Graduação em Contabilidade
Concepção
A Contabilidade passa por rápidas transições. As mudanças nas atitudes sociais combinadas com o progresso da tecnologia da informação; a utilização dos métodos quantitativos e das ciências do comportamento têm afetado, profundamente, o cenário de atuação da Contabilidade, criando a necessidade constante de uma reavaliação dos seus objetivos sob uma perspectiva mais ampla.
É papel das Ciências Contábeis suprir a sociedade de informações patrimoniais e sociais relacionadas às entidades, assim entendidas as organizações com e sem fins lucrativos.
O enfoque tradicional nos cursos de graduação em Ciências Contábeis peca por restringir, com grande freqüência, os estudos contábeis a um elenco de procedimentos aplicados, com prejuízo de visão ampla da Contabilidade e sua inserção na dinâmica sócio-econômica dos nossos tempos. De outra parte é também comum a difusão de um entendimento estático da Contabilidade, que leva à negação da necessidade da educação continuada.
Assim, o curso de Ciências Contábeis da UCDB está comprometido com o estudo da realidade brasileira e, sobretudo, no desenvolvimento de estudos e pesquisas em âmbito regional, sem perder de vista os aspectos de cunho internacional. Propicia uma sólida formação teórico-histórica, domínio dos instrumentais, capacidade analítica e visão crítica da realidade com vistas a adaptar-se à dinâmica das mudanças que normalmente ocorrem no mercado de trabalho do contador.
O acadêmico deste curso deverá ter plenas condições para desenvolver trabalhos e pesquisas no âmbito regional, sem perder de vista os aspectos de cunho internacional, e ainda, possuir uma base histórico/teórica que possa lhe oferecer condições para entender a realidade onde se encontra e poder acompanhar o processo de mudança na busca de soluções e alternativas para seu meio.
A UCDB concebe um Curso que ofereça e estimule uma visão crítica para a educação em Contabilidade, criando condições para formar contadores competentes, adequados à dinâmica mundial.
Sua estrutura obedece a construção gradativa do conhecimento, mediante visão dedutiva, das matérias básicas para as específicas, buscando a formação do profissional desejado considerando-se a legislação profissional.
Finalidade
O Curso de Ciências Contábeis oferecido pela UCDB tem como finalidade a formação de um profissional para:
- Adotar um sistema de contabilidade adequado aos órgãos e entidades sociais para que possam tomar decisões e implementar planos e programas;
- Desencadear um processo gradativo de sensibilização do cidadão sobre a utilidade da informação contábil, visando o exercício da cidadania;
- Orientar os órgãos sobre a obrigatoriedade dos municípios divulgarem suas demonstrações contábeis para o conhecimento do cidadão comum;
- Interpretar os resultados contábeis no patrimônio, subsidiando decisões;
- Utilizar processos de informatização aplicáveis à contabilidade;
- Cumprir o Código de Ética Profissional do Contabilista.
Os acadêmicos do curso de Ciências Contábeis recebem formação básica em Contabilidade, garantindo o domínio de instrumentos para interagirem com um conjunto variado de temas, entre os quais a organização das empresas, o papel e o impacto das políticas emanadas do Governo, o fenômeno inflacionário e o processo histórico de desenvolvimento da economia brasileira.
Objetivos
O objetivo das Ciências Contábeis deve ser o de formar profissionais competentes, que possam contribuir efetivamente para a sociedade na qual exercem suas atividades e para a profissão da qual fazem parte. A manutenção da competência profissional, face às mudanças em andamento, torna-se imperativa para que desenvolvam e mantenham a atitude de aprender a aprender. O curso de graduação em Ciências Contábeis deve suprir o acadêmico de conhecimentos, habilidades e valores profissionais; capacidade de análise crítica suficiente para o exercício profissional; aprendizado contínuo com a conseqüente adaptação às mudanças que venham a ocorrer durante sua vida profissional.
A Universidade Católica Dom Bosco é onde o aluno pode ter certeza que vai encontrar eficiência e eficácia para o mercado de trabalho.
Samuel Ferreira
Graduação em Contabilidade - Abril 2012
Recomendável.
Professores muito bons, o atendimento ao aluno também sempre foi um serviço qualificado.
Marli Cristina Schroeder
Graduação em Contabilidade - Marzo 2012
A UNDB dispões de professores preparados a ministração das matérias e ótimo acompanhamento pedagógico e humano, com métodos capazes de despertar o interesse do aluno.
Nelma Veloso
Graduação em Contabilidade - Agosto 2011
Pontos positivos
Venho por este deixar claro que a faculdade Dom Bosco é uma instituição séria e com muito conhecimento a oferecer para nós jovens, adultos e idosos. Não tem idade para a busca de conhecimento. Lá podemos encontrar pessoas qualificadas em um ambiente seguro.
Henae Bueno
Graduação em Contabilidade - Agosto 2011
Ótimo, excelente
É um curso muito bom com um farto material educativo, e de uma seriedade plena. Não deixa a desejar com relação aos cursos presenciais do mercado.
Francisco Lacerda Aquino
Graduação em Contabilidade - Agosto 2011
A Graduação em Contabilidade da Universidade Católica é muito boa. É excelente! Um projeto pedagógico bem elaborado, que se preocupa com o profissional e o ser humano, dando-lhe uma formação completa.
Lima Rosa
Graduação em Contabilidade - Julio 2011
Eu realizei um ótimo curso com essa Graduação em Contabilidade. Na minha opinião, acho que este curso me deu uma formação maior do que a que eu esperava. Em todos os aspectos, a universidade Católica Dom Bosco se destacou para mim..
Harlei Tiago Hirschmann
Graduação em Contabilidade - Junio 2011
Excelente curso, maravilhoso.
Maria Imaculada
Graduação em Contabilidade - Junio 2011
Fiquei muito satisfeito com o curso de Graduação em Contabilidade da Universidade Católica dom Bosco.
Eduardo Antunes Dias Oliveira
Graduação em Contabilidade - Junio 2011
Já sou profissional da área, fiz a graduação para tentar um concurso público e a universidade me proporcionou essa realização.
Gilvan Claudio Veiga
Graduação em Contabilidade - Junio 2011