Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo
ModalidadeAs aulas serão presenciais e ministradas na sede da instituição.
Certificado oficialA FIC oferece diploma ao aluno que concluir com êxito o curso.
ConsideraçõesO curso de graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo é oferecido desde 2002. Neste curso o aluno aprenderá através de uma dimensão teórico-crítica a função e repercussão social contemporânea do jornalismo.
O aluno aprenderá a interpretar, explicar e contextualizar as informações, publicando-as nos mais diversos meios de comunicação.
Dirigido aO curso de Graduação é dirigido para alunos que tenham concluído o nível médio.
Área de atuaçãoO profissional poderá exercer as atividades de assessoria de imprensa, colunismo, diagramação, edição, locução e rádio, produção de pauta, reportagem de impressa e televisiva, revisão e webjornalismo.
Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo
ObjectivosO objetivo do Curso Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, da Faculdade Integrada do Ceará - FIC é prover profissionais à sociedade capazes de planejar, executar e avaliar projetos jornalísticos, de interpretar, explicar e contextualizar as informações e de compreender a dimensão teórico-crítica do discurso jornalístico e suas respectivas funções na constituição das relações sociais contemporâneas.
TitulaçãoGraduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo
ConteúdoPerfil Profissiográfico
O egresso do Curso de Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo atuará num cenário de transformação e modernização sócio-econômica e terá grande responsabilidade social como produtor de conhecimento e de cultura.
O jornalista é mediador cultural e como tal deverá atuar sempre em consonância com a realidade regional, matriz criativa e criadora que permite a inovação, com aberturas para a globalização e a internacionalização, sem que perca a identidade cultural.
Para tanto, registrará fatos jornalísticos, apurando, interpretando, editando e transformando-os em notícias e reportagens, usando a linguagem jornalística apropriada aos diferentes meios, mantendo-se crítico e independente quanto às relações de poder.
O jornalista trabalha com bens simbólicos - notícias, reportagens e outros e exerce suas atividades nos meios de comunicação de massa, no campo da comunicação institucional privada ou governamental, atuando como redatores, noticiaristas, repórteres, repórteres fotográficos e editores, produzindo notícias de caráter informativo, reportagens, entrevistas, editoriais, crônicas, comentários e ensaios fotográficos. Como arquivistas, cabe-lhes organizar e conservar, cultural e tecnicamente, o arquivo editorial. Revisores ou diagramadores ou ilustradores ou designers gráficos são também funções que poderão desempenhar.
O desenvolvimento de aptidões como as acima referidas passa pela aquisição de uma sólida cultura geral significativa e abrangente (literária, artística, histórica, científica) - base de inspiração fecunda e garantia de uma visão crítica da sociedade e dos costumes - e que incluirá necessariamente uma reflexão ética constante sobre o papel do jornalista na sociedade. Liderança e ética nas atitudes, eis as principais qualidades do jornalista do século XXI.
Mercado de Trabalho:
Na área empresarial
Jornais, Revistas, Televisão e Emissoras de Rádio
Administração de empresas jornalísticas
Assessoria de imprensa de empresas públicas, privadas ou não governamentais.
Na área docente
Instituições de ensino superior e cursos técnicos.
Ótima Faculdade
Gostei muito dos quatros anos que passei na FIC. Além da ótima estrutura física, os professores são excelentes e preocupados com a aprendizagem.
Lee Pontes
Graduação em Comunicação Social - Habilitação em Jornalismo - Agosto 2011