Especialização em Psicopedagogia Escolar e Clínica
ModalidadeO curso de Especialização em Psicopedagogia Escolar e Clínica é oferecido de maneira presencial.
DuraçãoConsultar informação.
Certificado oficialO diploma será entregue ao aluno após a conclusão do curso.
ConsideraçõesO objetivo do curso é aperfeiçoar os profissionais com conhecimento teórico e técnico a dinâmica de aprendizagem nas dimensões sociais e cognitivas do paciente avaliado.
O profissional irá também acompanhar o planejamento de projetos psicopedagógico escolares.
Dirigido aA todos os profissionais de psicologia, pedagogia e educação.
Área de atuaçãoO profissional poderá trabalhar em clínicas particulares e em escolas.
Especialização em Psicopedagogia Escolar e Clínica
ObjectivosEspecializar profissionais para uma atuação psicopedagógica na instituição escolar, dotando-os de instrumental teórico e técnico, capaz de permitir-lhes compreender e acompanhar, na dinâmica de aprendizagem – podendo aí intervir – como se articulam as dimensões social, cognitiva e desiderativa, constitutivas de ser cognoscente. Orientar a concepção e a prática de uma modalidade de diagnóstico psicopedagógico escolar, a partir de uma forma de “escuta” dos alunos e dos demais envolvidos na práxis pedagógica. • Acompanhar a elaboração e a execução de projeto psicopedagógico escolar, concebido a partir de diagnóstico, contendo medidas preventivas e/ou corretivas, na dependência da situação representada. • Demonstrar domínio quanto aos fundamentos da psicopedagogia, expresso, concretamente, na capacidade de acompanhar o processo de produção do conhecimento escolar, em sua estreita articulação com a dinâmica escolar.
Dirigido aProfissionais, de nível superior, da área das Ciências Humanas e afins , desde que interessados ou atuantes em ocupações assemelhadas com a prática psicopedagógica, podendo comprová-lo
ConteúdoA proposta desse curso se afasta de qualquer tentativa de psicologização do processo educativo e busca na contribuição psicanalítica transpor a dimensão meramente cognitiva na construção do conhecimento e de seus desvios. Valoriza a dimensão desiderativa no propósito de enxergar a educação para além do registro de simples formadora de recursos humanos.
A concepção crítico-reflexiva que embasa, hoje, grande parte dos programas de formação de educadores, destacando a necessária relação entre o pedagógico e o social, justifica a criação do curso de Psicopedagogia , que investe na atuação psicopedagógica escolar, valorizando o ser aprendente em sua tríplice dimensão: cognitiva, desiderativa e social.