Inclusão Escolar e Educação Especial: Deficiência Mental
Disciplinas e Ementas
- História da Inclusão Especial (30 horas-aula)
Ementa: História e os paradigmas da inclusão e educação especial. Políticas públicas, princípios, leis e concepções de educação inclusiva. Produção social da deficiência mental. Concepções sobre o atendimento especializado ao sujeito com NEE - Deficiência Mental. Discussão da inclusão na escola regular no Brasil e em outros países. O sistema de avaliação, o fracasso escolar e a inclusão.
- Condições Clínicas e Educação Especial (75 horas-aula)
Ementa: As principais condições clínicas encontradas na educação inclusiva e especial, com ênfase nos aspectos etiológicos, quadro clínico, incidência, curso, comorbidades, diagnóstico e prognóstico. Tais condições serão compreendidas através de uma abordagem psicoeducacional, discutindo possibilidades e estratégias de intervenções variadas no âmbito escolar, incluindo a criança e suas famílias.
- Distúrbios da Comunicação na Deficiência Mental (60 horas-aula)
Ementa: Estudo das questões referentes à comunicação do indivíduo com deficiência mental de forma a auxiliar o educador a identificar e trabalhar com dificuldades existentes, tanto na linguagem oral quanto na linguagem escrita. Comunicação. Aquisição normal da linguagem. Alterações de linguagem associadas aos distúrbios do desenvolvimento. Identificação do aluno com distúrbio de comunicação. Linguagem e questões de aprendizagem na deficiência mental. Estratégias de estimulação da linguagem oral e escrita.
- Atendimento Especializado (75 horas-aula)
Ementa: Abordagens educacionais no ensino da infância e da adolescência. Propostas de experiências e apropriação de diversas formas de linguagem, em diferentes ambientes de aprendizagens. Avaliação (formas de registro). O lúdico e recursos para atender às crianças com dificuldades acentuadas de aprendizagem ou em situação de risco na infância. Estimulação precoce. Relação familiar e questões sobre sexualidade. Acessibilidade e tecnologia assistivas ou TIC”s. Tecnologias de informação e comunicação para a autonomia do aluno com NEE no atendimento especializado A disciplina prevê atividades em espaço educativo.
- Inclusão Escolar (75 horas-aula)
Ementa: Diferentes estratégias de ensino para a prática da inclusão do aluno com NEE - déficit cognitivo acentuado na escola regular, desde a educação infantil até o fundamental. Reflexão sobre a didática escolar. Abordagens cognitivas sobre a aprendizagem. Avaliação. Estratégias de ensino. Diferentes formas de apoio educativo em ambientes de aprendizagem (sala de aula e sala de recursos multifuncionais). Oficinas de materiais e jogos.A disciplina prevê atividades práticas em espaços educativos.
- EJA no Contexto da Inclusão (45 horas-aula)
Ementa: Educação de jovens e adultos com deficiência mental. Educação permanente. Concepção, contexto atual e transformações. Memória/história do trabalho com adultos com deficiência mental. Oficinas pedagógicas, oficinas protegidas/abrigadas. Preparação para o trabalho, trabalho educativo, trabalho apoiado. Aspectos legais. Aspectos sociais. Direitos humanos. Organização Internacional do Trabalho. LDBEN. Reserva de mercado. Encontros entre escola e trabalho. Trabalho, emprego e mercado. Trabalho e educação: confrontos e alternativas. Aprendizagem e trabalho. Trabalho como princípio educativo. Trabalho como produção de vida e de subjetividade.
- Metodologia de Pesquisa (45 horas-aula)
Ementa: Pressupostos teóricos da investigação científica: relação entre o objeto da investigação científica e os métodos de investigação. Tipos de pesquisa: bibliográfica, documental e experimental. Natureza e métodos adequados aos objetos de investigação e à área de conhecimento. Pesquisa tradicional e participante. Planejamento da pesquisa e elaboração do projeto de pesquisa com vistas à elaboração de um artigo científico para possível publicação em revista especializada.
Sugiro pra, quem gosta de trabalhar com este tipo de aluno, realize o curso, o curso é dez.. Foi ótima a Especialização em Inclusão Escolar e Educação Especial, pois tenho uma bagagem a mais na minha vida profissional.
Márcia Cristina Prati
Especialização em Inclusão Escolar e Educação Especial - Abril 2012