Certificado oficialO aluno receberá, ao final do curso, um diploma de graduação concedido pela UniFOA.
ConsideraçõesO profissional formado pela UniFOA é capaz de lidar com as constantes mudanças e com a velocidade dos acontecimentos na atualidade. O curso forma os estudantes de modo que possam atuar nos diferentes meios, sejam eles emissoras de televisão, rádio, jornal ou de internet.
O fundamental ensinado no curso é manter a ética e a precisão na transmissão da informação. Os estudantes tem a oportunidade de trabalhar no jornal da instituição como forma de estágio.
Dirigido aTodos os interssados em atuar na área da comunicação.
Área de atuaçãoHá possibilidade nos diferentes meios de informação tais como emissoras, jornais e revistas. Os novos meios de comunicação tem contratado muitos profissionais.
ObjectivosUma das palavras mágicas que define o jornalista atualmente é polivalência ou versatilidade. O jornalista de hoje deve ser capaz de lidar com diferentes situações profissionais, de entender um pouco de cada área afim e, principalmente, ter capacidade de adaptação às mudanças. Afinal, ele é o profissional responsável pelo registro dos acontecimentos para informar à sociedade, atuando na apuração de dados, na redação e edição de reportagens e artigos para rádios, jornais, revistas, emissoras de tevê, internet e empresas de assessoria de imprensa. Ser um bom jornalista requer empenho e requisitos básicos como gostar de ler e escrever e ter a curiosidade aguçada e atenta aos fatos. A origem da profissão é a palavra, o texto que transmite informação de forma clara, objetiva e, sobretudo, com credibilidade e qualidade.
TitulaçãoGraduação em Comunicação Social - Jornalismo
ConteúdoMercado de Trabalho
Os profissionais formados em Jornalismo atuam nas redações dos veículos impressos, nos departamentos de radiojornalismo, telejornalismo e nas assessorias de imprensa em funções como repórter, redator, editor, chefe de reportagem, produtor de pautas, repórter cinematográfico, apresentador de rádio ou TV, assessor de imprensa, produtor de textos de qualquer natureza.
A relação profissional�tecnologia é um binômio inevitável atualmente. O profissional da informação de hoje precisa, mais do que nunca, se adaptar a essa nova realidade e conviver com os avanços tecnológicos. A internet, por exemplo, é um campo que absorve cada vez mais profissionais. O jornalista produz conteúdo para sites, desde reportagens até textos de apresentação de empresas ou organizações. A maioria dos projetos precisa de um profissional da informação, como centros de memória empresarial e bancos de dados de ONGs.
Diferenciais do curso no UniFOA
O curso conta com um quadro docente selecionado entre os melhores profissionais de comunicação da região e de importantes capitais. A matriz curricular possibilita o trabalho dentro de uma proposta de ensino prático e crítico, totalmente voltado para a realidade.
A cada semestre os alunos são estimulados a desenvolver pelo menos um projeto na área de comunicação, como a produção de um jornal, de um documentário, de um programa de rádio para que ele possa aprender na prática e esteja preparado para atuar em qualquer área do jornalismo.
O aluno é motivado a conhecer a rotina das redações, dos estúdios de TV e das rádios. A partir do segundo período os alunos passam a fazer parte da equipe de produção do Via Campus, jornal institucional da FOA/UniFOA e ainda a produzir textos de toda natureza, exercitando, desde cedo, aquela que será a sua maior e mais constante atividade.