Certificado oficialAo final do curso, o estudante recebe o título.
ConsideraçõesO curso forma um profissional do campo da informação capaz de atuar em qualquer dos meios de modo sério e ético. No curso, é conjugada a dimensão teórica da comunicação ao lado de seu aspecto prático. A importância da informação no mundo contemporâneo e necessidade da ética no exercer da profissão são pontos destacados da formação.
Dirigido aO curso é aberto a todos os interessados na humanidades especialmente aqueles que pensam em trabalhar com o jornalismo.
Área de atuaçãoHá oportunidades nos diferentes meios de comunicação: jornais, revistas, rádio televisão e internet. As assessorias de imprensa e a atividade acadêmica também são alternativas interessantes.
ObjectivosO Curso de Bacharel em Comunicação Social - habilitação: Jornalismo, tem a missão de ser agente na formação de bons profissionais da informação, tanto do ponto de vista técnico quanto ético e humanístico. A instituição tem como objetivo oferecer ferramentas e mostrar caminhos para que o aluno também se desenvolva dentro de um processo autodidata e continuado. O ensino de Jornalismo na FIPH - Faculdades Integradas Pe. Humberto pretende oferecer uma formação cultural que permita o entendimento do mundo contemporâneo, o domínio das teorias inerentes ao jornalismo e o exercício dos fundamentos que caracterizam a profissão de jornalista em suas diversas aplicações (jornais, revistas, emissoras e produtoras de rádio e TV, agências e assessorias, internet, ensino e pesquisa). Acreditamos que a atividade de jornalista é dinâmica e em constante processo de transformação, cujo exercício é diferencial consistente para a transmissão de conhecimento. O egresso de Jornalismo das FIPH deve ser um profissional crítico, tecnicamente capacitado a atuar no mercado de trabalho com versatilidade para se adequar às mudanças que os avanços conceituais e tecnológicos impõem à forma de se lidar com a informação e divulgá-la. O graduado também deve deixar a faculdade consciente da função social do jornalista: trabalhar pelo direito da sociedade à informação, zelar pela liberdade de imprensa, contribuir para a construção de um país justo, fiscalizar os poderes constituídos, ser instrumento da cidadania e canal para as aspirações de um Estado democrático e comprometido com os Direitos Humanos.
TitulaçãoGraduação em Comunicação Social - Jornalismo
ConteúdoPLANEJAMENTO CURRICULAR
1ºperíodo:
Língua Portuguesa e Redação I
Filosofia
Teoria e Método de Pesquisa
Psicologia
Teoria da Comunicação
Novas Tecnologias
2ºperíodo:
Língua Portuguesa e Redação II
Comunicação de Massa
Economia
Sociologia
Sociologia da Comunicação
Antropologia Cultural
Estatística
3ºperíodo:
Língua Portuguesa e Redação III
Estética e Cultura de Massa
Cultura Brasileira
Técnicas de Publicidade e Propaganda I
Técnicas de Jornalismo I
Técnicas de Relações Públicas I
4ºperíodo:
Língua Portuguesa e Redação IV
Comunicação Comparada
Técnicas de Publicidade e Propaganda II
Técnicas de Jornalismo II
Técnicas de Relações Públicas II
Planejamento Gráfico I
5ºperíodo:
Técnicas de Reportagem, Entrevista e Pesquisa em Jornalismo I
Planejamento Gráfico II
Radiojornalismo I
Fotografia I
Ética e Legislação
Política Brasileira
6ºperíodo:
Técnicas de Reportagem, Entrevista e Pesquisa em Jornalismo II
Planejamento Gráfico III
Radiojornalismo I
Redação Jornalística I
Fotografia II
Produção Gráfica
Projetos Experimentais I
7ºperíodo:
Técnicas de Reportagem, Entrevista e Pesquisa em Jornalismo III
Jornalismo On Line
Telejornalismo I
Radiojornalismo II
Redação Jornalística II
Projetos Experimentais II
8ºperíodo:
Telejornalismo II
Redação Jornalística III
Projetos Experimentais III (Monografia)