Objetivo Geral
O Curso de Psicologia da Universidade Paranaense – UNIPAR, com base nas premissas que emanam da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, e nas determinações das Diretrizes Curriculares Nacionais para os Cursos de Graduação em Psicologia CNE/CES n.º 8, de 07 de maio de 2004, tem como objetivo geral:
Formar profissionais com capacidade de desenvolvimento intelectual autônomo e permanente, éticos e comprometidos com a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Com conhecimentos técnicos, humanísticos, ambientais e histórico-sociais necessários ao entendimento, interpretação e intervenção na realidade nacional e regional. Instrumentalizando-os com métodos, técnicas e recursos que possibilitem uma atuação condigna e competente nas suas funções na área da Psicologia.
Objetivos Específicos
Formação do Psicólogo tem por objetivo, capacitar o acadêmico de Psicologia, para que este possa desenvolver atividades de cunho preventivo e/ou interventivo com estratégias clínicas para a promoção da saúde, em atuações comprometidas socialmente junto à comunidade, observando os princípios éticos que regem a vida humana e a atividade profissional; dedicação aos sujeitos sem distinção de raça, situação social, credo, ou tendência política. Como objetivo primordial o curso busca o contato do acadêmico com a realidade social problematizando as teorias e as técnicas a partir deste contato. O curso prioriza também, despertar no acadêmico de Psicologia o interesse pela Produção Científica, levando o mesmo a compreender a importância deste trabalho para o desenvolvimento da ciência e a sua aplicabilidade na realidade social. - Proporcionar ao acadêmico, o conhecimento das diferentes teorias e práticas profissionais, através de conteúdo teórico (eixos estruturantes) de núcleos comuns e específicos, bem como, estágios básicos e específicos; - Viabilizar, através de práticas de extensão, a ampliação do diálogo com a comunidade, instigando no acadêmico a necessidade do comprometimento destes nos problemas sociais pertinentes à realidade a qual estão inseridos. - Fomentar o interesse na produção científica através da confecção de relatórios como produtos de leituras, práticas e orientações de estágios, bem como na participação de ensino como a Mostra de Estágios Básicos, Eventos Científicos do Curso e da IES e outros. - Incentivar a participação em projeto de pesquisa institucional e na confecção do artigo científico baseado na prática de Estágio Supervisionado Específico I.
Perfil do Egresso
O Egresso do curso de graduação da Universidade Paranaense - UNIPAR é caracterizado por uma formação profissional atualizada fundamentada nos conhecimentos técnico-científicos, bem como nos princípios éticos e humanísticos voltados à cidadania. Neste sentido, ele se revela como um profissional capaz de reconhecer os problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade.
A partir das competências e das habilidades gerais do egresso do Curso de Graduação em Psicologia da UNIPAR, consoante o que dispõe o art. 4.º, da Resolução CNE/CES n.º 8, de 05/2004, deve ser assegurado, no perfil do formando egresso. O Curso de Psicologia da UNIPAR visa formar profissionais qualificados, atentos à realidade social, cultural e econômica da comunidade onde irão atuar, com uma formação: generalista, pluralista, crítica e reflexiva, profissionais capazes de atuar em todos os níveis de atenção a saúde mental, qualidade de vida e qualidade dos relacionamentos interpessoais, dentro dos princípios técnicos/científicos, com sólida formação humanística e ética.
Portanto, o psicólogo deve atuar tendo como preocupação a prevenção, promoção, proteção e reabilitação da saúde mental, tanto do ponto de vista individual quanto coletivo. Ao egresso da Psicologia quando em trabalho multiprofissional, deverá estar apto a assumir posição de liderança tendo como foco o bem estar da comunidade, quando em administração e gerenciamento deverá ter iniciativa, visão empreendedora e gestora
Dentro desse panorama, o Curso de Psicologia da UNIPAR busca a formação de um profissional que não seja apenas um "mero aplicador de técnicas". Busca-se assim, a formação de um profissional capaz de se integrar à sociedade, no sentido de prestar serviços de qualidade à comunidade, capaz de exercer a profissão tanto em âmbito privado, como integrado à equipes multidisciplinares e serviços públicos socializados.
Competências e Habilidades
Assim, o Curso de Graduação em Psicologia da Universidade Paranaense – UNIPAR deve possibilitar, no perfil específico do egresso, as seguintes competências e habilidades: - Pautar-se por princípios éticos e democráticos: responsabilidade ética e social, dignidade humana, respeito mútuo, participação, responsabilidade, diálogo e solidariedade; - Reconhecer formas de discriminação racial, social, de gênero, posicionando-se diante delas de forma crítica, com respaldo em pressupostos epistemológicos coerentes e na bibliografia de referência; - Atuar em pesquisa básica e aplicada nas diferentes áreas da Psicologia, comprometendo-se com a divulgação dos resultados das pesquisas em veículos adequados para ampliar a difusão e ampliação do conhecimento; - Entender o processo histórico de produção do conhecimento da Psicologia referente a conceitos, princípio e teorias; - Estabelecer relações entre ciência, tecnologia e sociedade; - Aplicar a metodologia científica para o planejamento, gerenciamento e execução de processos e técnicas visando o desenvolvimento de projetos, perícias, consultorias, emissão de laudos, pareceres em diferentes contextos; - Utilizar os conhecimentos das Psicologia para compreender e transformar o contexto sócio-político e as relações nas quais está inserida a prática profissional, conhecendo a legislação pertinente; - Desenvolver ações estratégicas capazes de ampliar e aperfeiçoar as formas de atuação profissional, preparando-se para a inserção no mercado de trabalho em contínua transformação; Orientar escolhas e decisões em valores e pressupostos metodológicos alinhados com a democracia, com o respeito à diversidade étnica e cultural; - Atuar multi e interdisciplinarmente, interagindo com diferentes especialidades e diversos profissionais, de modo a estar preparado a contínua mudança do mundo produtivo; - Avaliar o impacto potencial ou real de novos conhecimentos, tecnologias, serviços e produtos resultantes da atividade profissional, considerando os aspectos éticos, sociais e epistemológicos; - Comprometer-se com o desenvolvimento profissional constante, assumindo uma postura de flexibilidade e disponibilidade para mudanças contínuas, esclarecidas quanto às opções sindicais e corporativas inerentes ao exercício profissional.
Mercado de Trabalho
O Psicólogo com formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, deverá atuar em suas atividades profissionais com base no rigor científico e intelectual. Capacitado ao exercício profissional, pautado nas ênfases curriculares ofertadas pelo Curso de Psicologia, quais sejam, PSICOLOGIA E PROCESSOS CLÍNICOS e PSICOLOGIA E PROCESSOS DE PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE, em locais de atuação como Clínicas Particulares e de serviço público em atendimentos com focos de atuação psicoterápicos clínicos, adequando-se as políticas públicas em saúde mental e promoção da saúde. Em escolas, empresas, hospitais, clínicas de repouso, creches, asilos, orfanatos, Centros de Reabilitação e Educação Especial, Instituições Comunitárias, e tantas outras entidades de ação social e em participações na construção das políticas públicas de atenção primária a saúde e nas de ação social, em atuações de caráter de preventivo e de promoção da saúde, além de atuações em Instituições de Ensino e Pesquisa, ou em qualquer outra, onde seus conhecimentos científicos sejam requisitados. Sendo este profissional também Bacharel, deverá estar capacitado para, respectivamente, realizar pesquisas no âmbito das ciências humanas e sociais e da saúde, unido assim a díade Ciência e Profissão.
Altamente recomendável pelo corpo docente e estrutura física.
A minha formação foi de altíssima qualidade e me deixou preparada para atuação profissional.
Tatiana Gotardo
Graduação em Psicologia - Noviembre 2011
Altamente recomendável pelo seu corpo docente.
A Graduação de Psicologia da Universidade do Paranaense (UNIPAR) tem bons professores, bom atendimento ao aluno e é boa também no quesito programa do curso e possui uma infraestrutura sempre em ampliação.
Teresa Dziewa
Graduação em Psicologia - Agosto 2011
Ensino superior de qualidade!
Ensino superior de qualidade, professores qualificados e preparados para a atividade de docente e a instituição é bem estruturada e equipada.
Melanyia Lemes
Graduação em Psicologia - Agosto 2011
Parabéns...
Num contexto contemporâneo onde as diversidades aleatórias se rompem em fragmentos sociais diversificados, as questões pragmáticas relativos ao ensino vêm ao encontro da necessidade de aperfeiçoar o acadêmico para melhor inserção no mercado trabalhista atual.
Miguel Joaquim das Neves
Graduação em Psicologia - Agosto 2011
Diante do sétimo semestre nesta Universidade é possível dizer que o meu curso ajuda muito na carreira profissional, pois desde o segundo semestre entramos em contato com o ato profissional, abrindo nossa visão diante de expectativas que possuíamos.
Ana Maria da Silva
Graduação em Psicologia - Junio 2011
Aprendi muito nesse curso, seja em termos praticos da profissão ou para vida pessoal. E sempre que tenho alguma dúvida, sei que posso contar com meus ex professores.
Janaína Cabral de Souza Vendruscolo
Graduação em Psicologia - Junio 2011
É um curso muito interessante!
Raquel Vieira
Graduação em Psicologia - Junio 2011
Estudei durante 5 anos integrais. Acredito que esta é uma excelente universidade e que cada aluno também precisa fazer a sua parte se esforçando com aquilo que lhe é proposto e está a disposição. Existem ótimos professores e funcionários capacitados para nos atender, mas assim como em qualquer outra instituição de ensino, alguns ítens poderiam ser reavaliados.
Fabiane Zielak Claro
Graduação em Psicologia - Junio 2011