Estrutura Curricular
Introdução a Informática – 40h
Histórico. Conceitos principais. Periféricos. Sistemas operacionais. Esquema lógico. Uso de editor de texto, planilha eletrônica e software de apresentação. Localização de informações na internet. Ferramentas básicas de comunicação síncrona (Instant menssegere voz sobre IP) e assíncrona (e-mails e lista de discussão).
Fundamentos Históricos Sócio-políticos da Educação à Distância – 30h
Histórico. Regulamentação da Educação à Distância no Brasil.Fundamentos da Educação à Distância. Interpretação das diferentes concepções e práticas educacionais explicitando os pressupostos teórico-metodológicos subjacentes e suas implicações nas ações desenvolvidas no âmbito da prática pedagógica, numa perspectiva histórica, sociológica e política. Cidadania na WEB.
Fundamentos Sócio-cognitivos da Informática Aplicada à Educação – 30h
Aspectos filosóficos de informática educativa. Histórico de impacto social de novas tecnologias no ensino.
Métodos e Técnicas de Pesquisa – 30h
Métodos e técnicas da Pesquisa bibliográfica; identificação e uso das fontes de informação; estudos e aplicação das normas da ABNT. Métodos científicos. Problemas e hipóteses. Variáveis independentes. Projetos de Pesquisa. Normalização do trabalho científico. Técnicas de pesquisa bibliográfica. Referências bibliográficas. Elaboração e execução de trabalhos científicos. Comunicação científica e resenhas.
Gestão da Tecnologia da Informação – 30h
Mudança tecnológica: dimensões do conhecimento, impacto nas organizações, conhecimento tácito e explícito, força de resistência à mudança; Gestão da informação: a informação e seus atores, conflitos de interesses, de conhecimento e de informação; modelo racional, arquivos e banco de dados; política informacional da empresa. Sistema de Informação: enfoque analítico e sistêmico, sistemas abertos e fechados, entropia, emergências, planejamento da informação. Redes e Organização em Rede: rede corporativa, aprendizado corporativo, descentralização dos sistemas de gerenciamento e informação, aquisição de conhecimento.
Ambientes da Gestão de Negócios – 30h
Tipos de informação para negócios. Natureza, características, acesso e utilização de fontes de informação. As principais fontes de informação para negócios. Bases da organização e recuperação da informação. Uso da Internet como fonte de informação para negócios.
Gestão do Conhecimento – 30h
O que é Gestão de Conhecimento: As diferentes visões de Gestão de Conhecimento e suas implicações para a organização; Conhecimento como vantagem competitiva; Aprendizagem e inovação nas organizações; O fator humano; Capital intelectual; Modelo do ciclo de vida de conhecimento. Estratégias corporativas e Gestão de conhecimento: O papel estratégico do conhecimento; Transformando conhecimento em valor; Inteligência competitiva; Estratégias de sobrevivência e de crescimento; Alinhamento de estratégias de negócios e Gestão de conhecimento; Modelo de desenvolvimento de organizações e Gestão de conhecimento.
Didática na Educação à Distância – 30h
Histórico, modalidades e possibilidades. Estudo das tecnologias de informação e comunicação que viabilizam a educação à distância. Contextualização. Paradigmas. Modelos educacionais (teorias).
Didática do Ensino Superior – 30h
Conhecimento, ciência e saber: paradigmas em uso. Ensino Superior e conhecimento: o professor do ensino superior e a construção do conhecimento. Perspectivas atuais do ensino superior: ensino, pesquisa e extensão.
Comunicação e Mídias Digitais (ferramentas, estilos, estratégias e marketing) – 40h
Conceitos básicos, recursos e aplicações. Digitalização da informação. Ambientes textuais e gráficos. Tipos de produtos multimídia. Imagens. Representação digital de imagens. Dispositivos gráficos. Processamento da imagem. Desenhos. Representação de desenhos. Animação Convencional. Animação na web.
Software Educativo – 30h
Classificação de software
. Exemplos de diferentes categorias de softwares educacionais. Licenças de Software. Propriedade Intelectual e Pirataria na WEB. Software Livre na WEB. Avaliação da qualidade de software educacional bem como o uso de quadros teóricos sobre aprendizagem em software educacional.
Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem com o suporte do Moodle – 30h
Comunidades Virtuais. Ambientes para gerenciamento hipermídia na WEB e as ferramentas para a aprendizagem colaborativa. Em particular vivenciando a ferramenta moodle, através de criação de comunidades virtuais de ensino e aprendizagem.
Atividades Complementares – 20h
Atividades registradas e interdisciplinares a serem desenvolvidas pelos alunos como organização e ou participação em eventos, congressos, simpósios, mesas redondas, seminários, palestras e workshop envolvidos com a temática do curso de Especialização ao longo do curso, a fim de completarem a carga horária da disciplina.
Trabalho de Conclusão de Curso – 60h
Atividade didático-pedagógica visando estabelecer procedimentos quanto à elaboração de monografias. Métodos e técnicas de pesquisa bibliográficas. Escolha do tema. A elaboração de projetos. Conceitos. Características. Estrutura da monografia. tipos de monografias.
Uma especialização muito bem organizada e estruturada, sem falar na importância tecnológica na área de educação.
Gabriel Vilhena
Especialização em Informática Educacional - Diciembre 2011