisso ético, humanístico e social com o trabalho multiprofissional em saúde.
Habilidades e competências específicas
* Assumir diferentes papéis no mundo do trabalho: assistência, gerenciamento (consultoria, auditoria, responsabilidade técnica, controle de infecção, enfermagem do trabalho), ensino (diferentes níveis) e pesquisa.
* Realizar a Consulta de Enfermagem em diferentes especialidades e situações, fundamentada na Sistematização da Assistência de Enfermagem (coleta de dados, diagnóstico, prescrição, implementação e avaliação do cuidado) de forma a assegurar a integralidade da atenção e a qualidade e humanização do atendimento.a diferentes grupos sociais, em distintos processos de vida, saúde, trabalho e adoecimento.
* Utilizar adequadamente diferentes tecnologias para do cuidar em enfermagem, na promoção, prevenção, manutenção e reabilitação da saúde, almejando a integralidade do cuidar.
* Cuidar do indivíduo, família e comunidade apoiado em julgamento clínico, tomada de decisão e habilidades de cuidar específicas à diferentes situações de saúde e doença.
* Atuar ou coordenar Estratégia de Saúde da Família
* Atuar e/ou gerenciar o Programa Nacional de Imunização, garantindo imunização efetiva e segura de toda a população.
* Atuar na atenção básica à saúde da população em diferentes etapas do ciclo de vida: gestação, infância, adolescência, adulta jovem, terceira idade, climatério.
* Atuar em clínicas e ambulatórios no atendimento de média complexidade.
* Atuar em Centro de Diagnósticos.
* Atuar com auditor em órgãos públicos e privados.
* Gerenciar Programa de Pré-Natal de Baixo risco segundo o Programa de Humanização do Pré-Natal e Nascimento (PHPN/SISpé-natal)
* Realizar parto normal sem distócia
* Colaborar no atendimento do neonato normal ou em condições críticas.
* Atuar em equipes de transplantes de órgãos.
* Colaborar ou gerenciar o Programa de Planejamento Familiar
* Atuar em Banco de leite Humano
* Atuar efetivamente em Unidade de Terapia Intensiva (neonatologia, pediatria e adulto/idoso)
* Atuar ou gerenciar equipe de Enfermagem do Sistema de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU)
* Atuar ou Gerenciar Centro Cirúrgico
* Gerenciar Central de Esterilização de Material de saúde
* Atuar ou gerenciar serviço de tratamento de feridas
* Atuar em Oxigenoterapia Hiperbárica
* Atuar em enfermagem aeroespacial
* Atuar como Enfermeiro do trabalho junto ao Programa de Controle de Saúde Ocupacional (PCMSO)
* Atuar em Unidades Oncológicas (ambulatoriais e hospitalares)
* Atuar ou gerenciar centro de quimioterapia
* Atuar ou ser presidente de Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH)
* Atuar o coordenar programas de vigilância em saúde: vigilância epidemiológica, vigilância sanitária
* Instituir e atuar em Saúde Escolar (Escolas Promotoras da saúde)
* Gestor ou enfermeiro de Home Care
* Atuar em enfermagem alternativa: toque terapêutico, autocuidado, acupuntura.
* Atuar como enfermeiro de educação continuada e divulgação de produtos farmacêuticos e outros insumos ou equipamentos hospitalares (empresas privadas)
* Liderar outros agentes de enfermagem no desempenho de ações de cuidar individuais e/ou coletivas.
* Desenvolver, participar e aplicar pesquisas e/ou outras formas de produção de conhecimento.
* Participar da composição das estruturas consultivas e deliberativas do sistema de saúde, bem como assessorar órgãos, empresas e instituições em projetos de saúde.
* Exercer a docência em diferentes níveis: técnico, tecnológico e superior na área de Enfermagem e outras das Ciências da Saúde.
Solicitar informações
Opiniões (4)
Outro curso relacionado com enfermagem
Foi fundamental para minha formação profissional
O curso de enfermagem foi importante, como já trabalho na área da saúde e tinha somente a prática, então o curso me ajudou a ter conhecimento na parte teórica, que é de fundamental importância, e adquirindo mais experiências.
Carmem Araújo Godinho
Graduação em Enfermagem - Noviembre 2011
Altamente recomendável.
O curso ofertado foi muito bom, contribuiu muito para melhorar minha visão profissional, mas hoje vejo a dificuldade de conseguir um bom salário no mercado de trabalho.
Claudia Aires Barbosa Ribeiro
Graduação em Enfermagem - Noviembre 2011
excelente no ensino.
Sarah Melo
Graduação em Enfermagem - Julio 2011
Ótima faculdade! só tenho elogios!!!
Elbia Ferreira
Graduação em Enfermagem - Junio 2011