Análise do educedu
Especialização em Sistema Operacional Linux - Em parceria com a IBM
Conteúdo Programático Resumido
Módulo de formação básica e nivelamento
– Hardware e Arquitetura
– Instalação e Gerenciamento de Pacotes
– Comandos GNU e Unix
– Dispositivos, Sistema de Arquivos, FHS (Filesystem Hierarchy Standard)
– Sistema X Window
Módulo de formação específica
– Kernel
– Boot, inicialização, shutdown e runlevels
– Sistema de impressão
– Documentação
– Shells, Scripting, Programação e Compilação
– Tarefas Administrativas
– Fundamentos de Rede
– Serviços de Rede
– Segurança
– Linux Kernel
– Inicialização do sistema
– Sistema de Arquivos
– Hardware
– Compartilhamento de arquivos e serviços
– Manutenção do sistema
– Automação e personalização do sistema
– Troubleshooting
– Configurações de Rede
– Correio eletrônico e notícias
– Domain Name System (DNS)
– Serviços Web
– Gerenciamento de clientes de rede
– Segurança
– Troubleshooting de rede
Trabalho de conclusão de curso
– Metodologia da Pesquisa
Tecnologia
Tecnologia empregada para provas e estudo via WEB(elarning) po um link de 1.5Mbs e com redundância de 512Kbs. E-learning é aprender pela Internet. Os componentes do E-learning incluem múltiplas plataformas para disseminação do conhecimento, gerenciamento das experiências de aprendizado e uma comunidade de usuários, desenvolvedores de conteúdo e experts. O E-learning prove uma rápida redução dos custos, aumentando o acesso ao aprendizado, e uma clara monitoração para todos os participantes do processo de aprendizado. Nos dias de hoje, as organizações que implementam o E-learning oferecem a seus colaboradores a habilidade de transformar mudança em vantagem competitiva.
E-learning oferece a monitoração, acesso e oportunidade. Isto permite que as pessoas e as organizações mantenham-se atualizadas com as mudanças na economia global que hoje ocorrem na velocidade da Internet.
O E-learning será o grande equalizador no próximo século. Eliminando as barreiras do tempo, distância e sócio econômicas, os indivíduos podem agora tomar o controle de seu aprendizado.
Infra-Estrutura
As atividades desenvolver-se-ão em sala de aula ou a critério do professor com atividades laboratoriais, utilizando as configurações computacionais disponíveis na Faculdade. Laboratórios com 25 máquinas, biblioteca, equipamentos (computadores, roteadores, switches e hubs). A biblioteca indicada para os trabalhos de consulta será a da UNEB, o que não impede que o aluno recorra aos recursos disponíveis em outras IES.
Sistema de Avaliação
- A forma de avaliação será a critério do professor.
- A nota mínima para aprovação será o grau 70% para as provas dos módulos e 80% para provas finais.
- O aluno deverá ter, pelo menos, de 75% de freqüência em cada disciplina.
- O aluno que não conseguir aprovação poderá ficar como ouvinte no curso, se preparando para a LPIC nível I.
- Será definido um instrumento de avaliação onde serão avaliados itens como: professores, coordenação, atendimento administrativo e instalações físicas.
Trabalho de Conclusão
Deverá ser realizado projeto mediante escolha individual de um dos itens da relação de assuntos afins previamente selecionados pela Coordenação. O aluno deverá ainda escolher entre os professores do curso ou outra IES, o seu orientador (um para cada grupo de cinco orientandos).
O trabalho final deverá ser concluído, encapado e entregue em dois exemplares, na cor azul, o trabalho final será submetido a uma Banca Examinadora presidida pela Coordenadora e dois professores especialistas no assunto objeto da monografia, para avaliação e atribuição de grau, condição indispensável para obtenção do Certificado de Especialização.
Sem dúvida nenhuma esse curso foi impressionante porque eu realmente aprendi e já posso aplicar o que aprendi nessa especialização. A UNEB dá muita segurança.
Anônimo
Especialização em Sistema Operacional Linux - Em parceria com a IBM - Enero 2012