A criação do Curso de Arquitetura e Urbanismo na Anchieta, juntamente com sua proposta política pedagógica, considerou como premissa básica a inexistência do Curso no Município de São Bernardo do Campo, e a existência de somente um único curso na região do ABC Paulista.
Vale ressaltar que nos últimos anos houve um processo de expansão da Região do ABC e com isso uma demanda de profissionais que atuem na área do urbanismo e da construção civil.
Até o momento, muito dessa demanda vem sendo coberta por arquitetos e urbanistas formados em outras regiões do estado e por engenheiros civis.
A expansão da malha urbana observada nos últimos anos vem contribuindo para a criação de novos bairros e a formação das áreas periféricas, gerando expectativas e solicitações de profissionais qualificados da área de arquitetura e urbanismo.
A complexidade cultural gerada por esta expansão abre precedentes para a introdução de uma nova concepção arquitetônica, urbanística e paisagística a ser desenvolvida.
Outra lacuna a ser preenchida pelos profissionais da arquitetura e urbanismo na região é a possibilidade de atuação nas administrações públicas devido à abrangência e especificidades que a formação permite.