DuraçãoO curso conta com um total de 3.400 horas de atividades.
Certificado oficialReceberá um diploma de conclusão do curso de graduação em Ciências Biológicas.
ConsideraçõesO curso de Ciências Biológicas da UNIPINHAL tem como objetivo proporcionar a formação de profissionais preparados para atuar de maneira competente e responsável no diversificado, amplo e crescente campo de atuação do biólogo.
As atividades incluem aulas práticas e teóricas, estágios de licenciatura e bacharelado. É oferecido no período noturno e tem duração de oito semestres (quatro anos).
O Biólogo egresso da UNIPINHAL recebe os graus de Bacharel e de Licenciado em Ciências Biológicas.
A última avaliação pelo MEC, realizada em 2004, concedeu o conceito "Muito bom" ao curso, a mais alta qualificação, em mais de três quartos dos conceitos avaliados. O renovação de reconhecimento do curso foi feita pela portaria número 818 do Ministério da Educação, de 11 de março de 2005.
O curso exige também o cumprimento de uma grande carga horária em atividades práticas. Para tanto dispões de laboratórios de Química, Bioquímica, Zoologia, Botânica, Microscopia/Histologia, Anatomia e Microbiologia, além de Herbário. Conta ainda laboratórios de informática equipados com microcomputadores, impressoras e acesso a internet, para a realização de aulas, trabalhos e pesquisas, disponíveis nos períodos matutino, vespertino e noturno. Também estão disponíveis para os estudantes salas equipadas com projetores multimídia para realização de aulas e apresentação de trabalhos e palestras.
Dirigido aInteressados em estudar os seres vivos nos níveis moleculares, celulares, fisiológicos e morfológicos, bem como as relações destes seres entre si e com o meio ambiente biótico e abiótico.
Área de atuaçãoLaboratórios, pesquisador de universidades ou de empresas públicas e privadas.
ObjectivosO curso de Ciências Biológicas do UNIPINHAL visa formar profissionais aptos a atuar de forma competente e responsável no diversificado, amplo e crescente campo de atuação do biólogo. O curso totaliza 3.400 horas de atividades, incluindo aulas práticas e teóricas, estágios de licenciatura e bacharelado e atividades complementares. É oferecido no período noturno e tem duração de oito semestres (quatro anos). O Biólogo egresso do UNIPINHAL recebe os graus de Bacharel e de Licenciado em Ciências Biológicas.
ConteúdoAs Ciências Biológicas estudam os seres vivos nos níveis moleculares, celulares, fisiológicos e morfológicos, e as relações destes seres entre si e com o meio ambiente biótico e abiótico. O Biólogo tem um papel preponderante em todas as questões que envolvem, entre outros, a saúde humana e animal; o estudo, manejo, conservação e recuperação de recursos biológicos; a produção e seleção de animais e plantas para criação e cultivo e a manipulação, estudo e aplicação de microorganismos em processos industriais e de pesquisa. Por lidar com toda a diversidade da vida, desde seus níveis mais básicos até os mais complexos, o Biólogo encontra uma variedade de áreas e objetos de atuação que não tem paralelo em nenhuma outra área das ciências naturais.
O Curso
Reconhecimento
A última avaliação pelo MEC foi realizada em 2004, tendo o curso recebido conceito “Muito bom” (o maior possível) em mais de três quartos dos conceitos avaliados. O renovação de reconhecimento do curso foi feita pela portaria número 818 do Ministério da Educação, de 11 de março de 2005.
Infra-Estrutura
O curso de Ciências Biológicas apresenta uma grande carga horária em atividades práticas. Para tanto dispões de laboratórios de Química, Bioquímica, Zoologia, Botânica, Microscopia/Histologia, Anatomia e Microbiologia, além de Herbário. O curso conta ainda laboratórios de informática equipados com microcomputadores, impressoras e acesso a internet, para a realização de aulas, trabalhos e pesquisas, disponíveis nos períodos matutino, vespertino e noturno. Também estão disponíveis salas equipadas com projetores multimídia para realização de aulas e apresentação de trabalhos e palestras.
Exercício Profissional
O reconhecimento do Biólogo como profissão está regulamentado pela lei 6.684 de 03 de Setembro de 1979 e pelo decreto 88.438, de 28 de Julho de 1983. O exercício profissional é fiscalizado Conselho Federal (CFBio, http://www.cfbio.org.br/) e pelos Conselhos Regionais (CRBio, http://www.crbio01.org.br/cms/) de Biologia.