Certificado oficialAo final o aluno será Bacharel em Arquitetura e Urbanismo.
ConsideraçõesO curso tem como meta a capacitação de profissionais para que atuem no planejamento de ambientes em espaços públicos e privados.
O profissional será responsável por projetos arquitetônicos, bem como a concretização dos mesmos.
Dirigido aO curso pode ser realizado por alunos que concluíram o secundário e que tenham interesse pela área.
Área de atuaçãoO arquiteto e urbanista poderá trabalhar no campo da construção civil, idealizando e criando empreendimentos tanto no âmbito público como no privado até a sua concretização. O profissional também atua como empreendedor e inovador no campo da arquitetura, realizando ambientação de interiores e exteriores e também prestando assessorias.
O Curso de Arquitetura e Urbanismo da UnC tem por objetivo formar profissionais com o domínio essencial dos campos de conhecimento necessários à sua atuação, aptos a conceber e organizar o ambiente físico de acordo com as necessidades e anseios individuais e coletivos, com as teorias e tecnologias disponíveis e com os condicionantes do meio.
A arquitetura é considerada uma atividade de interesse público e neste sentido recomenda-se que as escolas de arquitetura persigam os seguintes objetivos:
- Qualidade de vida digna para todos os habitantes dos assentamentos humanos;
- Uso tecnológico que respeite as necessidades sociais, culturais e estéticas dos povos;
- Equilíbrio ecológico e desenvolvimento sustentável do ambiente construído;
- Arquitetura valorizada como patrimônio e responsabilidade de todos.
A formação dos profissionais estará comprometida com a realidade do mundo do trabalho, ao mesmo tempo em que buscará o aprimoramento das teorias e tecnologias que irão promover o desenvolvimento da atividade profissional.
O Arquiteto Urbanista atua nas áreas de edificações, conjuntos arquitetônicos e monumentos, arquitetura paisagística e de interiores. É capaz, também, de exercer atividades de planejamento físico, local, urbano e regional. Suas atividades incluem: supervisão, coordenação e orientação técnicas; estudo, planejamento, projeto e especificação; estudo de viabilidade técnico- econômica; assistência, assessoria e consultoria; direção, execução e fiscalização de obra e serviço técnico; vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico. Pode, ainda, desempenhar cargos e funções técnicas, elaborar orçamentos e cuidar de padronização, mensuração e controle de qualidade. Sua formação específica permite-lhe coordenar equipes de instalação, montagem, operação, reparo e manutenção ou realizar, ele mesmo, essas tarefas. Ele é capaz, também, de executar desenho técnico, e de se responsabilizar por análise, experimentação, ensaio, divulgação e produção técnica especializada.