Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável e Agroecologia
ModalidadeO aluno assiste às aulas à distância.
DuraçãoA Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável e Agroecologia tem duração de 4 anos.
Certificado oficialAo final o aluno receberá o diploma de graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável e Agroecologia.
ConsideraçõesA Universidade do Contestado está ajudando no desenvolvimento da região em que está localizada. Para isso, oferece o curso de Desenvolvimento Rural Sustentável e Agroecologia, com o intuito de promover a capacitação e atualização à distância dos produtores rurais pertencentes a modalidade de agricultura familiar.
A ideia é valorizar os jovens agricultores, ampliar as possibilidades de competitividade e proteger o meio ambiente por meio da sustentabilidade.
Dirigido aEste curso tem como público alvo os agricultores com secundário completo pertencentes a modalidade da agricultura familiar.
Área de atuaçãoO profissional graduado poderá atuar na agricultura ecológica e no uso sustentável dos recursos naturais promovendo o desenvolvimento agrícola a nível familiar ou mesmo em nível de uma possível cooperativa.
Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável e Agroecologia
ConteúdoDesenvolvimento Rural Sustentável e Agroecologia
VAGAS: 50 TURNO: A distância DURAÇÃO: 4 anos TITULAÇÃO: Bacharel RECONHECIMENTO: Decreto 1.424/2008 D.O.E/SC de 09/06/2008
A Universidade do Contestado cumprindo com seu papel na região em que está inserida, propõe o curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural Sustentável e Agroecologia, com o objetivo de oferecer novas alternativas e capacitação aos produtores rurais que pertencem a Agricultura Familiar. A fim de valorizar os jovens agricultores, ampliar as chances de competitividade, proteger o meio ambiente com sustentabilidade e eliminar as desigualdades sociais.
Assim, oferece um curso que além de atender os objetivos primeiros traz sua maior vantagem: a questão de ser oferecido na modalidade de Educação a Distância, não afastando o jovem de sua propriedade enquanto o mesmo se capacita para administrá-la. E, ao mesmo tempo que aprende poderá aplicar o conhecimento adquirido, testá-lo e obter retorno. É uma oportunidade ímpar para o desenvolvimento rural sustentável e à agroecologia no estado de Santa Catarina e Sul do Brasil.
A proposta do curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural Sustentável e Agroecologia contempla 2.490 horas/aula e dividido em 5 eixos temáticos: Desenvolvimento Rural Sustentável, Gestão e Economia para as Organizações Agrícolas, Agroecologia, Comunicação/Expressão/Metodologia da Pesquisa e Pedagogia Rural, trabalhando a relação teoria e prática tanto nos componentes curriculares, como nos estágios e no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
Além dos objetivos e justificativas apresentados acima, poderá existir a possibilidade do curso de Bacharelado em Desenvolvimento Rural Sustentável e Agroecologia na modalidade à distância ser subsidiado financeiramente (em partes) pela Instituição aos alunos menos favorecidos dando a possibilidade igualitária a um ensino de qualidade.
A Universidade do Contestado espera com este processo de credenciamento de Educação a Distância e projeto de Bacharelado em Desenvolvimento Rural Sustentável e Agroecologia à Distância, estar realmente cumprindo com seu papel, oferecendo um ensino de qualidade e proporcionando condições concretas de desenvolvimento da sociedade nos campos científicos, técnico e cultural, buscando formas alternativas para delinear o futuro e possibilitar o crescimento sócio-econômico e político-cultural no âmbito de sua abrangência.
Este curso foi lançado pensando-se no desenvolvimento da agricultura familiar que é característica da região Oeste e que está carente de novas alternativas.
O Curso defende a agricultura ecológica e o uso sustentável dos recursos naturais e por tanto, os profissionais são preparados para promover o desenvolvimento agrícola, aplicando o manejo sustentável e ecológico com responsabilidade social e ambiental.
Acreditamos formar profissionais preparados para promover o Desenvolvimento Rural e para garantir a Sustentabilidade da Agricultura familiar.