ConteúdoCiências Aeronáuticas
A grade curricular da graduação contempla disciplinas em um nível de profundidade que capacitará o aluno para o desempenho profissional adequado às novas realidades do mercado.
O curso de Ciências Aeronáuticas prepara o profissional para atender aos avanços tecnológicos das aeronaves e dos equipamentos utilizados no auxílio à navegação aérea, capacitando-os para atuação ampla como pilotos, chefes de operações, coordenadores de vôo ou professores, dando seqüência, assim, à carreira acadêmica dentro de padrões internacionais. Atende à necessidade de capacitação profissional por parte de quem pretende entrar nesse mercado de trabalho promissor, garantindo à sociedade profissionais com formação teórica sólida e atualizada, preparados para assumir cargos de responsabilidade, no cargo de Piloto Comercial habilitado para vôos por instrumento em aeronaves mono e multimotores.
Segundo estatísticas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) , o país possui a segunda maior frota de aeronaves do mundo. Com o mercado da Aviação Civil em franca expansão e os avanços tecnológicos relativos à operação das aeronaves, as empresas aéreas elevaram o nível de exigência, dando preferência à formação em nível superior em Ciências Aeronáuticas.
A Universidade FUMEC forma profissionais de primeira linha, dentro de padrões internacionais, aptos a ocuparem as posições existentes e que surgirão progressivamente no setor da Aviação Civil; enfim, profissionais preparados para atender às necessidades da sociedade, assumindo cargos de responsabilidade e desempenhando suas funções com qualidade e precisão.
O aluno obterá o Certificado de Conhecimentos Teóricos de Piloto de Linha Aérea e terá completado o mínimo de 150 horas de vôo. A matriz curricular do curso contempla, dentre outras, as disciplinas: Motores a Reação, Navegação Aérea, Segurança de Vôo, Administração de Empresas Aéreas, Meteorologia, Teoria de Vôo e Física.
Requisitos para o curso:
Idade mínima de 18 anos, completos até o final do primeiro semestre do curso;
Obtenção, após a aprovação no vestibular, do Certificado de Capacidade Física de 2ª Classe (CCF) , junto ao Ministério da Aeronáutica. A aprovação neste exame é condição para o ingresso na graduação;
Aprovação em exames Teóricos e de Proficiência Técnica aplicados pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) , até o término do curso.
Dispensa de disciplinas:
De acordo com o Artg. 47 da LDB, do MEC, o aluno que possuir o CHT - Certificado de Habilitação Técnica de Piloto de Linha Aérea - poderá ser dispensado, a critério da faculdade, de algumas disciplinas da matriz curricular.
Para as disciplinas teóricas de PP (Piloto Privado - Avião), ele deverá fazer uma prova que será marcada logo no início do semestre, na qual ele deverá obter aproveitamento mínimo de 80% (oitenta por cento) em cada uma.