O curso de Ciências Biológicas do UniBH faz parte do Departamento de Ciências Biológicas, Ambientais e da Saúde (DCBAS), integrado também pelos cursos de Ecologia, Educação Física, Farmácia, Fisioterapia, Geografia e Análise Ambiental, Medicina e Nutrição.
Com sede no campus Estoril, o curso de Ciências Biológicas disponibiliza a modalidade de bacharelado, com ênfase em meio ambiente e biotecnologia, no período diurno, e de licenciatura, à noite. Terminada a licenciatura ou o bacharelado, o aluno poderá continuar seus estudos, completando a carga horária da segunda modalidade.
Infra-estrutura:
Dotado de uma estrutura de ponta, o campus Estoril conta com biotério e diversos laboratórios, entre os quais se destacam os de Anatomia Humana, Botânica, Cito-Histologia, Bioquímica, Fisiologia, Microbiologia de Alimentos e Imunologia, Microbiologia Geral, Patologia e Parasitologia, Química Analítica, Química Geral, Química Orgânica e Zoologia. A essa estrutura, soma-se a de pessoal – altamente qualificada – constituída principalmente por doutores em diversas áreas.
Mercado:
A Lei Federal n° 6.684, de 3 de setembro de 1979, regulamenta a profissão de biólogo, cujo exercício profissional é normatizado pelo Decreto n° 88.438, de 23 de junho de 1983. A Biologia é, ainda hoje, uma das áreas do conhecimento com maior deficiência de professores graduados e capacitados para o seu ensino. Há também uma evidente carência no País, principalmente nas capitais e federações mais longínquas, de profissionais que promovam o desenvolvimento científico-tecnológico, para que se melhore a qualidade de vida, abordando aspectos inerentes e atuais.
Os biólogos vêm-se inserindo no mercado de trabalho de forma crescente e diversificada, nas mais diversas áreas de atuação previstas pela legislação profissional, o que reflete a rápida e significativa expansão que caracteriza o campo das ciências biológicas como um todo. Tem-se afirmado, no meio científico, que a Biologia é a ciência do século XXI. Como tal, de fato, é possível constatar a estreita relação das áreas de atuação do biólogo com questões emergenciais da atualidade, como a problemática ambiental, a gestão e conservação de recursos naturais, biotecnologias e educação para a cidadania, entre outras.
Foi muito bom para a minha carreira profissional ter feito o curso de Ciências Biológicas, supriu minhas expectativas.
Priscila Pereira
Graduação em Ciências Biológicas - Septiembre 2011