Disciplinas:
Especialização em Planejamento e Estratégias de Eventos
Disciplinas e Ementas
- Empreendedorismo e Desenvolvimento Gerencial ( 30 horas-aula)
Ementa: Estudo dos vários conceitos e perfis empreendedores, identificação e avaliação de oportunidades, processo empreendedor, categorias de estratégias empresariais e sua aplicabilidade.
- Gestão de Eventos em Hotéis (20 horas-aula)
Ementa: O hotel como promotor e/ou sede do evento, a relação e as ações administrativas entre os vários setores do hotel na realização de um evento; estudo de sistema integrado de gestão dos serviços destinados à viabilização do evento nos espaços do hotel.
- Gestão de Pessoas, Relação Interpessoal e Liderança (30 horas-aula)
Ementa: O sistema de Gestão de Pessoas no contexto organizacional, sua interação com os demais sistemas da empresa e com o ambiente externo. Competências gerenciais para trabalhar com equipes no planejamento e organização de eventos. Os modelos de gestão aplicados a eventos e a exigência de recursos humanos competentes. O desenvolvimento do indivíduo e o desenvolvimento da organização através dos diferentes subsistemas de Gestão de Recursos Humanos. Liderança, cultura e clima organizacional.
- Organização e Produção de Eventos (30 horas-aula)
Ementa: Desenvolvimento e aplicação prática de técnicas de operacionalização do evento, a partir da utilização de instrumentos específicos. Estudo da logística utilizada na organização. Contratação e relação com prestadores de serviços. Cronograma e etapas a serem cumpridas na conjugação do pré-evento, trans-evento e pós-evento.
- Gastronomia Voltada para Eventos (30 horas-aula)
Ementa: Estudo e produção dos diferentes tipos de eventos gastronômicos – coquetel, coffebreak, almoço, jantar, brunch. Cardápios destinados a eventos, relação de quantidades e qualidade de alimentos e bebidas com o público-alvo de cada evento.
- Planejamento e Elaboração de Projetos para Eventos (30 horas-aula)
Ementa: Estudo do processo de criação e concepção do evento, a partir do desenvolvimento da idéia sobre o tipo de evento a se realizar e os objetivos a serem alcançados. Elaboração de projeto contendo as principais atividades e estrutura organizacional do evento. Ênfase ao planejamento estratégico, ressaltando a importância do evento como estratégia para organizações (empresas e entidades).
- Comunicação e Marketing em Eventos (30 horas-aula)
Ementa: Estudo do evento como elemento de comunicação dirigida, aproximativo e interativo. Programa de comunicação e promoção que abrange o evento, com estratégias que possam ser eficientes para alcançar o público-alvo. O evento como instrumento de marketing e seus efeitos nos diferentes setores da sociedade. Sistemas de marketing aplicados para eventos de pequeno, médio e grande porte.
- Processo de Captação e Promoção de Eventos (20 horas-aula)
Ementa: Estratégias e técnicas para a captação de eventos nacionais e internacionais. Clientes potenciais. Parcerias com agentes da cadeia produtiva do turismo e setores da comunidade. Elaboração de projetos de captação e desenvolvimento, avaliação técnica do destino do evento, elaboração do calendário de eventos.
- Evento e Desenvolvimento Turístico (20 horas-aula)
Ementa: Inserção dos eventos no turismo, reflexos econômicos e sociais. Prospecção de eventos de lazer e eventos de negócios, como forma de estimular o turismo. Destinos e vocação das cidades para eventos. Políticas públicas e privadas de apoio à realização de eventos.
- Segurança e Legislação Aplicada a Eventos (15 horas-aula)
Ementa: Definição e gerenciamento de sistemas de segurança para eventos de pequeno, médio e grande porte. Logística e recursos humanos voltados para segurança em eventos. Responsabilidade do poder público, estrutura de empresas de segurança. Aspectos legais de contrato, seguro, responsabilidade de promotores, licenças, autorizações, regulamentações e gerenciamentos de risco e dever de precauções.
- Eventos e Envolvimento da Comunidade (20 horas-aula)
Ementa: Estudo das várias formas de envolvimento da comunidade local com o evento. Motivação, participação e responsabilidades. Estratégias de mobilização. A atuação voluntária. A relação dos promotores e organizadores do evento com prestadores de serviços, fornecedores e integrantes da cadeia produtiva.
- Leis e Fontes de Incentivos para Eventos (15 horas-aula)
Ementa: Estudo da legislação que estabelece incentivos oficiais para eventos, através das Leis Rueanet, Lei de Incentivo à Cultura Estadual e Lei de Incentivo à Cultura Municipal. Formulação de projetos para solicitação de apoios através de incentivos fiscais. Patrocínios públicos e privados. Sistema de captação de patrocínios e apoios.
- Orçamento, Finanças e Controle (30 horas-aula)
Ementa: Elaboração de orçamentos para eventos, com controle de despesas e projeção de receitas. Viabilidade financeira e retorno do investimento com base no projeto do evento. Técnicas de negociação com fornecedores e prestadores de serviços. Contabilidade e elaboração de relatórios financeiros sobre o evento.
- Metodologia da Pesquisa (30 horas-aula)
Ementa: Metodologia científica voltada para pesquisas relacionadas a eventos. Metodologias qualitativas e quantitativas no turismo de eventos. Projeto de pesquisa. Montagem e aplicação da pesquisa junto a participantes de eventos.
- Sustentabilidade Ambiental em Eventos (20 horas-aula)
Ementa: Abordagem técnica e estratégias práticas que possam assegurar ao gestor e organizador de evento o controle do meio ambiente no espaço, na logística e na tipologia de diferentes eventos.
Gestão Organizacional (30 horas-aula)
Ementa: Estudo e análise das relações de poder e entre agentes que atuam nos eventos, considerando as articulações de parcerias entre os setores responsáveis pela viabilização e realização de eventos, como poder público, iniciativa privada, comunidade, empresas organizadoras e promotoras de eventos.
- Cenários e Potencialidades em Eventos (20 horas-aula)
Ementa: Analisar os perfis da economia regional, estadual e nacional, levando em conta que os eventos, além de serem estratégias empresariais e organizacionais, viabilizam-se em razão das vocações produtivas locais. Estudo da história e constituição dos principais eventos da região da Serra Gaúcha, como festas e feiras, discutindo a relação entre preservação de identidades culturais e inovação.