ModalidadeA graduação em Ciências Biológicas é ministrada de forma presencial.
DuraçãoO curso tem um total de 3840 horas, com duração mínima de 4 anos.
Certificado oficialO aluno recebe um diploma de Graduação em Ciências Biológicas quando finaliza programa.
ConsideraçõesA grade curricular do curso é atualizada e focada na formação generalista e interdisciplinar, ajudando a formar profissionais mais completos para o mercado de trabalho. Conta com um corpo docente qualificado composto em sua maioria por Mestres e Doutores.
O curso oferece aulas práticas em laboratórios, além de visitas técnicas e aulas de campo, além do desenvolvimento de projetos de pesquisa e extensão. Para isso os laboratórios tanto básicos como os específicos possuem ampla e moderna infraestrutura, monitorada por uma equipe técnica qualificada. A Biblioteca da instituição possui um amplo acervo e acesso a banco de dados nacionais e internacionais, além de espaço amplo e confortável para a leitura e estudo.
Dirigido aPessoas que já concluíram o ensino médio ou equivalente que apresentem interesse em desenvolver as competências requeridas para a licenciatura em Ciências Biológicas.
Área de atuaçãoO profissional formado em biologia pode trabalhar nas indústrias farmacêutica e alimentícia. É possível atuar também em projetos de infra-estrutura, avaliando o impacto ambiental e auxiliando na proteção e recuperação do meio ambiente. Além disso o biólogo ainda pode atuar na área da pesquisa e docência.
ObjectivosFormar cidadão Biólogo comprometido com a ética, capaz de atuar no magistério do ensino básico e na docência superior, e de contribuir com as políticas públicas e pesquisas da área de saúde e meio ambiente, biotecnologia e biosegurança.
Dirigido aTodos os que conseguem vislumbrar a importância da Educação (Ensino, Pesquisa e Extensão) como principal meio capaz de transformar as pessoas, preparando-as para PRESERVAR o Meio Ambiente como ação primordial de permitir o Desenvolvimento Sustentável e a perpetuação da VIDA na Terra, sendo estes: Pessoas portadoras de diploma do ensino médio ou equivalente que apresentem interesse em desenvolver as competências requeridas para a licenciatura em Ciências Biológicas, especificamente àquelas que preparam o professor de Biologia para o magistério do ensino básico e a docência superior; Professores que atuam no magistério e que necessitam da graduação, desde que comprovem a conclusão do ensino médio; Pessoas portadoras de diploma de nível superior que queiram agregar conhecimentos das ciências biológicas.
ConteúdoDiferencial do curso
Visitas técnicas e viagens de campo para conhecimento da biodiversidade da região;
Estudos sobre os ecossistemas da região, como: mata atlântica, manguezal, lagoa, dunas, praias, rios entre outros;
Metodologias integradoras dos conhecimentos científico e prático, facilitadoras da aprendizagem do aluno;
Laboratórios equipados para o desenvolvimento de aulas práticas e de pesquisa, consolidando a integração teoria-prática;
Desenvolvimento, aliados aos eixos de conteúdos, de projetos específicos e integrados, priorizando como objeto de estudo o fenômeno da vida em todas as suas manifestações, de forma interativa, garantindo a horizontalidade e verticalidade conceituais e contando com a participação de professores e alunos;
O curso evidencia o desenvolvimento de posturas e de valores que cercam as relações entre os seres humanos e o meio ambiente, entre o referencial teórico pontuado, contribuindo para a formação de profissionais solidários, com sensibilidade científica e cidadãos comprometidos com a qualidade de vida.
Funcionamento e estrutura
O curso funciona na Unidade Salgado Filho (integrante do Campus Sede da UnP, em Natal), localizada na Av. Salgado Filho, 1.610 - Lagoa Nova. Sua estrutura comporta salas de aula climatizadas e os laboratórios de Anatomia Humana (anatômico); de Biologia dos Sistemas Orgânicos; de Biologia Molecular e Genética; de Microbiologia e Imunologia; de Morfofisiopatologia; de Parasitologia; de Botânica; de Geociências; de Prática Pedagógica; de Zoologia; de Informática; Química e Bioquímica; Fisiologia; Farmacologia; Herbário e Biotério. Comporta, também, sala de professores, salas de direção do curso e de coordenação de prática de ensino e de estágio, além da Central de Atendimento. São disponibilizados recursos audiovisuais, de multimídia e serviço de apoio psicopedagógico ao aluno. A biblioteca é constituída por um acervo atualizado e em permanente renovação e disponibiliza os serviços de consulta, reserva e renovação de empréstimos via Internet. O espaço físico está adaptado para pessoas portadoras de necessidades especiais.
Matriz Curricular
A Matriz Curricular do Curso de Ciências Biológicas da UnP foi estruturada de acordo com as orientações preconizadas nas diretrizes curriculares nacionais para a graduação em Ciências Biológicas, primando pela formação de um profissional com visão generalista, investigativa e atualizada da realidade, dentro de uma visão continuada de sua formação profissional.
Assim, essa matriz foi construída a partir de ciclos de formação, tendo a Evolução como principal eixo integrador entre esses conhecimentos, perpassando toda estrutura curricular, e se apresentando como:
FORMAÇÃO GERAL: disciplinas ministradas na 1ª e 2ª séries que possibilitam ao discente efetuar uma leitura crítica da realidade, instrumentalizar-se para compreender, comunicar-se e agir cientificamente diante das questões que lhe forem apresentadas, através de conteúdos que permitem que o aluno conheça seu curso, suas atribuições e responsabilidades como profissional inserido em uma área, bem como se integrem com alunos e conhecimentos dos outros cursos dessa área, além de fornecer os conceitos e preceitos básicos das ciências biológicas, sócio-antropológicas, químicas, matemáticas e metodológicas, sempre inseridos nos princípios da bioética e biossegurança.
FORMAÇÃO BÁSICO-PROFISSIONALIZANTE: disciplinas inseridas a partir da 1ª e até a 6ª série que permitem a construção dos conhecimentos básicos, porém já dirigidos aos futuros profissionais das ciências biológicas e da saúde, preparando-os para atuar nas áreas da biologia celular e molecular, histologia, anatomia, embriologia, microbiologia, imunologia, parasitologia, entre outras, que dão continuidade ao processo formativo básico, integrando-os como imprescindíveis para o bom funcionamento do organismo.
FORMAÇÃO PROFISSIONALIZANTE: disciplinas iniciadas na 2ª série e continuadas até a integralização da estrutura curricular na 8ª série. Através dos conteúdos da zoologia, botânica, genética, geologia, biogeografia, oceanografia, limnologia, etologia e gestão ambiental, acompanhados e retrabalhados pelas disciplinas pedagógicas, o futuro profissional é conduzido à conclusão de sua formação do graduado em ciências biológicas, apto a desenvolver suas atribuições plenas de Biólogo.
Atividades de pesquisa
Contam com bolsa do Programa de Bolsas de Iniciação Científica – ProBIC/UnP e concentram estudos sobre a biodiversidade e biologia educacional, investigando as relações estruturais, funcionais e evolutivas dos seres vivos e, principalmente, na melhoria da qualidade de vida.
Atividades de extensão
Possibilitam ao aluno prestar serviços à comunidade, em estabelecimentos educacionais, no sentido da melhoria do ensino das ciências biológicas.
Mercado de trabalho
Dentre outras, o egresso do curso poderá atuar no mercado das seguintes formas:
Em estabelecimentos educacionais, no magistério do ensino básico, níveis fundamental e médio;
Em instituições de ensino superior público e privado, na docência e no apoio a atividades de pesquisa sobre a evolução dos seres vivos;
Em organizações públicas, desenvolvendo: políticas de manejo, conservação e preservação da biodiversidade; estudos, projetos e pesquisas sobre saneamento e melhoramento do meio ambiente;
Em entidades associativas, realizando projetos de conscientização da comunidade sobre técnicas de manejo e conservação da biodiversidade, multiplicando os conhecimentos da biologia para a melhoria da qualidade de vida das pessoas;
Em institutos de pesquisas e empresas exploradoras dos recursos biológicos, realizando explorações na área de biologia conforme os preceitos legais das convenções internacionais;
No terceiro setor, fomentando políticas de defesa e preservação dos recursos biológicos em função da preservação da biodiversidade.
A Unp é com certeza uma Universidade que abre muito espaço para vários profissionais de diferentes áreas, sendo portanto sinônimo competência e inovação! Além disso possui excelentes professores.
Acredito que o curso é muito bom, foi bem administrado.
A instituição tem uma boa infraestrutura, porém, deixou um pouco a desejar em alumas disciplinas ofertadas. Na minha opinião, deveria ser agregado mais disciplinas no curso com o objetivo de suprir as necessidades do mercado de trabalho, para que os alunos após formados se sentirem mais seguros em busca de um bom emprego. Quanto ao resto, foi excelente!
Foi riquissímo para meu desempenho profissional
A Unp é com certeza uma Universidade que abre muito espaço para vários profissionais de diferentes áreas, sendo portanto sinônimo competência e inovação! Além disso possui excelentes professores.
Silvana Genésio
Graduação em Ciências Biológicas - Enero 2012
Foi bom para mim
Curso altamente interessante, com um campo de conhecimento muito vasto, professores muito bons.
Juvenia Gabriella Melo
Graduação em Ciências Biológicas - Octubre 2011
O curso de Ciências Biológicas foi exatamente o que imaginava. Satisfeita!!!!!
Tatiana Ventura
Graduação em Ciências Biológicas - Septiembre 2011
Acredito que o curso é muito bom, foi bem administrado. A instituição tem uma boa infraestrutura, porém, deixou um pouco a desejar em alumas disciplinas ofertadas. Na minha opinião, deveria ser agregado mais disciplinas no curso com o objetivo de suprir as necessidades do mercado de trabalho, para que os alunos após formados se sentirem mais seguros em busca de um bom emprego. Quanto ao resto, foi excelente!
Ludson Fernandes
Graduação em Ciências Biológicas - Junio 2011
Muito bom o curso de Biologia da UNP.
Sebastião Gilton
Graduação em Ciências Biológicas - Junio 2011