Especialização em Sistemas Eletrônicos Embarcados

Solicitar informações

Análise do educedu

Marina Cunha

Especialização em Sistemas Eletrônicos Embarcados

  • Modalidade A Especialização em Sistemas Eletrônicos Embarcados da PUCPR é presencial.
  • Duração Para a conclusão do curso, são necessárias 360 horas/aula.
  • Certificado oficial O título concedido ao aluno é de Especialista em Sistemas Eletrônicos Embarcados.
  • Considerações A Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) tem 5 campi em: Curitiba, São José dos Pinhais, Toledo, Londrina e Maringá. Além disso, são 27.000 estudantes entre os mais de 200 cursos reconhecidos pelo MEC que a PUCPR oferece. A Especialização em Sistemas Eletrônicos Embarcados aperfeiçoa o conhecimento do aluno nessa área. Os Sistemas Eletrônicos Embarcados possuem o controle e a inteligência dentro de um dispositivo eletrônico. O estudante aprende a criar novos produtos a partir desse tipo de tecnologia.
  • Dirigido a O curso está destinado a pessoas com nível superior em Engenharia Elétrica, Engenharia de Computação, Análise de Sistemas e Ciências da Computação.
  • Área de atuação Especialista em Sistemas Eletrônicos Embarcados podem exercer a profissão em lugares como: Vale; MBR; Accenture; Unibanco;
Quer saber mais sobre este curso?
Solicitar informações

Especialização em Sistemas Eletrônicos Embarcados

  • Titulação Especialista em Sistemas Eletrônicos Embarcados
  • Conteúdo Proposta

    A evolução dos sistemas eletrônicos digitais tornou possível o desenvolvimento de sistemas microprocessados com alto nível de integração, incorporando grande número de funções. Desta forma, Software e Hardware estão contidos diretamente em uma pastilha de silício que serão utilizados em Sistemas Eletrônicos Embarcados, equipamentos e instrumentos.

    O objetivo deste curso é capacitar ao estudante a utilizar dispositivos programáveis em eletrônica, como microcontroladores, processador de sinais digitais, dispositivos de comunicação via rede TCP/IP e rede móvel celular, permitindo a criação de produtos inovadores ou a melhora de produtos existentes pela utilização de Sistemas Eletrônicos Embarcados.

    Um sistema eletrônico embarcado é uma solução combinada de componentes eletrônicos programáveis (microcontroladores ou dispositivos lógico programáveis) e software dedicado (firmware) interligados com interfaces de entrada e saída, desempenhando as funções operacionais em um produto para o qual foi projetado. O nome de sistema embutido ou sistema embarcado provêm do fato do controle e a inteligência do equipamento estar inserido dentro de um dispositivo eletrônico. Este curso possui um enfoque prático, sendo que mais de 50% do tempo do curso será realizado em laboratório em que o estudante aprenderá a teoria fazendo na prática.

    Público

    Pessoas que possuam formação em Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Computação, Análise de Sistemas, Ciências da Computação e Tecnólogos. Profissionais que tenham interesse no desenvolvimento de produtos eletrônicos, envolvendo hardware e software. A facilidade em programação e uma base em eletrônica são importantes para que o estudante tenha um bom desempenho ao longo do curso.

       Local

    Campus Curitiba - Prado Velho

       Dias e horários

    Sábado - 07h30min às 12h50min
    Sábado - 13h30min às 17h10min


       Periodicidade

    Semanal

       Carga Horária

    360 horas

     Início    Término    Vagas
    2 de abril de 2011   março de 2012      24

       Disciplinas
    • Engenharia de Software para Sistemas Embarcados

      Introdução à Engenharia de Software. Modelos de Ciclo de Vida de Software. Produto de Software. Requisito de software. Técnicas de Levantamento de Requisitos. Estudo de Viabilidade. Métricas de Software. Análise de Pontos de Função (FPA). Estimativa de esforço de projeto. Especificação de Sistemas de Software usando Análise Orientada a Objetos. Teste e Revisão de Software. atuais em Engenharia de Software.

      Carga horária: 30
    • Epistemologia

      Apresentação dos critérios clássicos de cientificidade. Análise dos modelos teóricos de verdade construídos historicamente (grega, latina e hebraica) assim como suas concepções atuais. A compatibilidade entre fé e razão na produção do conhecimento. Desenvolvimento do método científico a partir do século XVII mediante as perspectivas racionalista e empirista. O método positivista e suas repercussões nas diferentes áreas do conhecimento. As tentativas de superações contemporâneas do modelo de conhecimento newtoniano-cartesiano mediante reflexões como: teoria da complexidade de E. Morin, teoria dos paradigmas de T. Kuhn, teoria da falseabilidade de K. Popper, entre outras.

      Carga horária: 15
    • Etica

      Análise dos principais modelos éticos ocidentais, tais como: ética das virtudes aristotélica, ética da interioridade cristã, ética do dever kantiana, ética da responsabilidade de Hans Jonas e suas contribuições na formação humana, especialmente na profissional, de acordo com a missão marista (missão da PUCPR). Identificação da relação entre os modelos acima destacados com as necessidades específicas das diferentes áreas do conhecimento. Discussão sobre a crise dos valores da contemporaneidade.

      Carga horária: 15
    • Interfaceamento e Sensores Eletrônicos

      Fundamentos de transdução de eventos e instrumentação; tipos, características e princípio de funcionamento de transdutores

      Carga horária: 30
    • Lógica Combinacional e Seqüêncial

      Introdução - Evolução da Microeletrônica. Introdução a sistemas digitais; Introdução a Circuitos Combinacionais; Sistemas numéricos Conceito de portas lógicas Introdução a Álgebra Booleana Simplificação utilizando Teorema de Karnaugh Somadores, subtratores binários, comparadores de magnitude Multiplexadores; Demultiplexadores; Codificadores; Decodificadores; Decodificadores de sete segmentos Introdução a Circuitos Seqüências Introdução ao funcionamento de latches e flip-flops Contadores Decimais e Binários Registradores

      Carga horária: 15
    • Metodologia Cientifica

      A pesquisa como fator de produção do conhecimento e a sua elaboração no modelo acadêmico. Procedimento para a condução de pesquisa científica em Eletrônica.

      Carga horária: 15
    • Processamento Digital de Sinais

      - Arquitetura HARVARD - Características dos DSP comerciais - Programação em assembler e C para DSP - Desenvolvimento prático de aplicações com DSP para: áudio, telecomunicações e controle.

      Carga horária: 30
    • Programação em J2ME

      Ambiente de Desenvolvimento Java Características da linguagem Java para J2ME Arquitetura J2ME: 3 J2ME development tools Mobile development for PDAs Manipulação interface com o usuário Armazenamento de dados Programação Client server Programação JTWI e MIDP

      Carga horária: 30
    • Programação em Linguagem C

      - Introdução - Estruturas de dados para sistemas embutidos - Interrupção em C - Tradução C/Assembly - C++ Embutido

      Carga horária: 30
    • Projetos em Lógica Programável

      1 - Introdução a circuitos lógicos programáveis; 2 - Introdução a utilização de ferramentas para utilização de circuitos lógicos programáveis; 3 - Experiências em laboratório utilizando kits de lógica programável 4 - Número de experências: 15

      Carga horária: 15
    • Sistemas Microcontrolados

      - Introdução aos Microcontroladores - Microcontrolador 8051 - Microcontroladores Microchip (PIC) - Microcontroladores Texas MSP430 - Microcontroladores ATMEL

      Carga horária: 45
    • Tecnologias de Comunicação

      Tecnologias Sem Fio de Comunicação Pessoal: Bluetooth e Zigbee Tecnologias Sem Fio de Comunicação Local: Wifi G802.11 Módulos Transmissores e Receptores de Rádio Digital

      Carga horária: 30
    • Tecnologias de Rede TCP/IP e Internet Embarcada

      Modelo OSI. Arquitetura em Camadas. Rede Ethernet. Equipamentos. Conjunto de protocolos Inter Rede IP. Camada de Aplicação

      Carga horária: 30
    • Tópicos Especiais em Sistemas Embarcados I

      Introdução à Lógica programável e HDL. Introdução, evolução, limitações, ferramentas de projeto e utilidade. Modelamento de estruturas em VHDL apresentando os elementos básicos da linguagem com a utilização do software QUARTUS II. Estrutura, desenvolvimento e teste de modelos. Modelamento comportamental e processamento seqüencial. Objetos, tipos, sinais e atributos. Operações lógicas, operadores e atrasos. Arquiteturas múltiplas. Concorrência. Operações seqüenciais. Sub programas, pacotes e bibliotecas.

      Carga horária: 15
    • Tópicos Especiais em Sistemas Embarcados II
Solicitar informações

Outro curso relacionado com engenharia de software