ConteúdoO Comércio Exterior passou a ser foco da atenção da sociedade a partir da década de 90, quando o governo brasileiro abriu as fronteiras econômicas do país. Ainda naquela época, o avanço do comércio eletrônico fez com que o comércio internacional se tornasse acessível a todo cidadão. Nesse contexto, o profissional de Comércio Exterior passou a ser cada vez mais valorizado.
Conhecer transações de importação e exportação, legislação aduaneira, operações de câmbio, processos logísticos e mercados internacionais são exigências para o profissional dessa área oferecidas pelo curso de Comércio Exterior.
Para a conclusão do curso de Comércio Exterior da Universidade Positivo, os acadêmicos desenvolvem planos para a gestão de empresas internacionais, visando à importação e exportação. Esse trabalho pode ser utilizado pelo acadêmico como um portfólio que mostra a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos no decorrer dos quatro anos de Graduação.
Mercado de trabalho:
O profissional de Comércio Exterior é um gestor das áreas de importação e exportação, legislação aduaneira, operações de câmbio, negociação entre países, processos logísticos nacionais e internacionais e comércio internacional.
Pode atuar em empresas públicas, privadas, de importação e exportação, embaixadas, consulados, bancos, consultorias e assessorias.
Para ingressar nesse mercado, as oportunidades de estágio e os processos de trainees ofertados pelas empresas contribuem significativamente. Os concursos públicos e o espírito empreendedor também permitem a inserção no mercado.