Arquitetura e o Urbanismo
Informações gerais
A profissão
A Arquitetura e o Urbanismo podem ser entendidos como a arte de conceber, criar e organizar espaços para o homem que atendam suas necessidades e promovam, na sociedade, a melhoria da qualidade de vida, a preservação do meio ambiente e de seu patrimônio cultural, contribuindo para a formação e transformação de normas e valores mais humanos.
Mercado de trabalho
Em um contexto de permanente adaptação, transformação de valores e geração de novas expectativas eclodem as demandas do mercado de trabalho do arquiteto. O campo de atuação é maior do que se imagina, e pode desenvolver-se sob diversas condições: profissional liberal, como funcionário em empresas privadas ou públicas, como empresário ou como consultor autônomo, entre outras. As suas atividades abrangem desde projetos para habitações individuais até planejamento de cidades ou regiões. Sua formação multidisciplinar o habilita ainda a seguir a carreira docente, integrando-se ao ensino e pesquisa nas universidades, a prestar serviços de consultoria e a executar obras de restauro de patrimônio histórico, artístico e cultural.
O curso
O curso de Arquitetura e Urbanismo, dentro do objetivo da formação do arquiteto pleno, desenvolve um único eixo estrutural que tem como base ?o fazer do projeto?, dentro do universo fundamental teórico-técnico da arquitetura do edifício, da paisagem e do urbano.
Por que fazer Arquitetura e Urbanismo na PUCPR?
O profissional formado pelo curso de Arquitetura e Urbanismo da PUCPR, além de ser altamente capacitado, possui princípios éticos, sociais e cristãos. O diferencial do futuro arquiteto é a atuação plena nas diversas áreas e escalas de atividades da Arquitetura e do Urbanismo. Na PUCPR busca-se um profissional capaz de responder às demandas sociais do seu tempo e que esteja preparado para enfrentar as transformações da realidade e suas novas necessidades.
O curso de Arquitetura e Urbanismo da Pucpr é muito interessante e completo!!
Tatiana Baggio
Graduação em Arquitetura e Urbanismo - Junio 2011