Certificado oficialO egresso receberá um Diploma de Administração.
ConsideraçõesNa área administrativa o gerenciamento de empresas, fundamentando normas e funções, requer uma visão estratégica de sistêmica sobre os elementos de produção.
Ao decorrer do curso o aluno irá estudar técnicas de economia, direito, sociologia, ciências contábeis, entre outras e sendo acompanhados por uma banca especializada de mestres, doutores e um infraestrutura capaz de atender as necessidades acadêmicas dos discentes.
A elaboração bem estruturada de projetos, relatórios e ações é uma capacitação viabilizada pelo ensino do curso, uma vez que aplica técnicas administrativas que desenvolvam aceleradamente o espírito de liderança nos negócios, trazendo resultados eficazes aos empreendimentos.
Dirigido aA graduação é indicada para estudantes de nível médio que tenham interesse pela área de exatas.
Área de atuaçãoO mercado de trabalho oferece oportunidades no setor público e privado, para ocupar cargos de chefia e gerência.
ObjectivosCom o intuito de consolidar o perfil profissional pretendido definiram-se as competências e habilidades que se deseja desenvolver ou aprimorar no desempenho da profissão de administrador.
As competências e as habilidades demonstram um conjunto de saberes e conhecimentos provenientes de várias instâncias como: da formação geral, da formação profissional e da experiência de trabalho e social.
As competências e habilidades específicas são resultantes do perfil, da vocação regional e da organização diferenciada do currículo do curso de Administração com Habilitação em Administração Geral que engloba o projeto pedagógico.
ConteúdoTitulação: Bacharelado em Administração Geral
Reconhecimento: Reconhecimento Renovado pela Portaria nº 4.327 de 22/12/2004
Período: Noturno
Duração: 4 anos
Vagas: 160
A qualificação real constitui-se pela articulação dos vários saberes oriundos de diferentes esferas – formais, informais, teóricos, práticos e tácitos para ajudar o egresso a resolver problemas e enfrentar situações de imprevisibilidade, incerteza e instabilidade.
O conjunto de saberes e conhecimentos ministrados ao longo do curso de Administração com Habilitação em Administração Geral, desenvolverá as seguintes competências e habilidades:
- Compreender as ações Administrativas, de modo Integrado, Sistêmico e Estratégico e suas Relações com o Meio Ambiente;
- Criar e propor modelos de Gestão efetivamente Inovadores;
- Comunicar-se e expressar-se adequadamente nos documentos técnicos específicos;
- Expressar-se de modo criativo e crítico diante dos diversos contextos organizacionais e sociais;
- Organizar e coordenar atividades, programas e projetos;
- Identificar, equacionar e avaliar riscos;
- Selecionar procedimentos que proporcionem uma atuação interativa em benefício dos objetivos comuns da instituição e do grupo.
Avaliação
Critérios de Avaliação do Processo Ensino-Aprendizagem
O aproveitamento escolar será avaliado pelo acompanhamento contínuo do aluno e mediante os resultados por ele obtidos nos exercícios escolares, trabalhos, relatórios, provas teóricas e práticas e demais atividades programadas em cada disciplina.
A avaliação de desempenho do aluno no processo de ensino-aprendizagem, nas disciplinas teóricas, fica a cargo do professor, que deve especificar como será realizada essa avaliação na programação (conteúdo programático) de sua disciplina. A coordenação sugere, ao menos, uma avaliação escrita que avalie o conhecimento sobre o tema de sua disciplina de forma não-diretiva no bimestre, mas sempre com uma avaliação complementar, que priorize o desenvolvimento de habilidades (como provas práticas, atividades práticas extra-classe e apresentação de seminários). Itens como interesse e participação em sala de aula e presença também devem ser considerados.
A avaliação do desempenho escolar é feita por disciplina, incidindo sobre a freqüência e o aproveitamento.
A freqüência às aulas e demais atividades escolares é obrigatória e permitida somente aos alunos matriculados. Será, independentemente dos demais resultados obtidos, considerado reprovado na disciplina, o aluno que não obtenha freqüência de, no mínimo, 75%(setenta e cinco por cento) das aulas e demais atividades programadas, cabendo ao professor a responsabilidade pelo controle.
A nota atribuída por avaliação de aproveitamento escolar em cada bimestre será de zero a dez, permitindo-se frações em escala de (0,5) meio ponto.
É considerado aprovado o aluno que obtiver, na disciplina, o mínimo de 75%(setenta e cinco por cento) de freqüência e média aritmética das notas bimestrais, no mínimo igual a 7,0 (sete) , sendo dispensado do exame final.
Após o exame final, é considerado aprovado o aluno cuja média final seja igual ou superior a 5,0 (cinco), obtida entre a média de aproveitamento e a nota do exame final.
O aluno que não atingir a média final 5,0 (cinco) ou tenha deixado de realizar o exame final, pode prestar exame de 2ª época, sendo que nessa situação a média final será obtida entre a média de aproveitamento e a nota do exame de segunda época, devendo atingir o mínimo de 5,0 (cinco) para ser aprovado na disciplina.
É permitida a revisão de provas e exames ao aluno que, em requerimento, anexando fundamentação do pedido, solicitar no prazo de 48 (quarenta e oito) horas após a publicação do resultado. O processo de revisão de provas atende a normas fixadas pelo Conselho Acadêmico Superior.
É permitida a 2ª chamada de provas ao aluno que, por motivo de força maior, devidamente comprovado, solicite no prazo de 03 (três) dias úteis, a partir da data de realização da prova ou exame.
O aluno reprovado no máximo em 02 (duas) disciplinas, pode matricular-se na série seguinte, devendo cursá-las como dependências.
As aulas, atividades e provas de disciplinas em dependência
terão um calendário especial.
Sistema de auto avaliação do curso
Os cursos de graduação desenvolvem um plano de avaliação interna com o objetivo de acompanhar sistematicamente a consolidação de seu projeto pedagógico.
Essa modalidade de avaliação, a qual não exclui a contribuição externa, tem por objetivo proporcionar aos integrantes do curso - dirigentes, corpo docente e discente – informações atualizadas acerca dos recursos acadêmicos, da atuação docente e da infra-estrutura disponível.
A metodologia e os critérios de avaliação sobre o desempenho docente, compreendidas as atividades de ensino, iniciação científica e extensão, foram estabelecidos pelo Núcleo de Avaliação Interna, criado por portaria da Reitoria do Centro Universitário, que tem como objetivo principal a coordenação das Atividades de Avaliação Institucional na UNORP. Esse núcleo é constituído por cinco professores e um funcionário da área administrativa e está hierarquicamente subordinado à Pró-Reitoria Acadêmica da UNORP.
Laboratórios
- Laboratórios de Informática
Formas de Acesso
O processo seletivo do Centro Universitário do Norte Paulista (UNORP) é definido a cada ano pelo Conselho Acadêmico Superior e publicado em Edital correspondente.
As inscrições dos candidatos devem ser feitas pela Internet ou pessoalmente na própria instituição, mediante preenchimento de ficha de inscrição e recolhimento de taxa correspondente.
A data das provas será divulgada no Edital e o processo seletivo agendado terá seus dados divulgados em mural da instituição. O processo será composto por duas provas, sendo uma de Redação e a segunda de Conhecimentos Gerais, baseadas nos currículos de Ensino Médio das redes pública e privada.
O aluno poderá optar pelo aproveitamento de suas notas no ENEM, conforme consta dos editais publicados. Constarão, também desses editais, os cursos, turnos e quantidade de vagas oferecidas, bem como os demais elementos previstos na legislação vigente.
O aluno poderá optar por sistema de bolsa (FIES e PROUNI), para tanto deverá no ato da inscrição fazer sua escolha.
Grade Curricular:
Contabilidade Geral
Economia Introdutória e Teoria Econômica
Instituições de Direito Público e Direito Privado
Matemática Financeira
Psicologia Geral e Aplicada
Teoria da Administração e das Organizações
Administração da Produção e Operações e Logística
Administração Mercadológica
Administração Pública
Estatística Aplicada à Administração
Fundamentos Filosóficos e Sociológicos
Gestão de Custos e Análise das Demonstrações Financeiras
Administração de Recursos Humanos
Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais
Desenvolvimento Gerencial e Ética Profissional
Legislação Trabalhista e Tributária
Mercado Financeiro e de Capitais
Planejamento Estratégico
Administração de Sistemas de Informação
Administração Financeira e Orçamentária
Elaboração e Desenvolvimento de Projetos
Gestão Empreendedora e Plano de Negócios
Gestão Empresarial/Jogos de Empresa
Seminários Avançados em Administração/Pesq. Operacional e Tecnológicas