Análise do educedu
Graduação em Enfermagem
Organização Curricular
A estrutura curricular abrange quatro áreas temáticas: bases biológicas e sociais de enfermagem, fundamentos de enfermagem, assistência de enfermagem e administração em enfermagem.
O curso conta com biblioteca, laboratórios e hospitais específicos para a formação profissional, além de um corpo docente composto por profissionais especializados, mestres, doutores e com serviços de apoio ao estudante.
Do primeiro ao terceiro ano, as metodologias adotadas propiciam o diálogo em um processo pedagógico participativo e reflexivo. Grandes salas de aulas são substituídas por pequenas salas de tutoria, onde o professor assume o papel de tutor de 12 alunos. Professores consultores dão apoio ao estudo auto dirigido e laboratórios interdisciplinares morfofuncionais dão suporte para o desenvolvimento de habilidades. Nas atividades práticas, cada grupo de tutoria atua em uma comunidade. Os dados levantados no trabalho de campo são ampla e solidamente trabalhados nas sessões de tutoria, consolidando, desse modo, a metodologia de ensino caracterizada pelo aprender-fazer, pelo aprender–ser, pelo aprender–conviver.
Evolução do estágio
Por considerar a necessidade de compreensão ampliada do processo saúde/doença, as atividades acadêmicas nos dois primeiros anos estão centradas na família e em seu ambiente sócio-cultural. O trabalho nesse âmbito estrutura-se a partir de uma Unidade Saúde da Família ou UBS da Prefeitura Municipal de Sorocaba, onde cada grupo de tutoria estabelece vínculos de responsabilidade e confiança entre profissionais, famílias e comunidade para, em conjunto, identificar os problemas e necessidades de intervenção. No terceiro ano, as atividades acadêmicas - centradas no processo de cuidar do indivíduo hospitalizado, em suas fases do ciclo vital - estruturam-se nos ambulatórios, enfermarias, centro cirúrgico e obstétrico, pronto-atendimentos e pronto-socorro das diversas instituições conveniadas.
No quarto ano, a última fase da graduação permite ao aluno a vivência do mundo do trabalho e garante ao enfermeiro do serviço de saúde sua participação neste processo. Sempre orientado por docentes da área, atua no planejamento, supervisão, qualificação e avaliação da assistência de enfermagem.
Ao final do curso, já com o título de enfermeiro, o profissional formado estará preparado para exercer a profissão como enfermeiro generalista ou participar de um curso de especialização.
Amo minha profissão, meu sonho foi realizado com este curso.
Mayara Alves
Graduação em Enfermagem - Noviembre 2011