- A Clínica da Exceção
A introdução do discurso analítico como uma das estratégias de intervenção nas instituições de Saúde Mental. Os deslocamentos operados na substituição do modelo asilar- manicomial pelo modelo de atenção psicossocial. Uma clínica da exceção que abra espaço para o sujeito da palavra, que introduza o particular do sujeito no universal da instituição.
Carga horária: 15
- A Clínica das Neuroses
História e introdução. O mecanismo de constituição das neuroses e a clínica da neurose obsessiva e da histeria
Carga horária: 15
- A Concepção Lacaniana das Psicoses
A loucura como limite da liberdade se apresenta a partir de determinadas pré-condições, que devem ser consideradas nas propostas preventivas e terapêuticas em saúde mental.
Carga horária: 15
- A Constituição do Sujeito
Constituição do Sujeito na teoria psicanalítica segundo Jacques Lacan. Comentário dos três gráficos que mostram três momentos da causação do sujeito: A transformação do grito em apelo, a alienação e a separação.O Édipo como estrutura
Carga horária: 15
- A Construção do Caso Clínico em Psicanálise
A construção dos casos como apresentação clínica que permita a elaboração de conceitos e problemas psicanalíticos. O uso do caso clínico na transmissão da Psicanálise.
Carga horária: 15
- A Depressão como Estado d´Alma e a Novidade do Amor
Os estados depressivos para a Psicanálise de Orientação lacaniana. A depressão como resultado da tensão entre o Ideal do Eu e o eu ideal na primeira parte da obra de Jacques Lacan. O luto como enigma do seu sexo. O fim da concepção do luto objetal freudiano pela a sistematização do luto “desde-antes”, concebido por Jacques Lacan a partir da tragédia de Hamlet. A tristeza como falta moral em Spinoza. A depressão e a tristeza reduzidas a estados d’alma, à covardia e ao pecado na segunda metade da obra de Jacques Lacan. O gaio saber como a virtude que se opõe à tristeza d’alma. A experiência analítica e a produção do novo no amor. O novo amor como um amor mais Real, e como a redenção do pecado triste.
Carga horária: 15
- A Direção de Cura: Casos Clínicos
Entrevistas preliminares e o tratamento de ensaio em Freud. A função diagnóstica e a função transferencial. Direção de cura. A política e a estratégia do analista.
Carga horária: 15
- A Infância e o Infantil na Relação com o Outro Social
A infância e o infantil no discurso contemporâneo. As novas demandas na clínica psicanalítica com crianças. A direção de cura na psicanálise com crianças.
Carga horária: 15
- As Entrevistas Preliminares
Entrevistas preliminares e o tratamento de ensaio em Freud. A função diagnóstica e a função transferencial. O Sujeito Suposto Saber. A política e a estratégia do analista
Carga horária: 15
- As Estruturas Clínicas
Neuroses, Psicoses e Perversões como estruturas clínicas em Psicanálise. As estruturas clínicas como formas de negação da castração
Carga horária: 15
- Conceitos Fundamentais em Psicanálise
Conceitos fundamentais da psicanálise: inconsciente, repetição, pulsão e transferência e sua relação com os três registros imaginário, simbólico e real. A importância destes conceitos em sua relação com o real.
Carga horária: 15
- Da Clínica do Sentido à Clínica do Real
Ampliar o conceito de sintoma até o conceito de caráter, trabalhando a passagem da 1ª tópica freudiana para a 2ª tópica freudiana. Para se defrontar com as dificuldades da clínica do real que envolve a questão do gozo.
Carga horária: 15
- De um Tratamento Possível das Psicoses e das Perversões
Contextualizando a noção de estrutura em Psicanálise. Estruturas clínicas e sua relação com o Falo e a Castração. A Psicose: a concepção freudiana e a contribuição de Lacan. A perversão: a descoberta de Freud e a perspectiva lacaniana. A direção de cura na psicose e perversão.
Carga horária: 15
- Epistemologia
Apresentação dos critérios clássicos de cientificidade. Análise dos modelos teóricos de verdade construídos historicamente (grega, latina e hebraica) assim como suas concepções atuais. A compatibilidade entre fé e razão na produção do conhecimento. Desenvolvimento do método científico a partir do século XVII mediante as perspectivas racionalista e empirista. O método positivista e suas repercussões nas diferentes áreas do conhecimento. As tentativas de superações contemporâneas do modelo de conhecimento newtoniano-cartesiano mediante reflexões como: teoria da complexidade de E. Morin, teoria dos paradigmas de T. Kuhn, teoria da falseabilidade de K. Popper, entre outras.
Carga horária: 15
- Etica
Análise dos principais modelos éticos ocidentais, tais como: ética das virtudes aristotélica, ética da interioridade cristã, ética do dever kantiana, ética da responsabilidade de Hans Jonas e suas contribuições na formação humana, especialmente na profissional, de acordo com a missão marista (missão da PUCPR). Identificação da relação entre os modelos acima destacados com as necessidades específicas das diferentes áreas do conhecimento. Discussão sobre a crise dos valores da contemporaneidade.
Carga horária: 15
- Introdução a Clínica das Toxicomanias
As relações históricas entre a droga e o sujeito; a tese freudiana sobre a adição; a droga na cultura ontem e hoje; Lacan e o gozo individualista do sujeito contemporâneo; A direção do tratamento nas toxicomanias.
Carga horária: 15
- Metodologia Científica I
A pesquisa como fator de produção do conhecimento e a sua elaboração no modelo acadêmico.
Carga horária: 15
- Metodologia Científica II
A pesquisa como fator de produção do conhecimento e a sua elaboração no modelo acadêmico.
Carga horária: 75
- Novas Formas do Sintoma na Contemporaneidade
Circunscrever a especificidade da psicopatologia psicanalítica na pós-modernidade. O interesse atual da psicopatologia pelas depressões, toxicomanias ou síndrome do pânico reflete deslocamentos de uma ideologia neo-liberal e de uma política de globalização.
Carga horária: 15
- O Inconsciente e a Linguagem
O inconsciente se estrutura como uma linguagem. Dos hieróglifos egípcios e da decifração arqueológica ao estruturalismo e a articulação de um saber inconsciente.
Carga horária: 15
- O Nascimento da Clínica
Análise de aspectos da emergência do conceito “doença mental” a partir da ruptura com a idéia de desrazão e da rejeição teórica e prática do Hospítal Geral. A clínica do olhar e a clínica da escuta. As psicoterapias.
Carga horária: 15
- Psicanálise Aplicada Versus Psicoterapias
Psicanálise Pura, Psicanálise Aplicada e as Psicoterapias. As Psicoterapias como semblante.
Carga horária: 15
- Seminários Avançados
O curso de Especialização em Psicologia Clinica: Abordagem Psicanalítica foi excelente e a maioria dos professores se mostrou comprometido com o curso.
Aldemar Costa
Especialização em Psicologia Clínica: Abordagem Psicanalítica - Junio 2011