Análise do educedu
Especialização em Responsabilidade Social Empresarial e Desenvolvimento Sustentável
Nas últimas décadas, e, mais intensamente, na década de 90, o modelo de desenvolvimento até então vigente tem sido repensado. Esse debate é orientado pelo conceito de Sustentabilidade, divulgado pela primeira vez em 1987, no Relatório Brundtland, publicado pela Comissão Mundial para o Meio Ambiente da Organização das Nações Unidas (ONU).
As empresas também participam dessas discussões, sendo desafiadas a responder a demandas sociais, repensando seus próprios negócios e sua relação com seus stakeholders e com o meio ambiente.
Entendemos que a empresa sozinha nem sempre pode dar conta de tais demandas – o que também não é desejável – e, por isso, é fundamental criar alianças e parcerias para uma atuação responsável.
A Responsabilidade Social Empresarial nasce da preocupação com os impactos da atividade econômica sobre as relações sociais, e também sobre o meio ambiente, observando que há uma estreita relação entre os impactos sociais e ambientais (alguns pesquisadores preferem falar em Responsabilidade Sócio-Ambiental, a fim de destacar esta relação). Segundo o Grupo de Instituições, Fundações e Empresas (GIFE), a Responsabilidade Social Empresarial é uma forma ética de conduzir os negócios de modo que a empresa seja parceira e co-responsável pelo desenvolvimento sustentável. Essa postura ética envolve a relação com todos os públicos de interesse, dentro e fora da organização, tais como: fornecedores, acionistas, governo, funcionários e a comunidade.
Em todo o país há oferta de cursos de Responsabilidade Social Empresarial – principalmente nas regiões sul e sudeste -, mas há ainda poucos que abordam o tema na perspectiva do Desenvolvimento Sustentável. Em Salvador, há dois cursos com esta ênfase, mas o nosso diferencial está no desenvolvimento de negócios sustentáveis. O curso oferece uma atual e consistente discussão a respeito de Desenvolvimento, Gestão Social, Sustentabilidade, RSE e RSA, ao passo que também revisita as principais ferramentas de gestão, oferecendo um suporte instrumental para gestores e empreendedores sociais e profissionais que atuam (ou desejam atuar) em projetos de RSE, seja numa grande ou pequena empresa.
O curso conta com professores altamente qualificados, seja pelo envolvimento em pesquisas na área, seja pela atuação profissional; mais de 80% da equipe formada por mestres e doutores.