Especialização em Psicanálise e Linguagem

Solicitar informações

Análise do educedu

Igor Moreira

Especialização em Psicanálise e Linguagem

  • Modalidade Aulas ministradas presencialmente.
  • Duração Consultar.
  • Certificado oficial O aluno recebe um diploma de Especialista em Psicanálise e Linguagem.
  • Considerações A Especialização em Psicanálise e Linguagem da PUC SP é um curso reconhecido pelo Conselho Federal de Psicologia e busca promover uma intensa análise sobre a conceituação de doença mental, criando um novo caminho na área diagnóstica e no tratamento por meio de pesquisa e intervenção. Nas aulas será discutida a questão nosográfica usada na psiquiatria, as consequências do diagnósticos direcionados ao trato da doença mental, questionando e redimensionando os conceitos do que é normal e do que é patológico. Nas aulas serão tratados temas da teoria da neurose em Freud, de que forma contribuiu para os estudos das perversões e das psicoses e a relação da psicopatologia e psicanálise. O método usado nas aulas são de aulas expositivas, palestras, seminários e uso de recursos de áudio e vídeo.
  • Dirigido a Curso voltado a pedagogos, fonoaudiólogos, terapeutas, psicólogos, assistentes sociais e médicos.
  • Área de atuação As vagas para essa área estão em clínicas e hospitais que prestam atendimento psicológico, consultórios e clínicas de fonoaudiologia, além de escolas e instituições de ensino.

Especialização em Psicanálise e Linguagem

  • Objectivos Este curso de Especialização, reconhecido pelo Conselho Federal de Psicologia, apresenta profunda reflexão sobre o conceito de "doença mental" e estabelece uma nova proposta nos campos do diagnóstico e do tratamento, oferecendo instrumentos teórico-práticos para a pesquisa e intervenção na área da saúde mental. Discute a questão da nosografia utilizada em clínica psiquiátrica e as implicações do diagnóstico na direção do tratamento da "doença mental" diferenciando-a da clínica psicanalítica, cujos fundamentos teóricos são estabelecidos a partir do conceito de estrutura, o que permite questionar e redimensionar os conceitos de normal e patológico. Será abordado o quadro geral da teoria da neurose em Freud, sua contribuição ao estudo das perversões e das psicoses e a relação entre a psicopatologia e psicanálise, aprofundada pela proposta de Jacques Lacan. Uma nova articulação clínico-conceitual será proposta para as novas formas sintomáticas na contemporaneidade: anorexia, bulimia, alcoolismo, toxicomania, depressão, síndrome do pânico, fenômeno psicossomático, autismo, debilidade, patologias do bebê, patologias da adolescência, impulsões e compulsões e as crescentes e novas formas de violência. A supervisão clínica, optativa e restrita para psicólogos com formação, tem como função a discussão teórico-prática dos atendimentos realizados no campo profissional, tanto no âmbito privado, como no âmbito institucional. A metodologia prevê aulas expositivas, seminários, palestras, com utilização de equipamentos audiovisuais.
  • Practicas Supervisão Clínica (optativa, restrita a psicólogos)
  • Dirigido a profissionais envolvidos em tarefas na área da saúde mental: psicólogos, médicos, pedagogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais e bacharéis em Psicologia; outros profissionais das áreas social, da saúde e da educação interessados em psicanálise e linguagem, após apreciação da coordenação e do colegiado de professores. Especialização: "PSICANÁLISE E LINGUAGEM: UMA OUTRA PSICOPATOLOGIA - ESPECIALISTA EM PSICOLOGIA CLÍNICA" - apenas para psicólogos com formação, atendendo a legislação vigente que restringe a atividade clínica na área psicológica a profissionais portadores do registro no CRP.
  • Titulação Especialista em Psicanálise e Linguagem: Uma Outra Psicopatologia
  • Conteúdo

    Módulo I
    - Psicopatologia – Problemáticas Conceituais e Metodológicas – 30 horas
    - Inconsciente e Linguagem – 30 horas
    - Édipo em Freud e Lacan – 30 horas
    - Supervisão Clínica (optativa, restrita a psicólogos) – 35 horas
    (90 horas para o núcleo fundamental ou 125 horas para o núcleo clínico)

    Módulo II
    - A Constituição do Sujeito I – 30 horas
    - A Constituição do Sujeito II – 30 horas
    - Histeria – 30 horas
    Supervisão Clínica (optativa, restrita a psicólogos) – 35 horas

    (90 horas para o núcleo fundamental ou 125 horas para o núcleo clínico)


    Módulo III
    - Neurose Obsessiva – 30 horas
    - Fobia e Perversão – 30 horas
    - Psicose: esquizofrenia e paranóia – 30 horas
    - Supervisão Clínica (optativa, restrita a psicólogos) – 35 horas
    (90 horas para o núcleo fundamental ou 125 horas para o núcleo clínico)


    Módulo IV
    - Psicose: mania e melancolia – 30 horas
    - Problemáticas Teórico-Clínicas em Psicopatologia – 30 horas
    - Psicopatologia e Práxis Psicanalítica – 30 horas
    - Supervisão Clínica (optativa, restrita a psicólogos) – 35 horas
    (90 horas para o núcleo fundamental ou 125 horas para o núcleo clínico

    Módulo V
    - Orientação de Monografia

Outro curso relacionado com psicoterapia