Análise do educedu
Especialização em Fisioterapia Ortopédica e Traumatológica
A atuação da fisioterapia em ortopedia por muito tempo limitou-se a aplicação do ultra-som, do gelo, do TENS e da massagem, que são recursos, basicamente, analgésicos. Com o despertar do conhecimento científico, a fisioterapia passou a ver o indivíduo como um todo, onde são realizadas ações através de cadeias musculares. Surge, então, uma abordagem destinada a solucionar o problema de maneira mais adequada, onde o desafio da reabilitação encontra-se após a ocorrência de um trauma ou de uma patologia instalada.
O paciente com comprometimento músculo-esquelético desenvolve limitações e compensações posturais que interferem nas suas habilidades e funções de vida diárias. Desta forma, tornar-se imprescindível a educação continuada dos profissionais fisioterapeutas, para atenderem às crescentes exigências do mercado de trabalho, na área da reabilitação traumato – ortopédica. Uma vez que, na área da ortopedia e traumatologia, a fisioterapia possui um corpo próprio de conhecimentos, uma metodologia singular de intervenção, ficando a critério do fisioterapeuta a ordenação, intervenção, consulta e alta fisioterapêutica.
O curso capacitará os alunos a avaliarem e atuarem com competência através de conhecimentos teórico-práticos específicos e atualizados, direcionado por um corpo docente formado por profissionais atualizados e com a experiência de serem ministrantes de cursos de extensão, especialização e aperfeiçoamento em terapia manual, watsu e por estarem na vivência prática de instituições de ensino superior e serem responsáveis por chefias de serviços oferecendo estas técnicas como recurso da Fisioterapia.
A especialização é indispensável ao desenvolvimento da atividade profissional. Portanto, a implantação dessa pós-graduação torna-se relevante para a produção científica em fisioterapia, uma vez que contempla as necessidades e interesses dos acadêmicos e profissionais dos cursos de fisioterapia.